Moradias populares são tema de exposição itinerante do Museu de Arte do Rio

O projeto que inaugurou em São Gonçalo chegou a Duque de Caxias, e ainda passará por Guapimirim e Campos

Redacao
Por Redacao
3 Min Read

A exposição itinerante “Meu lugar”, realizada pelo Museu de Arte do Rio com patrocínio da Enel Distribuição, chegou a sua segunda parada em Duque de Caxias, na baixada fluminense. A proposta, que iniciou em setembro, em São Gonçalo, é fazer o público pensar os sentidos do habitar no estado do Rio de Janeiro, seus problemas ao longo da história e as soluções criativas adotadas no dia a dia nas moradias.

 A mostra “Meu Lugar” fica em cartaz até o dia 19 de novembro, na Praça da Apoteose, em Duque de Caxias, e conta com mais de 90 obras de cerca de 40 artistas. “O ponto de partida para a reflexão é o dado de que apenas 15% das moradias no Brasil são construídas por arquitetos ou engenheiros. A maioria das nossas habitações são planejadas e erguidas pelos próprios moradores”, comenta Thiago Fernandes, curador da exposição.

A exposição conta com uma programação gratuita que acontece sempre aos sábados na praça da Apoteose, em Duque de Caxias. Neste próximo final de semana, os moradores poderão assistir no sábado, dia 11 de novembro, às 11 horas a apresentação de Igor Amorim na peça “ A casa de João e Maria – Nosso Lugar” e às 15h  atração musical fica por conta de Jéz e Banda.

O Museu de Arte do Rio reconhece que as populações socialmente vulneráveis devem ter direito à energia, água, saneamento básico e outros serviços fundamentais para sua sobrevivência e para que não sejam recorrentes as práticas que reverberam em riscos ecológicos e sanitários. “Ampliar o Museu para outras cidades é uma maneira de descentralizar o acesso à cultura e ainda proporcionar às pessoas uma experiência diferenciada. A exposição ‘Meu Lugar’ possibilita um olhar documental sobre a maneira de viver de milhares de brasileiros. Dessa maneira, a parceria firmada com a Enel reforça a missão do MAR de apresentar narrativas de uma perspectiva diversa e democrática”, afirma Leonardo Barchini, Diretor e Chefe da Representação da OEI no Brasil.

Serviço:

“Meu Lugar”

Praça da Apoteose – Vila São Luis – Duque de Caxias

Funcionamento: de quarta a domingo, das 10h às 17h

Entrada gratuita

Encerramento: 19 de novembro de 2023

Próximas cidades:

Guapimirim- 22/11/2023 a 22/12/2023

Campos dos Goytacazes – 24/01/2024 a 18/02/2024

Programação paralela:

Sábado – 11/ 11

11h  – Igor Amorim na peça “ A casa de João e Maria – Nosso Lugar”

15h – Jéz e Band

Compartilhe esta notícia