Sesc RJ realiza edição on-line do projeto Picadeiro Móvel

Em sua sexta edição, o projeto presta homenagem a importantes famílias circenses do estado do Rio de Janeiro: os circos Montreal, Real Madri e Saltimbanco.

Redacao
Por Redacao
6 Min Read

RIO DE JANEIRO – O Sesc RJ realiza deste sábado (30/10) até 7/11 a sexta edição do Picadeiro Móvel, projeto que traça um panorama da produção circense contemporânea através de apresentações artísticas, processos formativos e encontro entre profissionais. Realizado desde 2018, o projeto já trouxe ao Rio de Janeiro companhias de 5 países e 15 estados brasileiros em 95 apresentações que já reuniram 35 mil espectadores.

Nesta edição 2021, o projeto será realizado em ambiente virtual e homenageará três importantes famílias circenses que se estabeleceram no estado do Rio de Janeiro nos últimos anos: os circos Montreal, Real Madri e Saltimbanco. Os conteúdos serão transmitidos pelo YouTube do Sesc RJ (/portalsescrio).

A programação será aberta neste sábado (30/10), às 19h, com “O circo nosso de cada dia – um documentário Picadeiro Móvel”, que reúne histórias das três famílias, apresentando a lona de circo como espaço de ensino, residência e fazer artístico. A concepção artística é de Richard Riguetti – pesquisador de circo e palhaço que já participou em outras edições como curador e artista – e de Diogo Cavour, da Lúdica Produções, que também assina a direção do trabalho.

No dia 31, serão exibidos os espetáculos Real Madri, Montreal e Circo Teatro Saltimbanco, às 14h, 17h e 20h, respectivamente. O primeiro reúne artistas com diversas habilidades como palhaçaria, mágica, trapézio, globista, ventríloquo, contorção, acrobacia de solo e aérea. O segundo apresenta números de palhaçaria, ilusionismo, mágica, equilibrismo, contorcionismo acrobacias de solo e aéreo. Já o terceiro tem como referência o modelo tradicional, com banda ao vivo, números clássicos e comédias de circo-teatro. Os vídeos ficam disponíveis até 7/11. 

Etapa presencial – O Picadeiro Móvel 2021 contará ainda com uma segunda etapa, desta vez presencial, em 10 de dezembro. Em homenagem ao Dia do Palhaço, será realizada uma maratona de intervenções circenses em diferentes pontos do estado do Rio de Janeiro. A programação será divulgada em breve nas redes sociais do Sesc RJ.

SERVIÇO

6º Picadeiro Móvel

De 30/10 a 7/11

Transmissão: YouTube Sesc RJ (/portalsescrio)

Classificação: livre

Grátis

Realização: Sesc RJ

PROGRAMAÇÃO

Dia 30 de outubro – 19h

O circo nosso de cada dia – um documentário Picadeiro Móvel

O filme reúne histórias de três importantes famílias circenses que se estabeleceram no estado do Rio de Janeiro nos últimos anos. Com concepção artística de Richard Riguetti e Diogo Cavour da Lúdica Produções, que assina também a direção do trabalho, o documentário apresenta a lona de circo como espaço de ensino, residência e fazer artístico. Os artistas dos circos Montreal, Real Madri e Saltimbanco apresentam suas memórias, suas rotinas de trabalho e estudo e desvelam os mistérios e magia dos bastidores e do picadeiro do circo de lona.

31 de outubro, 14h (Curta temporada até 7/11)

Espetáculo Real Madri

Em setembro de 1983, o casal Luiz Henrique e Valéria comprou o Bismark Zoo Circus que estava montado em São João da Barra/RJ e começou a circular por cidades de São Paulo. No ano seguinte, mudaram para o interior do Rio de Janeiro e o circo passou a se chamar Real Madri.  Desde então, são 38 anos dedicados à arte circense circulando com apresentações por todo o sudeste do Brasil. A equipe reúne 21 artistas, que se dividem em diversas habilidades como palhaçaria, mágica, trapézio, globista, ventríloquo, contorção, acrobacia de solo e aérea, entre outras.

31 de outubro, 17h (Curta temporada até 7/11)

Espetáculo Montreal

Fundado 1976 por Moacir Wilson Vilela da família Robatini, uma das tradicionais do universo circense brasileiro, o circo Montreal leva este nome em homenagem às olímpiadas realizadas naquele ano. Nos últimos 45 anos, a trupe já circulou por mais de 500 cidades do Sul e Sudeste do país e nos últimos 15 anos, a família de tradição e resistência circense fincou raízes no estado do Rio de Janeiro, atendendo principalmente as regiões mais afastadas dos grandes centros. Com uma equipe de 25 profissionais, os shows reúnem números de palhaçaria, ilusionismo, mágica, equilibrismo, contorcionismo acrobacias de solo e aéreo.

31 de outubro, 20h (Curta temporada até 7/11)

Espetáculo Circo Teatro Saltimbanco

O Circo Teatro Saltimbanco é uma companhia da família Cericola. São 7 gerações de artistas circenses e mais de 100 anos de história.Esse circo tem como referência o modelo tradicional, com banda ao vivo, números clássicos e comédias de circo-teatro. Atualmente é o único circo-teatro de lona no estado do Rio. Alguns marcos importantes na história da trupe nos últimos anos: 2015 – Representação do estado do Rio de Janeiro no encontro nacional de palhaços de circo em São Paulo; 2016 – Participação no projeto polo carioca de circo e circulação em diversas arenas culturais; 2018 – Participação no Festival Nacional de Teatro em Barbacena-MG; 2019 – A companhia foi convidada para se apresentar como referência do Circo-Teatro no estado, no Salão do Turismo do Rio de Janeiro, realizado no Píer Mauá; 2020 – Participação no FIC2020 (Festival Internacional de Circo), além de ser contemplado com os prêmios Erika Ferreira na cidade de Niterói e Juntos Pelo Circo, no estado do Rio; 2021 – Circulação carioca com a temporada #TuVens

Assuntos:
Compartilhe esta notícia