Passeio em Realengo traz história do subúrbio carioca

11° edição do Rolé Carioca acontece 28 de maio - grátis

Realengo é o tema escolhido do roteiro da 11° edição do Rolé Carioca. Na atividade, os participantes entram na história da localidade, que é símbolo de cultura popular e suburbana da cidade do Rio de Janeiro. O projeto visa vislumbrar a região e afastar o estereótipo de criminalidade, que é ligado pela mídia às regiões distantes dos centros urbanos. Com ponto de encontro na estação do trem local (28/05 às 10 horas), a atividade é gratuita e livre de inscrições.

Rolé Carioca na Central do Brasil
Rolé Carioca na Central do Brasil

Programação e roteiro detalhado: 

  • Estação Realengo;
  • Campo de Marte;
  • Escola Militar do Realengo;
  • Coreto no Campo de Marte;
  • Fábrica de Cartuchos de Realengo (atual Colégio Dom Pedro II);
  • Fachada de comércio local;
  • Capela Nossa Senhora da Conceição;
  • Cine Theatro Realengo; e 
  • Viaduto do Realengo.

Serviço 

Rolé visita Realengo

Gratuito, livre de inscrições 

Data: 28/05

Horário: 10 HORAS 

Ponto de encontro: Estação Realengo

Ponto de encontro extra: Central do Brasil 8h20 (grupo pegará o trem das 8h50)

Endereço: Praça Campo de Marte, s/n Realengo – Rio de Janeiro – RJ CEP 21.710-270

A edição de 2023 conta com o patrocínio da Petrobras e White Martins, e realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal União e Reconstrução; patrocínio por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro e copatrocínio da Estácio, do Instituto Yduqs, e da First RH Group. 

Sobre Rolé Carioca

O Rolé é um projeto cultural que pesquisa, cataloga e difunde conteúdo sobre o patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro. Com mais de 50 mil seguidores nas redes sociais, o Rolé tem a missão de formar um acervo multiplataforma sobre a história, cultura e memória da cidade, com ações que o apresentam em diferentes formatos, tais como passeios guiados por mais de 650 roteiros, banco de dados com mais de 500 pontos mapeados, canal de vídeos, site, jogo, aplicativo etc.

Criado em 2012 a partir de passeios presenciais por diferentes roteiros, contando histórias sobre o Rio e seus personagens, o Rolé adaptou sua programação ao momento de pandemia, para continuar a ouvir histórias de moradores e trazer reflexões sobre o espaço urbano, por meio de ações como o museu virtual Mapa de Memórias, o webseminário Papo de Rolé e a mostra de filmes CineCidades.

O projeto considera as dimensões sociais, culturais e naturais do Rio para construir plataformas práticas de difusão da memória da cidade: uma memória social, histórica e afetiva. Por sua metodologia e resultados, o Rolé Carioca foi um dos vencedores de 2019 do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido pelo IPHAN a iniciativas de preservação e difusão do patrimônio histórico e cultural.

O canal de vídeos do Rolé está no ar e em constante crescimento, já tendo mais de 50 vídeos disponíveis sobre a história do Rio de Janeiro e ao longo do ano novos conteúdos serão lançados. O conteúdo é de utilidade para professores, alunos, moradores e turistas que querem descobrir mais sobre a cidade: (www.youtube.com/@RoleCarioca

https://www.rolecarioca.com.br/ | https://www.instagram.com/rolecarioca/

Sobre o estúdio M’Baraká (UM-BA-RA-KÁ) 

Criado há 17 anos por Isabel Seixas e Diogo Rezende, o estúdio M’Baraká desenvolve projetos múltiplos com profissionais de diversos segmentos e se destaca por sua metodologia, que envolve criação, pesquisa, planejamento estratégico e direção de arte. Desde 2013, a economista Larissa Victorio faz parte da sociedade. Os projetos do grupo são únicos, focados na criação de experiências relevantes, que geram conhecimento e valor para seus públicos