25 C
Rio de Janeiro
sábado, janeiro 18, 2025
InícioCulturaMúsicaMussa faz série de shows do álbum Caruru Connection, no Rio de Janeiro

Mussa faz série de shows do álbum Caruru Connection, no Rio de Janeiro

Uma performance que passeia pelo samba, jongo e baião, passando pelo xote e outros ritmos da música popular brasileira. Uma verdadeira mistura que deságua em um som muito particular, cheio de autenticidade e de fácil assimilação pelo público. Assim serão as apresentações do show Caruru Connection, do cantor e compositor Mussa, que serão realizados em diversos espaços da cidade do Rio de Janeiro, de hoje até 8 de setembro. 

Com uma ampla vivência nas rodas de samba cariocas, Mussa mistura o tradicional ritmo brasileiro com uma sonoridade contemporânea, retratando o cotidiano com leveza e reflexão, produzindo crônicas urbanas. O álbum é formado por quatro canções – Ladainha, Novidade sem Profundidade, Nosso Jardim e Segure o Choro.

Os shows são contemplados pelo Programa de Fomento Carioca (Foca) e conta com uma banda bem azeitada, formada por Rafael Paiva na guitarra, Sandro Lustosa na percussão, Julio Diniz na bateria, Luciana Oliveira e Jade Sandyrah no backing vocal. O repertório apresenta músicas autorais e algumas releituras de clássicos como “Emoriô”, de Gil e João Donato, “Milagre”, de Dorival Caymmi e “Imunidade Racional”, de Tim Maia.

Mussa lembra que a criação do álbum foi inspirada na ancestralidade de sua família e tem como referência uma festa anual, onde é servido um caruru. “Este álbum foi inspirado nas festas organizadas pelos meus familiares para Santa Bárbara, Iansã no sincretismo religioso afro-brasileiro. Uma tradição que já dura mais de quatro gerações e começou com minha bisavó que preparava um caruru, prato da culinária baiana à base de quiabo e camarões. Dizem os antigos que as primeiras versões da festa duravam três dias. Desta festa saíram casamentos, amizades e muitas conexões. Daí o nome: Caruru Connection, explica. 

Mussa revela ainda que uma novidade nos shows é que o público receberá uma história em quadrinhos com as letras das músicas. Desta forma, além de terem uma lembrança do espetáculo, também poderão cantar as músicas junto com o artista. “Como os CDs caíram em desuso, eu queria algo que as pessoas pudessem levar pra casa. Então, tive a ideia da historinha em quadrinhos com as letras das músicas, onde cada música ganhou uma história e um QR Code para que as pessoas fossem levadas automaticamente para as plataformas de streaming e ouvissem as músicas enquanto acompanham as letras”, pontua. 

O artista revela ainda que a referência foi o cordel e a estética com os desenhos em preto e branco foi retirada do cinema novo. “Um álbum que mistura brasilidade com o pop contemporâneo. Fiz questão de cuidar dos beats e da produção musical para amarrar todo este conceito, em forma de som e imagem. Também cuidei da direção e edição dos clipes que acompanham a mesma identidade visual”, completa. 

Sobre o artista

Mussa é cantor, compositor e artista visual. Nasceu em São Paulo em 1972 e se mudou para o Rio antes mesmo de completar um ano. Formado em Desenho Industrial na Faculdade da Cidade, estudou bateria na escola Musiarte e canto com Ana Zinger, Wladimir Pinheiro, Jardel Maia e Ilessi. É sócio-diretor da escola de canto Lume. Em 2009 lançou o CD “Na Correnteza”, em parceria com o cantor Leandro Junnhyor; em 2014 foi a vez do CD “Naif” e lançou o último álbum, “Mussa Samba Combo”, em 2017. 

Mussa ganhou elogios da cantora Elza Soares, com quem já dividiu o palco. Além de Elza, Mussa já cantou e tocou com diversos ícones da música brasileira, como Nelson Sargento, George Israel, da banda Kid Abelha, Teresa Cristina, entre outros.

Sobre o EP

Caruru Connection é o terceiro álbum de Mussa, lançado pelo selo Cantores del Mundo, e conta com quatro canções que ganharam um formato de revistinha em quadrinhos, onde o roteiro é a letra das próprias músicas, com belas ilustrações em preto e branco feitas pelo artista. 

A ideia é resgatar o prazer da leitura dos encartes de antigos LPs. Além da letra das canções, também encontraremos a ficha técnica e links em forma de QR code, para que o leitor possa escutar as faixas, enquanto acompanha a leitura.

Serviço

30/08 – Areninha Gilberto Gil – de 20h ås 21h20

Endereço: Av. Marechal Fontenele, 5000 – Realengo, Rio de Janeiro

07/09 – Arena Sandra de Sá – de 20h ås 21h20

R. 12, 1 – Santa Cruz, Rio de Janeiro

08/09 – Centro da Música Carioca – de 19h ås 20h20

Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca, Rio de Janeiro 

Entrada gratuita

Relacionadas

Parimatch Cassino online

Confira outros assuntos:

Mais Lidas