Rio de Janeiro – A cidade do Rio de Janeiro receberá, a partir de quarta-feira (5), a primeira edição carioca da Mostra Ecofalante de Cinema.
O evento, que coincide com o Dia Mundial do Meio Ambiente, vai até o dia 12 de junho e apresentará 24 filmes de temática socioambiental, com entrada gratuita.
Siga o Diário Carioca no Instagram
Siga-nos no X
Inscreva-se no nosso canal no Youtube
O que você precisa saber:
- Datas: De 5 a 12 de junho.
- Localizações: Estação Net Rio (Botafogo) e Cine Arte da UFF (Niterói).
- Filmes: 24 produções, incluindo estreias inéditas no Brasil.
- Temática: Questões socioambientais com enfoque em filmes internacionais.
- Debates: Discussões com especialistas após exibições selecionadas.
Programação e Destaques
A sessão de abertura, marcada para o dia 5 às 19h no Estação Net Rio, contará com a exibição de “Food, Inc. 2”, uma continuação do documentário de 2008 que revelou as implicações éticas e ambientais da indústria alimentícia. O novo filme, dirigido por Robert Kenner e Melissa Robledo, destaca o crescente poder das corporações multinacionais no mercado de alimentos ultraprocessados e a crise de saúde global que isso provoca.
Veja Também
- Mostra Ecofalante de Cinema chega à 11ª edição
- Trabalhador do vale morre de Covid-19 e movimento pede suspensão das atividades
- Mostra Ecofalante de Cinema estreia nesta quinta-feira em São Paulo
- Primeira menstruação é tema de filme inteiramente falado em guarani
- Petrobras investiu R$ 116 milhões em ações sustentáveis em 2019
Filmes e Debates
Além dos filmes, a mostra incluirá debates com especialistas. Um desses encontros será após a exibição de “TikTok Boom” (EUA, 2022), com a participação da pró-reitora de Extensão da UFRJ, Ivana Bentes, e a pesquisadora Helena Strecker. Outro debate discutirá a restauração de ecossistemas, após a apresentação de “Solo Comum”, premiado no Festival de Tribeca, que aborda a agricultura regenerativa.
Sessões Especiais
A mostra também apresentará filmes clássicos e brasileiros. Entre os nacionais, destacam-se “Vida Sobre as Águas”, que celebra a arquitetura das comunidades ribeirinhas da Amazônia, e “Rionegrinas”, que conta a história das mulheres indígenas do rio Negro. Na categoria de clássicos, será exibida a série “Tesouros do Lixo”, uma coprodução entre Senegal e França, restaurada em 2021.
Vitrine Sul-Americana
Criada em 2012, a Mostra Ecofalante de Cinema é reconhecida como a principal vitrine sul-americana para produções audiovisuais sobre temáticas socioambientais. Além das exibições, o evento promove debates e atividades educacionais em diversas universidades brasileiras.
Da Agência Brasil