O mês de novembro chega ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB RJ) com muitas novidades. Dois espetáculos ocuparão a arena do Teatro III – Mahatma Andy e a Batata Filosofal e Gente de Bem – com formas de humor bem diferentes, mas potentes em crítica social. Voltando ao CCBB RJ, em curta temporada, o espetáculo A Aforista comemora uma coleção de indicações a prêmios da categoria. O cinema reproduz clássicos e contemporâneos no Festival de Cinema Italiano. No segundo andar, a exposição Década dos Oceanos – 1ª Mostra Nacional de Criptoarte propõe um espaço de debate sobre as novas fronteiras da arte contemporânea. Dentro do CCBB e na Praça da Pira, o Festival Gastronomia Preta desembarca com comida, samba, reflexão e pretagonismo.
Canal do DC – Diário Carioca no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, horóscopo, entretenimento e mais
Já no primeiro final de semana prolongado, os espetáculos teatrais Azira’i e Vestido de Noiva chegam a suas últimas apresentações e o público pode conferir a estreia do mocumentário Mahatma Andy e a Batata Filosofal. A Mostra Alemã de Cinema – Elas dirigem! também chega ao fim, com sessões gratuitas no cinema I. O Futuro Presente realiza mais uma série de oficinas no sábado, dia 04, dessa vez com o tema “Robótica maker e criação de games em Minecraft”, para público a partir de 6 anos, no Espaço Conceito Banco do Brasil. E o CCBB Educativo – Lugares de Cultura oferece diversas atividades para toda a família, com destaque para as ações instaladas no térreo, como Ouvidos da Memória, inspirada na exposição Evandro Teixeira, Chile 1973, e Escavação Enigmática e Memórias do Futuro, inspiradas em Tesouros Ancestrais do Peru.
FUNCIONAMENTO NOS FERIADOS
O CCBB abre no horário normal – das 9h às 20h – nos dias 02, 15 e 20 de novembro de 2023.
EXPOSIÇÕES
Entrada gratuita.
TESOUROS ANCESTRAIS DO PERU
De 11 de outubro de 2023 a 29 de janeiro de 2024
A exposição promove uma jornada através de objetos simbólicos, ritualísticos e de uso cotidiano que nos conduzem à rica história dos povos que habitaram o território do atual Peru, antes da chegada dos europeus. As peças de ouro, prata, cobre, cerâmica e têxteis que compõem a exposição abrangem um período histórico que vai desde 900 a.C. até 1600 d.C. Essas peças pertencem a civilizações que se estendiam ao longo da Cordilheira dos Andes e também de civilizações da costa oeste do continente, de Norte a Sul, até a cristalização das fronteiras do Império Inca, a mais vasta civilização da América até a época da conquista europeia.
Curadoria: Patricia Arana e Rodolfo de Athayde. Acervo: Museu Ouro do Peru e Armas do Mundo.
Classificação indicativa: livre
EVANDRO TEIXEIRA, CHILE 1973
Até 13 de novembro
Evandro Teixeira (1935) é um dos nomes mais importantes do fotojornalismo brasileiro, tendo atuado na imprensa por quase seis décadas. Com suas lentes, registrou os bastidores do poder no país e temas associados ao esporte, à moda e à cultura.
Participou de uma importante cobertura internacional: a do golpe militar no Chile em 1973. O material produzido durante esse capítulo traumático da história chilena é o destaque da presente exposição, que reúne cerca de 160 fotografiasem preto e branco, livros, fac-símiles e outros objetos, como máquinas fotográficas e crachás de imprensa. Além dos registros feitos no Chile, que incluem a cobertura do enterro do poeta Pablo Neruda, a exposição traz imagens produzidas durante a ditadura civil-militar brasileira instaurada em 1964, em um diálogo entre os contextos históricos dos dois países.
A mostra, realizada pelo Instituto Moreira Salles, já foi apresentada no IMS Paulista e chega ao CCBB Rio de Janeiro.
Curadoria: Sergio Burgi
Classificação indicativa: 12 anos
DÉCADA DOS OCEANOS – 1ª MOSTRA NACIONAL DE CRIPTOARTE
De 30 de novembro de 2023 a 26 de fevereiro de 2024
A exposição propõe um espaço para o debate sobre as novas fronteiras da arte contemporânea e apresentação da primeira geração brasileira de artistas digitais que usam a plataforma blockchain para validação da sua produção. De acordo com a curadoria, a mostra deverá contar com cerca de 25 nomes, dentre eles Gisele Beiguelman, Alexandre Rangel, Adriano Franchini, Carlos Vamoss, Rejane Cantoni, Anaisa Franco, Monica Rizzolli, Takumã Kuikuro e Leandro Lima, entre outros.
Curadoria: Marcio Harum e Byron Mendes
Classificação indicativa: livre
UM CERTO BRASIL – NA VISÃO DE CINCO FOTOJORNALISTAS
Até 20 de novembro
Museu Banco do Brasil – 4º andar – Quarta a segunda
A exposição resgata fotografias que buscam entender uma população brasileira muitas vezes invisibilizada e esquecida. Os cinco fotógrafos apresentados – André Dusek, Antonio Augusto Fontes, Ed Viggiani, João Roberto Ripper, Milton Guran – compartilham grande talento, com olhar sensível e generoso. As 13 imagens fazem parte do acervo itinerante do Banco do Brasil.
ARTES CÊNICAS
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia-entrada) à venda na bilheteria ou pelo site bb.com.br/cultura
Clientes Banco do Brasil têm direito a 50% de desconto no pagamento com cartão Ourocard.
VESTIDO DE NOIVA
Teatro II
Até 05 de novembro de 2023 – quarta a sábado às 19h e domingos às 18h
A peça conta a triste história de Alaíde que, após ser atropelada por um carro em alta velocidade, entra em estado de choque. Oscilando entre a vida e a morte, mesclando realidade, memória e alucinação, Alaíde busca reconstruir sua própria história com a ajuda da enigmática Madame Clessi. Mantendo a dramaturgia original da peça escrita na década de 40 por Nelson Rodrigues, a montagem do Grupo Oficcina Multimédia incorpora soluções cênicas que colocam em diálogo simultâneo o teatro, o vídeo e o movimento coreográfico de cenário e objetos.
Duração: 90 minutos
Texto: Nelson Rodrigues (1943); Direção, concepção cenográfica e figurino: Ione de Medeiros.
Classificação indicativa: 14 anos
DIÁLOGOS COM A PROGRAMAÇÃO
04 de novembro – sábado
Bate-papo após a apresentação com Angela Leite Lopes: Vestido de noiva hoje e… sempre.
Na conversa, vamos relembrar a importância da peça de Nelson Rodrigues para a história do teatro brasileiro, entender os motivos pelos quais foi considerada um marco e abrir o debate sobre a atualidade dessa obra e desse autor.
AZIRA’I
Teatro I
Até 05 de novembro de 2023 – Quinta a sábado às 19h e domingos às 18h
“Azira’i” é um espetáculo sobre a relação entre uma filha e sua mãe. Com a dramaturgia construída a partir das memórias da atriz Zahy Tentehar, este solo autobiográfico resgata a sua vivência com a mãe, Azira’i Guajajara, a primeira mulher pajé da reserva indígena de Cana Brava, no Maranhão, onde ambas nasceram. Zahy alterna cenas em português e também em Z’eng eté, sua língua de origem, trazendo também para o centro da cena o debate sobre os processos de aculturamento aos quais foi submetida.
Dramaturgia: Zahy Tentehar e Eduardo Rios; Direção: Denise Stutz e Eduardo Rios; Direção de arte: Batman Zavarese.
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
MAHATMA ANDY E A BATATA FILOSOFAL
Teatro III
01 a 30 de novembro – quartas e quintas às 19h
Mocumentário. A ONU, através do Departamento dos Grandes Erros Históricos, numa tentativa de corrigir ou minimizar alguns equívocos do passado, concede ao comediante brasileiro um título de honra e a alcunha de Mahatma (Grande Alma). Mas com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. Para se tornar digno e merecedor de tamanha nobreza, o ator e neurocientista Andy Gercker precisa desvendar o erro histórico que o impede de encontrar a sua tranquilidade interior e conquistar Sans Souci, que significa Sem Preocupação.
Texto, direção e atuação: Andy Gercker. Participação em off: Leandro Hassum, Wagner Trindade e Zênite.
Duração: 70 minutos
Classificação: 14 anos
A AFORISTA
Teatro II
8 de novembro a 3 de dezembro – quarta a sábado às 19h; domingos às 18h
Escrita pelo dramaturgo Marcos Damaceno, A Aforista é o segundo espetáculo da trilogia inspirada pela obra do escritor de peças Thomas Bernhard, com produção da Cia.Stavis-Damaceno. Como destaque, A Aforista traz a atriz Rosana Stavis acompanhada de dois pianistas ao vivo, em um texto tragicômico repleto de confusões e perturbações próprias da mente do ser humano contemporâneo e que se desenvolve enquanto a personagem principal caminha rumo ao enterro de um antigo amigo da escola de música que frequentava na juventude.
Texto e direção: Marcos Damaceno; composição e direção musical: Gilson Fukushima; elenco: Rosana Stavis; pianistas: Sergio Justen e Rodrigo Henrique
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 70 minutos
GENTE DE BEM
Teatro III
17 de novembro a 18 de dezembro – sextas, sábados e segundas às 19h; domingos às 18h
A peça se constrói na intersecção entre as linguagens do Teatro e da Literatura. Criada a partir da seleção de seis contos curtos de João Ximenez Braga, que tratam criticamente de personagens e situações típicas da classe média brasileira. São relatos registrados com uma nitidez que torna possível a qualquer um de nós identificar em cada conto-crônica-fotografia a desumanidade na qual nos metemos enquanto sociedade.
Texto: João Ximenes Braga, direção: Adriana Maia, direção musical: André Poyart. elenco: Adriana Maia, Alexandre Damascena, Ana Achcar, Anna Wiltgen, Camí Boer, Dadá Maia, Gilberto Goés, José Ângelo Bessa, Mariana Consoli, Miguel Ferrari, Pamela Alves, Stefania Corteletti e Xando Graça
Duração: 80 minutos
Classificação: 14 anos
MÚSICA
Entrada gratuita
Retire seu ingresso na bilheteria ou pelo site: bb.com.br/cultura
CONCERTOS DE CÂMARA – PETROBRAS SINFÔNICA
Sala 26 (4º andar)
De 09 a 11 de novembro de 2023 – quinta a sábado, às 19h
A Orquestra Petrobras Sinfônica traz ao CCBB uma série de câmara inédita, com repertórios propostos e interpretados pelos músicos da orquestra em várias formações. Os grupos apresentam o melhor da música de câmara, viajando por vários formatos, estilos e influências.
09 de novembro – Trio de Cordas – Marcelo Salles, violoncelo; Carlos Mendes, violino; Dhyan Toffolo, viola
10 de novembro – Hugo Pilger, violoncelo; Itamar Assiere, piano; Tony Botelho, contrabaixo; Paulo Braga, bateria
11 de novembro – Walter Ribeiro, voz, violão e arranjos; Sammy Fuks, flauta; Camila Bastos, violino; Nora Fortunato, violoncelo; Daniel Prazeres, viola; Ricardo Cândido, contrabaixo
Classificação etária: livre
MÚSICA NO MUSEU
Sala 26 (4º andar) – 12h30 – Quartas-feiras
O projeto tem por objetivo a formação de plateias e estimular a música de concerto, sendo realizado em diversos museus e centros culturais da cidade. Todas as quartas-feiras no CCBB.
Consulte a programação em www.musicanomuseu.com.br
Curadoria: Sérgio da Costa e Silva
Classificação etária: livre
CINEMA
MOSTRA ALEMÃ DE CINEMA – ELAS DIRIGEM!
Cinema I
De 25 de outubro a 06 de novembro de 2023
Entrada gratuita.
A mostra “Elas Dirigem” apresenta ao público brasileiro um recorte da diversidade cultural alemã, expressa em 13 obras produzidas por cineastas germânicas, a fim de dar visibilidade ao cinema feminino produzido nos últimos anos no país. Serão exibidos filmes que revelam um panorama contemporâneo da produção do país, com muitas obras sequer lançadas no Brasil, fortalecendo o protagonismo de diretoras mulheres e proporcionando ao público o acesso a um recorte dessa filmografia ainda pouco disseminada entre os espectadores brasileiros.
Confira a classificação indicativa dos filmes e a programação completa em: https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/programacao
FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO
Cinema I
De 08 de novembro a 09 de dezembro
Entrada gratuita.
Realizado desde 2005, o Festival de Cinema Italiano no Brasil é uma iniciativa promovida pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM, em colaboração com a Embaixada da Itália no Brasil, com o objetivo de promover o cinema do país.
Em 2023, o Festival retorna ao CCBB para exibir algumas das mais importantes obras do cinema italiano contemporâneo, sem deixar de lado os grandes clássicos, já tradicionais na mostra.
A retrospectiva contará com obras de Lina Wertmüller, primeira mulher a ser indicada ao Oscar de direção, Giuseppe Bertolucci, Steno e Luciano Salce. Já entre os filmes inéditos, podemos destacar a presença de Grazie ragazzi, de Riccardo Milani, L’ultima notte di Amore, de Andrea Di Stefano, La terra delle donne, de Marisa Vallone, e C’è ancora domani, de Paola Cortellesi, todos pré-selecionados pela Itália para a disputa do Oscar de filme internacional.
IDEIAS
CLUBE DE LEITURA CCBB 2023 – com Milton Hatoum
Biblioteca – 5º andar
08 de novembro – Quarta-feira – 17h30
O CCBB recebe em novembro o premiado escritor Milton Hatoum. Nascido em Manaus, Hatoum se formou em arquitetura pela USP e foi professor na Universidade do Amazonas, na Sorbonne (Paris 3) e na Universidade da Califórnia (Berkeley).
Estreou na ficção com Relato de um certo Oriente (1989), que lhe rendeu o Prêmio Jabuti na categoria de melhor romance. Seu segundo livro, Dois irmãos (2000), foi adaptado para televisão, teatro e quadrinhos. Com Cinzas do Norte (2005), recebeu os prêmios Jabuti (melhor romance), Livro do Ano, Bravo!, APCA e Portugal Telecom. O conjunto de sua obra de ficção, publicada em 17 países, recebeu em 2018 o prêmio Roger Caillois (Maison de l’Amérique Latine/Pen Club-França).
O livro escolhido pelo público no Instagram foi Dois irmãos. O romance explora a história de dois irmãos gêmeos – Yaqub e Omar – e suas relações com a mãe, o pai, a irmã e, de outro lado, com a empregada da família e seu filho.
O evento acontece na Biblioteca Banco do Brasil, criada em 1931, especializada nas áreas de artes, literatura e ciências sociais, com um acervo de cerca de 200 mil exemplares e aproximadamente 1.400 m².
Curadoria e mediação: Suzana Vargas
Classificação indicativa: 14 anos
ESPAÇO CONCEITO – FUTURO PRESENTE 2023
Entrada gratuita.
Térreo – Quarta a domingo
O Espaço Conceito Banco do Brasil apresenta um modelo único de agência, que alia atendimento bancário a ambientes de interação, informação e programação cultural. Um espaço de convivência com arena, coworking, vitrine empresa, laboratório maker, salas de reunião para clientes e terminais de autoatendimento bancário para clientes Banco do Brasil, e ainda conta com o tradicionalíssimo Café Confeitaria Colombo.
Programação Futuro Presente:
O projeto Futuro Presente está de volta ao ocupa o Espaço Conceito Banco do Brasil com mais um ciclo de palestras/bate-papos, oficinas maker e pocket shows que apontam para o futuro e abordam empreendedorismo, conquistas, inovação e tecnologia. O 2º ciclo do projeto segue até novembro com se encerra em novembro trazendo convidados que estão se destacando em suas áreas de atuação e que vão tratar de temas inspiradores e atuais.
04/11 – 11h, 12h30, 15h, 16h30
OFICINA Robótica maker e criação de games em Minecraft (a partir de 6 anos)
Facilitadores: Alexander de Oliveira Parreira, Bernardo Wall e Natália Henriques de Pinho
08/11 – 18h
PALESTRA “Juventudes contra a crise climática” Amanda Costa+ Sustentabilidade BB
Mediação: Samuel Souza
11/11 – 11h e 15h
OFICINA Realidade aumentada: do papel à tela (a partir de 8 anos)
Facilitador: Ottis
11/11 –12h30 e 16h30
OFICINA Inteligência Artificial: dê vida a seu personagem (a partir de 8 anos)
Facilitador: Velez
17/11 – 18h
POCKET SHOW Getúlio Abelha
18/11 – 11h, 12h30, 15h, 16h30
OFICINA Robótica maker e criação de games em Scratch (a partir de 6 anos)
Facilitadores: Alexander de Oliveira Parreira, Bernardo Wall e Natália Henriques de Pinho
22/11 – 18h
PALESTRA “Tirando Onda”, com Tatiana Weston Webb (Atleta BB)
Mediação: Samuel Souza
25/11 – 11h, 12h30, 15h, 16h30
OFICINA Modelagem e impressão 3-D (a partir de 4 anos)
Facilitadores: João Azevedo e Pedro Azevedo
Atendimento bancário – dias úteis, 9h às 17h
Confira a programação completa em bb.com.br/espacoconceito
FESTIVAL GASTRONOMIA PRETA
Entrada gratuita
Praça da Pira, Sala Multiuso e Auditório do 3º andar
25 e 26/11 – sábado e domingo
O Festival Gastronomia Preta celebra na Praça da Pira e no CCBB a boa comida, samba, diversão e o principal: o pretagonismo!
O evento contará com Cozinha Show Benê Ricardo, Ciclo de Debates Mussum, shows de samba na Praça da Pira, entrega do Prêmio Gastronomia Preta e uma praça de alimentação com a diversidade dos profissionais pretos e pardos da gastronomia brasileira. O encerramento do Festival é com a bateria do GRES Beija-Flor de Nilópolis
Classificação indicativa: de acordo com a atividade
EXPOSIÇÕES PERMANENTES
Entrada gratuita
O BANCO DO BRASIL E SUA HISTÓRIA
Museu Banco do Brasil – 4º andar – Quarta a segunda
Narrando os 214 anos de existência do BB, a exposição de longa duração apresenta, por meio das coleções museológicas e arquivísticas do Museu Banco do Brasil, Arquivo Histórico e Memória CCBB, a contribuição da instituição financeira para o desenvolvimento da sociedade e do país. São sete salas que mostram a linha do tempo de 1808 com a Iconografia de D. João VI, fundador da instituição, passando por curiosidades sobre o funcionalismo e os antigos objetos bancários, finalizando com a atual participação do BB nas áreas social, esportiva e cultural do Brasil. Contemplamos a exibição de mobiliários e ambientação das salas do secretário, do presidente e da biblioteca utilizadas pela Direção-Geral do Banco do Brasil até a transferência da capital do Rio para Brasília, em 1960.
Curadoria: M’Baraká e CCBB Rio.
Classificação indicativa: livre
Conheça mais a coleção do Museu Banco do Brasil e realize sua visita virtual a algumas exposições exibidas no CCBB na nossa parceria com o projeto Google Arts and Culture em https://artsandculture.google.com/partner/ccbb-rio
DO SAL AO DIGITAL: O DINHEIRO NA COLEÇÃO BANCO DO BRASIL
Museu Banco do Brasil – 4º andar – Quarta a Segunda
Do sal ao digital: o dinheiro na coleção Banco do Brasil exibe o acervo de numismática do Banco do Brasil e contextualiza histórica, artística e economicamente a trajetória dos meios de pagamento e trocas comerciais desde seus primórdios até os dispositivos digitais.
Composta por três núcleos, a mostra reúne mais de 800 moedas e cédulas, mapas, iconografia histórica e obras de arte contemporânea em um ambiente dedicado a aproximar o visitante das complexas relações sociais, políticas e econômicas que envolvem a mediação das trocas entre pessoas, povos e territórios ao longo do tempo.
A montagem e a apresentação desta exposição materializam o compromisso do Banco do Brasil em incentivar a popularização da educação financeira e em contribuir para a preservação e a evocação do patrimônio histórico e cultural do país e do mundo.
Saiba mais sobre moedas e cédulas também consultando a classe de Numismática na biblioteca do CCBB Rio de Janeiro.
Curadoria: M’Baraká
Classificação Indicativa: livre
PROGRAMA EDUCATIVO
1° andar – Quarta a segunda
O CCBB Educativo é um programa de mediação cultural que desenvolve ações para aproximar os públicos da programação em cartaz e do patrimônio cultural do Centro Cultural Banco do Brasil. Visitas mediadas, Ateliê Aberto e Encontro com Professores são parte da programação do CCBB Educativo. As ações englobam a participação diversificada, sendo um convite para as comunidades escolares, ONGs, famílias, grupos de terceira idade, pessoas com deficiência, profissionais de arte e cultura e outros, para experimentar, criar e conviver no CCBB.
Visita Agendada
Que tal agendar uma visita mediada exclusiva para o seu grupo na exposição “Tesouros Ancestrais do Peru”? Como parte da programação, o CCBB Educativo – Lugares de Culturas desenvolve visitas mediadas para a comunidade escolar, ONGs, instituições e grupos particulares. Venha conhecer a exposição “Tesouros Ancestrais do Peru” e participe de uma jornada através de objetos simbólicos, ritualísticos e de uso cotidiano, que nos levam à história dos povos que habitaram o território do atual Peru antes da chegada dos europeus.
As visitas agendadas acontecem de forma totalmente gratuita todos os dias, exceto às terças-feiras.
Ateliê Aberto: atividade aos sábados e domingos, com participação livre, diretamente no Programa Educativo.
Classificação indicativa: livre
Agendamento de grupos enviar solicitação para: [email protected] / (21) 3808-2070
Para visitas mediadas às exposições, retire seu ingresso na bilheteria ou pelo site: bb.com.br/cultura
A programação completa você confere em ccbb.com.br/rio-de-janeiro/ccbb-educativo
Sobre o CCBB RJ
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e pensamento. Em 34 anos de atuação, foram mais de 2.500 projetos oferecidos aos mais de 50 milhões de visitantes. Desde 2011, o CCBB incluiu o Brasil no ranking anual do jornal britânico The Art Newspaper, projetando o Rio de Janeiro entre as cidades com as mostras de arte mais visitadas do mundo. O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 200 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes, cafeterias e loja, serviços com descontos exclusivos para clientes Banco do Brasil. O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de quarta a segunda, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Aos domingos, das 8h às 9h, o prédio e as exposições abrem em horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes.
SERVIÇO
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Contato: 21 3808-2020 | [email protected]
Ingressos:
Estudantes, maiores de 65 anos e Clientes Ourocard pagam meia entrada.
Bilhetes e senhas disponíveis na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura .
Funcionamento:
De quarta a segunda, das 9h às 20h (fecha às terças).
ATENÇÃO Domingos, das 8h às 9h – horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).
Cobertura do DC – Diário Carioca
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Jornal DC – Diário Carioca nas redes sociais. Você pode acompanhar as últimas notícias do Rio de Janeiro, Brasil e Mundo pelo Twitter, Facebook, Instagram e no YouTube.