AquaRio celebra o mês das crianças com a temática “tubarão” na Sharktober

Durante o período haverá uma programação de atividades focadas em promover a sensibilização sobre a conservação dos tubarões e raias

A partir do dia 08 de outubro o AquaRio ganha uma programação especial, chamada “Sharktober”, que vai apresentar uma série de atividades de conscientização sobre a prevenção da vida marinha, com foco em tubarões. O público que estiver no parque nesse período poderá participar das intervenções que acontecem diariamente no circuito de visitação. 
 

Entre os meses de setembro a dezembro, em vários lugares do planeta, ocorrem grandes migrações de diversas espécies de tubarões, para reprodução e procura por alimento. Em razão desse deslocamento, há um aumento nos casos de capturas e mortes desses animais pelo fato de serem conhecidos como perigosos, quando na verdade apresentam pouco risco aos humanos. 

A Sharktober do AquaRio vai esclarecer dúvidas e abordar curiosidades sobre esses gigantes das águas a fim de comprovar que, na maioria dos casos, são inofensivos e que, na verdade, quem está em risco são eles, com várias espécies ameaçadas de extinção. O evento acontece no mês das crianças com a finalidade de promover a sensibilização sobre a conservação dos tubarões e raias para toda a família, em especial para quem ainda está na infância e ainda tem muito a contribuir para o meio ambiente. 

AquaRio
AquaRio

Assim que o visitante passa pela catraca, já inicia a imersão na Sharktober com uma área instagramável inspirada no tema. No circuito, há diversas salas com atividades educativas como os desafios de “caça aos selos”, “Onde mora o tubarão”, “De onde vêm os tubarões”, e “Trilhas do oceano”, que darão brindes para quem concluir os desafios com êxito. Haverá ainda um teatro de fantoches, contação de histórias e enriquecimentos ambientais temáticos para os animais dos aquários. 

No final do circuito, os visitantes poderão ainda conhecer a exposição Oceano Sem Fronteiras, que promove uma experiência imersiva no fundo do mar, com o intuito de provocar reflexões sobre a necessidade de promover a conscientização global sobre as ameaças aos oceanos. A mostra apresenta a ciência e a educação como soluções para o uso sustentável dos recursos marinhos. Essa programação estará disponível até 11 de dezembro, tem um valor extra de R$10,00 para quem adquire o ingresso do AquaRio, ou R$18,00 para quem deseja apenas conhecer a exposição. Essa ativação é realizada pela Deeplab Project, em parceria com a Metaverse Agency, e produzida pela Dellarte Soluções Culturais. 

No mês de outubro há um combo promocional que garante um desconto no pacote com ingressos para o AquaRio e para o BioParque do Rio, com o barquinho. Na compra deste combo o visitante ganha uma pelúcia exclusiva, uma pulseira Líder da Conservação e 10% de desconto nas fotos oficiais. O pacote pode ser adquirido pelo site oficial, ou nas bilheterias. 

Confira a programação completa: 

Desafio Caça aos Selos 

No início do circuito as crianças serão instigadas a procurar por três selos que representam os mascotes do AquaRio, ao concluir o desafio, os participantes receberão um brinde. 

Local: Início do circuito 

Horário: dias de semana, das 9h às 15h | fins de semana e feriados, das 9h às 16h. 

Faixa etária: 5 a 15 anos 

Desafio Onde Mora o Tubarão 

Nessa atividade as crianças descobrirão as diferenças entre as espécies de tubarões, raias e quimeras, e em quantos ambientes diferentes é possível encontrá-los. 

Local: Sala Educativa 1 

Horário: de segunda a sexta, das 9h às 16h | fins de semana e feriados, das 9h às 17h. 

Faixa etária: 5 a 15 anos 

* Atividade inclusiva para pessoas com TEA e cadeirantes 

Desafio de Onde Vêm os Tubarões 

Essa atividade ensinará sobre a reprodução dos tubarões e raias, mostrando ao público como funciona o processo de procriação das diferentes espécies desses animais. 

Local: Sala Educativa 2 

Horário: de segunda a sexta, das 9h às 16h | fins de semana e feriados, das 9h às 17h 

Faixa etária: 5 a 15 anos 

* Atividade inclusiva para pessoas com TEA e cadeirantes 

Desafio Trilha dos Oceanos 

No fim do circuito, na área de atividades educativas, antes da loja, um tabuleiro humano com um quiz de curiosidades sobre tubarões e raias, que poderão ser respondidos a partir do conhecimento adquirido ao longo do passeio.  

Local: Área de Exposição 

Horário: de segunda a sexta, das 9h às 16h | fins de semana e feriados, das 9h às 17h. 

Faixa etária: 5 a 15 anos 

* Atividade inclusiva para pessoas com TEA e cadeirantes 

Teatro de Fantoches 

Maia e Joãozinho estão de volta em mais uma nova aventura nos oceanos. Desta vez eles irão encontrar um baú mágico que o Pirata Fernão Ermitão deixou com uma magia antiga que os fará respirar debaixo d’água. Os dois aventureiros irão desbravar o ambiente marinho em busca de defender a vida dos mares. Nisso, encontrarão o Tubarão Mangona Adamastor e irão aprender novas curiosidades sobre este animal tão incrível junto dos nossos fantásticos Educadores. 

Horários: sessões iniciadas às 11h30 e às 14h30 (exibição apenas aos fins de semana e no Dia das Crianças) 

Local: Anfiteatro 

Classificação: Livre 

* Atividade inclusiva para pessoas com TEA e cadeirantes 

Contação de Histórias 

A sereia Coral e seu amigo Fernão Ermitão contam sobre um dia em que a lua brilhava no alto do céu iluminando todo o mar à volta da Ilha Mana, e observavam curiosamente como os animais eram diferentes enquanto nadavam. Algumas espécies pareciam aproveitar para descansar enquanto era noite, mas outras estavam mais empolgadas do que nunca. De repente os animais desapareceram, uma movimentação diferente acontecia no fundo do mar!  

Horários: sessões iniciadas às 10h30, 12h30 e 15h30 (exibição apenas aos fins de semana e no Dia das Crianças) 

Local: Auditório 

Classificação: Livre 

* Atividade inclusiva para pessoas com TEA e cadeirantes 
 

Serviço    

AquaRio    

Praça Muhammad Ali, Gamboa (em frente aos armazéns 7 e 8 do Porto do Rio)    

Horário de funcionamento: De segunda à sexta, das 9h às 17h (com entrada no circuito até às 16h). Aos fins de semana e feriados, das 9h às 18h (com entrada no circuito até às 17h)    

Ingressos: www.aquariomarinhodorio.com.br