Hit 'Old Town Road', de Lil Nas X, ganha clipe versão queerneja

O clipe apresenta Zerzil como um cowboy gay

Que a música “Old Town Road” de Lil Nas X, é um sucesso mundial, todo mundo já sabe. Diversos artistas já fizeram versões para o hit pelo mundo, mas nesta sexta foi lançado um clipe queernejo inspirado nos versos da canção do rapper.

Trata-se de “Garanhão do Vale”, de Zerzil, que é um dos representantes do recém-criado estilo musical queernejo, formado por artistas LGBT que se interessam por gêneros musicais como o sertanejo e todas as suas novas vertentes, como, por exemplo, o breganejo, o funknejo, o rapnejo, o pagonejo, etc. Esses artistas assumem seu lugar de fala dentro do universo sertanejo, criando canções que abordam o ponto de vista LGBT ou oferecem uma nova visão em releituras de clássicos desses gêneros.

O single, que já está disponível no canal do youtube de Zerzil, traz versos e gírias explicitamente ligadas ao universo LGBT, como “Eu já tô no vale, você nem saiu armário”, “Não, ninguém pode megongar”, “Tô gastando arô (gíria gay para dinheiro) na minha guitarra nova” e“Vem na atitude e já manda nude”, misturando a isso influências rurais como no próprio refrão “Vou levar meu garanhão pra essa night, eu vou cavalgar atécansar” e elementos do homem do campo como trator, açude, cavalo, berrante,etc.

O CLIPE

O clipe apresenta Zerzil como um cowboy gay, que tira seu garanhão-unicórnio do armário e segue em uma jornada em busca do Vale Encantado LGBT. Com direito a um “vilão” cangaceiro, representado pelo produtor musical da faixa Rodrigo Zalc(“Zalc no beat”) e a um urso que representa a subcultura gay dos “bear”. Zerzil comunga com três tribos distintas dentro do Vale Encantado, os góticos, os sertanejos e os hippies, mas no final da história todos se unem com o poder da música, com direito a beijo lésbico entre uma fada e uma sereia.

Outros nomes dentro do gênero QUEERNEJO que lançaram suas primeiras canções no gênero recentemente são o Gabeu (filho do cantor Solimões), Romero Ferro, Alice Marcone, Gali Galó. A cena começou a ser formar no ano passado, na cidade de São Paulo e cresce rapidamente com vários representantes surgindo, inclusive já tem até seu próprio festival, o Fivela Fest, 1º Festival Queernejo do Brasil,que já tem ingressos à venda e está previsto para acontecer na capital paulista no próximo dia 19 de junho.