Antecipando EP, Paulo Beto lança clipe “Acabou o Carnaval”

A dualidade existente no período carnavalesco torna-se evidente no clipe de “Acabou o Carnaval”, de Paulo Beto. O registro faz parte do EP “Congregação Amonus”, que será lançado em abril. Os sentimentos que são evocados na canção se alinham a esse ideal de exprimir alegria e melancolia. O single reúne dois artistas admirados pelo cantor, seu pai Paulo Meirelles, poeta que também compôs a canção, e o percussionista Laudir de Oliveira. O clipe foi disponibilizado no canal oficial do artista no YouTube.

s energias opostas que cercam o Carnaval  são o principal mote do vídeo. A ideia é que o carnaval é um momento a ser vivido e experimentado por um tempo determinado, dando a noção de que somente em momentos pré-definidos é possível ser livre. “Cria-se na cabeça das pessoas o fato do carnaval ser uma carta de alforria, para que se viva como uma esmola. E depois retorne, a mesma vida, normatizada, privatizada e alienada”, explica o cantor e compositor Paulo Beto

 

De acordo com o músico, o Carnaval é uma época em que as diferentes vivências se tornam uma só. A música une experiências e histórias que são diversificadas, como se fosse a ponte entre tantos mundos. Essa variedade de sons, guia as pessoas para encontros que tornam a festa um culto a convergência de culturas e personalidades, celebrando o novo, sem medo de ser feliz.

 

“A motivação pra esse disco foi justamente perceber, depois de tantos carnavais, o quão novas canções, novas marchas, novas cirandas, são bem vindas. Por vezes a coisa fica em um mais do mesmo enlouquecedor! Eu sinto que o Carnaval aqui no Brasil ganhou contornos únicos justamente pela diversidade, pela criatividade e pela musicalidade de nosso povo”, analisa.

Ao unir a criatividade de seus músicos admirados é que Paulo Beto mostra que a música é motor de união e de realização de sonhos. O single conta com a participação do percussionista Laudir de Oliveira, que chegou a tocar com Joe Cocker, Nina Simone, Jackson Five, Carlos Santana, Moacir Santos, Hermeto Pascoal e muitos outros. O instrumentista participou da faixa, porém faleceu antes de conseguir ouvir a música pronta.

“Ele foi um músico popular que transformado pela música, viveu a utilizá-la como instrumento de transformação social. Ele foi um dos mais importantes percussionistas brasileiros e colocou o tambor na música pop mundial”, conta Paulo Beto.

 

O clipe traz muito dessa energia dividida entre alegria e tristeza. Enquanto o Carnaval traz a noção de festa sem fim, são nas imagens de arquivo do pai de Paulo Beto que a dualidade se mostra mais aparente. A música “Acabou o Carnaval” é uma parceria entre os dois e Paulo Meirelles sempre foi entusiasta dessa composição. Ele faleceu em janeiro deste ano e, de acordo com Paulo Beto, a presença dele no clipe é usada para construir uma ponte entre as narrativas criadas.

“É fundamental que ele esteja no clipe, a história que permeia a música é um relato dele, é ele aquela primeira pessoa, eu quis preservar essa autenticidade, essa opinião, essa personalidade, de modo que, ainda que tenham posicionamentos na letra que eu possa não concordar, eu busquei preservá-los. Ter feito essa música foi uma experiência muito forte, tenho certeza, pra nós dois”, relembra.

 

“Carnaval tem muito a nos ensinar. Que ele inspire a vida humana a ser menos travada, tensionada, organizada e repetitiva. É no Carnaval que a cidade é finalmente ocupada, é como a realização de algo que deveria, mas que não pode”, finaliza Paulo Beto.

O clipe foi dirigido por João Arthur, Paulo Beto e Amanda Lebeis, a última também ficou responsável pela direção de arte e o figurino do vídeo. As imagens adicionais foram realizadas por Bruno Marcus. Participam no clipe os atores Amanda Lebeis, Cássia Lyrio, Daíra, Eloísa Avolleta, Gabriel Marins, Heitor, Júlia Vita, Lincoln Marques, Lúcia Meirelles, Paulo Meirelles, Paulo Beto e Robson Freire.

A canção traz na ficha técnica a participação de Paulo Beto (voz e violão), Laudir de Oliveira (percussão), Reppolho (pandeiro e apitos), Alex Ventura (bandolim), Marlon Sette (trombone) e Ayres D’Athayde (bateria). Além de Daíra e Júlia Vargas (coro).

Acabou o Carnaval (letra)

Acabou o carnaval vou pendurar a minha alegria

Vou viver o amor que eu perdi na folia

E desde aquele dia nunca mais voltou

Muito ainda tenho pra lhe dar

Coisas lindas para lhe dizer

Mas é que tinha outra a me esperar

Tive que partir, pensei em voltar

Para os braços da minha colombina

E sem fantasia, sua alma e a minha

Longe da multidão daquela avenida

Hoje tão vazia, sem serpentina

Nem confete, purpurina nem cordão

Mas passou o carnaval, silenciou a tão bela rebeldia

Voltaremos a dor, ao feroz dia-a-dia

Que nos furta a magia e condena o amor

Tudo então voltou ao normal

Aquela mesma vida sempre igual

E a vontade de continuar

E seguir a cantar, depois da quarta-feira

Festejando a vida a vida inteira

E essa saudade, vez em quando me arde

Quando surge na parede da memória

As lembranças de nós dois, mascarados

Livres como um pássaro baldio a romper a imensidão

Eu sou o pierrot! E trago a saudade do sorriso

E do calor dos braços da cabrocha encantada

Que partiu meu coração

Mas voltou o carnaval, vou colocar a mesma fantasia

Procurar o amor pra curar a agonia

Que desde aquele dia nunca me deixou