Palco Carioca: Cia. Híbrida apresenta Dança Frágil no Espaço Tápias dias 4 e 5 de março

Em março, a ocupação do Festival Dança em Trânsito, no Espaço Tápias, na Barra da Tijuca, começa com o espetáculo “Dança Frágil”, da Cia. Híbrida, de Renato Cruz (4 e 5/3)

Desde fevereiro de 2023, o PALCO CARIOCA, primeiro circuito do Festival Dança em Trânsito, vem contando com apresentações de importantes companhias e grupos cariocas de dança, sempre aos sábados e domingos, na Sala de Espetáculos Maria Thereza Tápias, situada no Espaço Tápias, na Barra da Tijuca. O projeto segue até abril, sempre com diferentes atrações.

Para iniciar o mês de março, a Cia. Híbrida irá mostrar “ Dança Frágil”, trabalho que recebeu o Prêmio Funarj de Dança, concedido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e Funarj. São apenas duas únicas apresentações, no Espaço Tápias, dias 4 e 5 de março, às 20h. A concepção e direção geral é de Renato Cruz.

(foto: Elisa Lopes)
(foto: Elisa Lopes)

Sobre “Dança Frágil” – Sinopse

O papa era pop. O papa morreu, a rainha também. E o rock? Dancinha é pop, coreô é top. Só dá trend no tik tok.. A dança, manifestação humana efêmera por sua natureza, se atualiza no passar das eras. A noção de dança social se redimensiona no tempo das redes virtuais. Novos modos de produzir trazem consigo velhas e novas questões. Quanto tempo dura uma dança? Qual a validade de um passo? Como se transmite? O que viraliza? E o quê que muda no corpo de quem dança? Muda para que corpo? Quais corpos são permitidos de se dançar, quais corpos perduram nas amarras das violências de tantos tipos?

Dança Frágil, a mais nova obra da Companhia Híbrida, propõe pensar sobre temas como moda e “descartabilidade”.. Questiona os caminhos de criação e transmissão de dança no mundo como ele é hoje: veloz e hiperconectado.

https://youtu.be/RTOrxnvM5jg

Ficha Técnica Dança Frágil:

Concepção e direção geral: Renato Cruz 

Coreografia: Aline Teixeira, Renato Cruz 

Direção de produção: Steffi Vigio 

Intérpretes criadores: Jefte Francisco, Luciana Monnerat, Mariah de Castro (Margot), Fábio de Andrade e Yuri Braga.

Design Gráfico: Isabela Schubert 

Assessoria de Iluminação: Gil Santos

Apoio: GEFEP

Sobre a Cia. Híbrida

Criada em 2007 e dirigida por Renato Cruz, a Híbrida é hoje uma das mais atuantes companhias de dança do Brasil. Recebeu diversos prêmios, como Funarte de Dança Klauss Vianna, Fundo de Apoio à Dança, Fomento à Cultura Carioca, O Boticário na Dança, entre outros. A Cia. já dançou em inúmeros festivais, mostras e temporadas por todo o Brasil e apresentou suas obras em vários países. Em 2017 e 2018, a Híbrida foi Cia. residente em Le CentQuatre, Centro Cultural situado em Paris. Em 2018, a Híbrida estreou Ininterrupto, através do Prêmio Iberescena, e recebeu o prêmio Cesgranrio de Melhor Espetáculo em 2019. Ainda em 2019, realizou importante residência de criação em Parc de La Villette (Paris) para criação de seu novo trabalho: Contenção, considerado um dos melhores do ano pelo Jornal O Globo. Por seis anos consecutivos, a Cia. Híbrida teve suas obras figurando entre os Melhores da Dança do Jornal O Globo (2014 – Olho Nu, 2015 – Non Stop, 2016 – Espaço Tempo Movimento, 2017 – Toque, 2018 – Ininterrupto, 2019 – Contenção).

Sobre o diretor – Renato Cruz:

Graduado em Dança, com especialização em Artes Cênicas, Renato Cruz é mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO e Doutorando pela mesma instituição. É diretor artístico da Companhia Híbrida que dançou em mostras e festivais por todo o Brasil, além de temporadas em diversos países. Com a Cia., o coreógrafo recebeu diversos prêmios e esteve entre os 10 melhores espetáculos de Dança pelo jornal O Globo nos anos de 2014 à 2019. Artista residente de Le Cent Quatre em 2017 e 2018; e também artista residente de Parc de La Villette, ambos Centros coreográficos situados na França. É diretor artístico da ARENA HÍBRIDA, Festival de Hip Hop, com 13 edições realizadas, e fundador e diretor do projeto social “Arte é o Melhor Remédio”.

Dança em Trânsito

Em 2023, o Dança em Trânsito circulará, durante o ano inteiro, por aproximadamente 33 cidades brasileiras e uma cidade estrangeira. Vai selecionar artistas e companhias brasileiras de norte a sul do Brasil para compor a programação das cidades, e receber artistas e companhias internacionais.

Há 20 anos, o projeto Dança em Trânsito reúne apresentações artísticas, formação, capacitação, reflexão e intercâmbio entre grupos de dança de diversas cidades do Brasil e do mundo. O festival, realizado em circuitos, possibilita trocas de experiências entre artistas nacionais e internacionais convidados, e incentiva o desenvolvimento das linguagens da dança.

Em Tempo: O projeto de aulas de manutenção para profissionais de dança, que acontecem todas as sextas-feiras no Espaço Tápias, das 13h às 14h30, de forma gratuita para participação de profissionais de dança e artes cênicas, também conta com artistas cariocas em parceria com o Dança em Trânsito.

(foto: Acervo Estúdio Tápias)
(foto: Acervo Estúdio Tápias)

Sobre o Espaço Tápias

O novo Espaço Tápias inaugurado em 30/4/2022 na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, nasce com o propósito de transformar vidas, dar oportunidades e realizar sonhos. O Espaço Tápias disponibiliza salas para aulas e uma sala para espetáculos e outros encontros envolvendo arte – a Sala Maria Thereza Tápias. É uma organização que visa favorecer, divulgar e oportunizar a dança, com foco na dança contemporânea e em seus segmentos.

A disposição para incentivar a criação, para promover performances, estimular talentos, e fomentar pesquisas são posturas e projetos valiosos para quem se dedica à dança, e permeiam todas as nossas ações. Com a nova sede, contribui para o desenvolvimento e a expansão da dança, com ênfase na dança contemporânea, no Brasil e no mundo.

A nova sede inaugurou nova etapa da jornada do Espaço Tápias, abarcando o que já é realizado até agora, e lançando-o em novas empreitadas, para que, juntos, nós e todos os amantes de dança e outras artes, possamos trilhar novos caminhos e oferecer mais espaço à arte.

Programação Palco Carioca – primeiro circuito do projeto Dança em Trânsito

MARÇO:

4 e 5/3 – Cia Híbrida – Renato Cruz com “Dança Frágil”

11 e 12/3 – Renata Costa e Samuel Frare com “Balão de oxigênio para mergulhos amorosos”

18 e 19/3 – Paula Águas, Toni Rodrigues e Betina Guelmann

“Seis Propostas para o Silêncio”

25 e 26/3 – Bruno Cezario com “TRIZ”

ABRIL:

1 e 2/4 – Marcia Milhazes Companhia de Dança com “PAZ e AMOR”

8 e 9/4 – Cia Étnica de Dança – Carmen Luz com “SANKOFA”

15 e 16/4 – Laso Cia de Dança – Carlos Laerte

22 e 23/4 – Esther Weitzman Companhia de Dança com “ O que imagino sobre a morte”

29 e 30/4 – Regina Miranda e Atores Bailarinos com “NAITSU- NOITES COM MURAKAMI”

SERVIÇO:

Palco Carioca

Temporada: 11 de fevereiro a 30 de abril.

4 e 5/3 – Cia Híbrida – Renato Cruz com “Dança Frágil”

Local: Espaço Tápias – Sala de espetáculos Maria Thereza Tápias

Dias: sábados e domingos – às 20h (espetáculos adultos) e 16h (espetáculos infantis)

80 lugares

Ingressos: Inteira $30,00 / Meia $15,00 – *pela plataforma SYMPLA

Endereço: Av. Armando Lombardi, 175 – 2º andar – Barra da Tijuca