Palácio Tiradentes recebe ‘Festival Arrumação - Um Rio de Arte’

O Palácio Tiradentes - A Casa da Democracia recebeu na noite desta quinta-feira (1/12) a versão carioca do “Festival Arrumação”, um programa de TV que passeia por diversos gêneros da Música Popular Brasileira (MPB)

O Palácio Tiradentes – A Casa da Democracia recebeu na noite desta quinta-feira (1/12) a versão carioca do “Festival Arrumação”, um programa de TV que passeia por diversos gêneros da Música Popular Brasileira (MPB). Seis músicos se apresentaram no espetáculo entremeado por conversas, contando também um pouco sobre suas próprias vidas e a trajetória de suas carreiras. Os protagonistas do encontro foram os cantores e compositores Hyldon e Dalto, autores de sucessos que levantaram o público, com participações de Mona Vilardo, Roberto Lara e Delsinho Brasileirinho.  

O Festival Arrumação é apresentado pelo ator, compositor e cantor mineiro Saulo Laranjeira. Uma das surpresas da noite foi a apresentação do cantor, compositor, violonista e produtor cultural Nelson Freitas, subdiretor de Cultura da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Com a ausência da cantora Elisa Queirós, ele foi convidado a subir ao palco e apresentou, de improviso, três composições de sua autoria.  

No Palácio Tiradentes, o show foi prestigiado pelos cantores e compositores Carlos Dafé e Ceiça Moreno, que já se apresentaram no espaço, dentro do projeto “Viva o Compositor Brasileiro”, encerrado em novembro. O festival vai a mais seis cidades (Belford Roxo, Mendes, Nova Iguaçu, Paulo de Frontin, São Gonçalo e São João de Meriti) com o protagonismo de mais 37 artistas. Ao fim das gravações, os programas serão exibidos em forma de série na Rede Minas e TV Alerj.  

Autor de sucessos como ‘Na rua, na chuva, na fazenda’, Hyldon já teve suas músicas gravadas por vários artistas e se orgulha disso. “Gosto de trabalhar com pessoas de várias gerações, sou curioso. Quando compõe junto é diferente, a gente vai por outros caminhos””, disse ele, que é parceiro de Arnaldo Antunes, Mano Brown, Zeca Baleiro. “Também sou padrinho de vários garotos”, diz, lembrando que teve uma grande oportunidade na carreira ao compor com Tim Maia em seu segundo disco. 

Sucesso de 1982, até hoje cantada pelo público e regravada por artistas como Nando Reis, ‘Muito Estranho’ roubou a cena na noite com seu autor original, Dalto, no palco. Mas este não foi o único hit do cantor e compositor que é médico anestesista de profissão, que compôs ‘Bentevi’, com Renato Terra, e ‘Leão Ferido’, com Biafra. “Já tinha saído da Odeon (gravadora), não queria ser cantor, minha onda é ser compositor”, disse ele durante a entrevista ao programa “Festival Arrumação”. “Sou compositor de mil ídolos”. Fã de Emílio Santiago e Carlos Dafé, que estava na plateia, Dalto contou que já teve música gravada até por Ray Conniff e revelou: “Eu queria muito que Elis gravasse, mas ela faleceu antes”, lamentou o artista. “Falta eu gravar uma música sua”, disse Dafé, da plateia.  

Natural de Nova Iguaçu, o subdiretor Nelson Freitas estudou violão na Escola de Música Villa-Lobos e começou a atuar como produtor cultural produzindo seus próprios shows e de outros artistas da Baixada Fluminense. “Para mim, é um momento inusitado, maravilhoso e feliz”, revelou, sobre a experiência de tocar e cantar no palco em que tantos artistas se apresentaram ao longo deste ano.

Sobre o Festival Arrumação

Criado há 35 anos em Minas Gerais, o festival é um programa de TV gravado ao vivo e gerado pela Rede Minas, pelo qual já passaram mais de 2 mil artistas. A edição carioca foi inspirada nas ligações históricas do Rio com o estado vizinho. O espetáculo “Festival Arrumação – Um Rio de Arte” celebra os 200 anos da Estrada Real do Comércio, que teve o trajeto original inaugurado em 1822, assim como o Bicentenário da Independência, apontando os caminhos percorridos pela produção artística e cultural, para promover o intercâmbio entre representantes de diversas gerações que preservam as raízes culturais do país