Dia de Iemanjá no Arpoador reúne dez atrações gratuitas

O evento é no próprio dia 02/02, sexta-feira, das 15h às 22h e conta com o incentivo do Programa de Fomento à Cultura Carioca (FOCA), da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro

O Dia de Iemanjá no Arpoador 2023, idealizado pelo músico Marcos André, de família umbandista e praticante do Candomblé, reúne representantes de casas de Umbanda e Candomblé de linhagens centenárias, além de grupos de jongo, afoxé, samba e maracatu, a fim de celebrar Iemanjá no seu dia. Marcos, que atua há 27 anos em quilombos de jongo do Vale do Café e em projetos culturais em Madureira, mobilizou  cerca de 120 mestres, líderes religiosos, artistas e filhos de santo, integrantes de 10 grupos grandes, para o ritual na rede de comunidades tradicionais que coordena. O evento é no próprio dia 02/02, sexta-feira, das 15h às 22h e conta com o incentivo do Programa de Fomento à Cultura Carioca (FOCA), da Secretaria Municipal de Cultura.

Em 1923, há exatos 100 anos, com os peixes escassos na Praia do Rio Vermelho, em Salvador, 25 pescadores resolveram levar presentes a Iemanjá, pedindo fartura e prosperidade. O pedido foi atendido e, a partir daí, todos os anos um número crescente de barcos saem, sempre nesta data, com oferendas ao Orixá, de matriz africana, mais cultuado do Brasil. Esse ano, a celebração chega à Praia do Arpoador, no Rio de Janeiro.

Dia de Iemanjá (02/02) no Arpoador reúne dez atrações gratuitas com recursos do FOCA
Dia de Iemanjá (02/02) no Arpoador reúne dez atrações gratuitas com recursos do FOCA

A realização do evento começou em 2022 na Praia do Flamengo, marcando a abertura do Festival Multiplicidade, de Batman Zavareze. Este ano, já maior, em Ipanema, ele será liderado por Mestre Bangbala, 103 anos, o Ogan mais antigo do país em atividade e patrono da celebração.

Afinado com os novos tempos da sustentabilidade e proteção dos mares, o mestre é categórico: “Todas as oferendas do são biodegradáveis. Pedimos ao público que não leve plástico, vidro ou madeira. É uma saudação à Rainha do Mar, à sua morada e às forças da natureza. Somente flores e frutas serão oferecidas”. Ao final o público será convidado para um mutirão de limpeza das areias e pedras ao redor da celebração.

Confira a programação completa

15h: Concentração (em frente à estátua do Tom Jobim) com Tambores de Olokun, Ogan Kotoquinho, Afoxé Filhas de Ghandy e Afoxé Oré Lailai.

17h: Cortejo e Presente para Iemanjá (Pedra do Arpoador).

17h30:

  • Roda de Candomblé com Ogan Bangbala e Pai Dário de Ossain;
  • Roda de Umbanda com Tião Casemiro;
  • Jongo de Pinheiral e Companhia de Aruanda;
  • Samba de Roda, Coco e Ciranda com Companhia de Aruanda e grupo Samba Jongo.

19h30:

  • Boas vindas com Ogan Bangbala, Tia Ira Rezadeira da Serrinha, Mestra Fatinha do Jongo de Pinheiral, Pai Dario de Ossain, Ogan Kotoquinho e Marcos André;
  • Roda de Afoxés e Umbandas.

20h: Roda de samba com Nina Rosa, Hamilton Fofão, Marcelinho Moreira, Carlinhos 7 cordas, PH Mocidade, Nene Brown, Raymundo Jonathan e convidados.

22h: Encerramento.

Das 15h às 22h: Feira Crespa