Play Festival leva diversas atrações ao Parque Madureira

Obra com azulejos, Jongo da Serrinha, Passinho Carioca e Crespinhos são destaque no Play Festival em Madureira

Redacao
Por Redacao
4 Min Read

O artista mineiro Hebert Sobral, conhecido pelo uso dos brinquedos Playmobil para retratar o tempo de forma lúdica, assina a obra de arte “Cubo Tetris”, instalação criada especialmente para o Play Festival, que aporta, neste sábado (20), na Arena Carioca Fernando Torres, no Parque Madureira (portão 4). Feita com azulejos usados em construções, a peça está instalada na entrada da arena, onde permanece aberta à visitação gratuita até o dia 3/9. Em seguida, ela será doada à Secretaria Municipal de Cultura do Rio, que levará a mesma para o Parque das Ruínas, em Santa Teresa. Com apoio do programa Zonas de Cultura Madureira, o Play Festival explora múltiplas experiências estéticas nas artes visuais, música, teatro, dança, literatura e arte urbana.

Entre os destaques da programação, totalmente gratuita, haverá  cortejo com as crianças do Jongo da Serrinha; oficina de lambe-lambe, azulejaria e rima; instalação sonora da dupla Baixa Santo Sound System e aulão com apresentação em colaboração com Passinho Carioca + Crespinhos. 

O Play Festival também ocupa outros territórios, com instalações urbanas disponíveis até 3/9, nos seguintes pontos: Largo do Machado, Praça Mauá, Santa Cruz e Baixada Fluminense.

A idealização e curadoria é de Tathiana Lopes, especialista em cultura, educação e comunicação, com mais de 20 anos de experiência na realização de festivais e projetos multiplataforma.

“O Play foi criado a partir de um trabalho de pesquisa, mobilização e articulação territorial, em conversas com crianças e jovens, instituições culturais, sociais, lideranças e artistas de diferentes localidades, triangulando os diversos atores sociais para construção de um projeto que esteja em diálogo direto com cada território, e através da arte, pudéssemos dialogar com a cidade, suas infâncias e juventudes”, comenta.

O projeto se desdobra em diferentes ações que acontecem de forma descentralizada, promovendo diálogos e conexões com diversas localidades da cidade. Dentre elas a mostra “Se Essa Rua Fosse Minha” – em cartaz até 2 de outubro, no Oi Futuro, Flamengo.

“Cubo Tetris”, por Hebert Sobral

“Cidade é um jogo de tetris imobiliário, imigratório e cultural, onde as pessoas tentam se encaixar e se adequar a um grupo existente. A obra é criada por três imagens que compõem uma cidade. Os bonecos simbolizam as pessoas, e podem ser visto de perto, mas num jogo de ilusão, o que se percebe ao ver a obra de longe são azulejos usados nas construções, e ao se afastar mais o que se vê é um jogo de tetris refletindo as mudanças da cidade.”

Serviço:

Play Festival

Sáb (20/08), das 10 às 18h. Grátis, Livre.

Até 3/09: Exposição da obra “Cubo Tetris”, por Heberth Sobral.

Programação:

10h: Cortejo de Abertura com Jongo da Serrinha;

11h: Exposição fotográfica “Aioká – O Fundo do Mar é Negro”, de Andy Noow (residência artística PlayLab);

11h: Exposição sonora “Baixa Santo Sound System”, do duo Philippe e MV Hemp;

11h: Série de oficinas “Danças e Saberes Ancestrais”, com David Almeida (residência artística PlayLab);

11h: Oficina de Lambe-Lambe com Calli Nassar;

11h e 14h: Oficina de Azulejaria com Projeto Ladrilha;

13h: Corridinha Cultural de Memória, com Ghetto Run Crew;

15h: Oficina de Rima + Batalha do Conhecimento, com Sheep Rimador e Rimadores da Cidade;

17h: Aulão com performance “Passinho Carioca + Crespinhos”

Assuntos:
Compartilhe esta notícia