Michael Rother, de Neu !, presta homenagem a Florian Schneider, do Kraftwerk

Luisa Neves
4 Min Read

Michael Rother, do

Neu! ', fez uma homenagem ao seu ex-colega de banda do Kraftwerk Florian Schneider.

Schneider, que é creditado como um dos pioneiros da música eletrônica, morreu na semana passada . Ralf Hütter, co-fundador da Kraftwerk, confirmou a notícia, dizendo que “faleceu de uma curta doença de câncer apenas alguns dias após a sua morte 73 aniversário. “

Agora, Rother, o Neu! co-fundador que tocou brevemente em Kraftwerk, prestou homenagem ao seu antigo colega de escola por Não cortado .

Ao receber a notícia da morte de Schneider, Rother disse que “me atingiu como um golpe. Mesmo não nos conhecendo ou conversando há muitos anos, ele sempre esteve firmemente em minha mente como uma das figuras musicais mais importantes da minha vida. ”

Embora os dois tenham estudado juntos em Düsseldorf no final s , eles não se encontraram até 73.

“Quando eu estava cumprindo pena em um hospital psiquiátrico como objetor de consciência e me sentindo muito sozinho com meu desejo de criar uma nova música que não fosse baseada nas raízes e estruturas do rock / pop anglo-americano, a coincidência me levou estúdio em Düsseldorf, onde algumas músicas do filme seriam gravadas ”, afirmou. “O nome da banda que trabalhava naquele estúdio era Kraftwerk.”

Ele continuou: “Eu não conhecia a banda e achei o nome um tanto bobo, mas os músicos Ralf Hütter, com quem eu tocava lá, e Florian Schneider, que apenas ouvia nossa sessão, mudaram meu mundo. Logo após esse primeiro encontro, Florian me ligou e me convidou para me juntar ao Kraftwerk e fazer alguns shows. ”

Rother continuava a fazer alguns shows e gravava cedo com o Kraftwerk como um trio com Klaus Dinger na bateria. “Tudo o que se seguiu na minha vida musical teve uma conexão com esse começo com Ralf e Florian”, ele explicou.

Ele concluiu: “Nos últimos anos, a música do Kraftwerk sempre permaneceu no meu horizonte, embora eu mesmo não tenha gravado os discos em casa. Amigos meus que eram grandes fãs do Kraftwerk os tocaram e até hoje admiro a redução e a clareza em suas músicas. Florian e suas idéias vão ficar comigo e com os muitos músicos que ele influenciou. ”

Leia o tributo completo

aqui .

Na semana passada, Peter Hook falou à NME sobre o impacto sísmico que o Kraftwerk teve na Joy Division e na música do New Order, estilo e atitude.

“O Kraftwerk exerceu uma influência tão grande sobre nós, tanto musical quanto estilisticamente”, disse ele. “Ian estava tão admirado com a maneira como se vestiram e como agiram, bem como com sua música. Era o triângulo perfeito. Se você ouve muita música agora, ouve completamente a influência do Kraftwerk. ”

Ele continuou: “Eles estavam nas ruas à frente de qualquer outra pessoa, mesmo do ponto de vista eletrônico. Eles estavam fazendo seus próprios sequenciadores anos antes de mais ninguém. Lembro-me de vê-los no Free Trade Hall de Manchester na turnê em que eles não apareceram no palco. Foi incrível sentar em um local lotado, assistindo a quatro manequins e fazendo com que se safassem porque a música era maravilhosa. ”

Compartilhe esta notícia