Rio de Janeiro sediará Torneio Intergaláctico de PingNuca SinuPong

A UNIRIO e o Atelier Sanitário convidam para o Tornei no dia 27 de janeiro (sexta),

A primeira parceria entre a UNIRIO e o Atelier Sanitário será celebrada com a realização doTorneio Intergaláctico de PingNuca SinuPong na próxima sexta-feira, 27 de janeiro, a partir das 18h, na sede do Atelier (Rua Pedro Ernesto, 56), na zona portuária da cidade do Rio de Janeiro. 

O jogo PingNuca SinuPong, que mistura Ping-Pong com Sinuca, foi criado pelo artista Daniel Murgel e desenvolvido em conjunto com 12 estudantes do projeto de extensão Pensatas, coordenado pela professora Nina Saroldi, da Escola de Engenharia de Produção da UNIRIO. 

turma da UNIRIO no Atelier Sanitário
turma da UNIRIO no Atelier Sanitário

O PingNuca SinuPong é uma mesa de Ping-Pong com quatro caçapas (uma em cada canto). A partida é como a de Ping-Pong, com dois jogadores, sendo que quem acertar a caçapa é o vencedor, independente de quantos pontos já fez no jogo. Os vencedores do Torneio Intergaláctico (primeiro e segundo lugares) ganharão, cada um, uma Cadeira Troféu. Os troféus foram criados pelos estudantes da UNIRIO, junto com os artistas do Atelier Sanitário, a partir de peças restauradas do acervo do Atelier.

A mesa de PingNuca SinuPong foi escolhida pela professora e pelos estudantes da UNIRIO, entre os projetos dos artistas Daniel Murgel e Leandro Barboza, do Atelier Sanitário, para ser desenvolvida pelo grupo. O projeto serviu de laboratório para os estudantes botarem em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas. “Os alunos colocaram a mão na massa e tornaram realidade a interdisciplinaridade do curso de Engenharia de Produção com ênfase em produção cultural”, comenta Nina Saroldi. 

Entre os meses de outubro de 2022 e janeiro de 2023, foram realizados vários encontros, o primeiro na UNIRIO e os seguintes no Atelier Sanitário, com o objetivo de otimizar os processos do espaço cultural para que ele funcione de maneira mais ágil e eficiente, inclusive em termos de sustentabilidade financeira. Logo no segundo encontro, os estudantes aplicaram a matriz SWOT – ferramenta gerencial utilizada para entender a realidade da empresa e servir como ponto de partida para planejar estratégias e torná-la cada vez mais competitiva. Em seguida, eles começaram a produção da mesa, cortando madeiras com a serra elétrica, fizeram a montagem e as testagens.

estudantes da UNIRIO construindo a mesa PingNuca SinuPong
estudantes da UNIRIO construindo a mesa PingNuca SinuPong

O Atelier Sanitário é um espaço de formação, trabalho e convivência, gerido coletivamente por um grupo de artistas, curadores e pesquisadores. O espaço reúne arte, restauro, marcenaria, micro cervejaria e promove exposições e residências artísticas. Segundo Daniel Murgel, “o Atelier Sanitário tem a intenção de fazer parcerias diversas, juntar pessoas, promover residências artísticas. Não é à toa que fazemos nossa própria cerveja, a Água Sanitária, para congregar ainda mais as pessoas”.

Durante o Torneio, haverá venda da cerveja Água Sanitária, cachorro quente e bolo de chocolate. As pessoas que forem ao evento também poderão também visitar a exposição coletiva “Margens Plácidas”, em cartaz no Atelier Sanitário.

Torneio Intergaláctico de PingNuca SinuPong

Dia 27 de janeiro, sexta-feira, 18h

Atelier Sanitário (Rua Pedro Ernesto, 56 – Gamboa)

Entrada franca.