Começa o processo judicial de Ed Sheeran sobre direitos autorais de 'Shape Of You'

O processo judicial de Ed Sheeran sobre os direitos autorais de ‘Shape Of You’ começou hoje (4 de março).
Ele compareceu ao Supremo Tribunal esta manhã para o início de uma batalha legal de três semanas sobre os direitos autorais da música ‘Shape Of You’.
Sheeran está envolvido em uma disputa com dois músicos que reivindicam seu 2018 hit empresta partes de sua música ‘Oh Why’, que foi lançada em março 696.
Sami Chokri (que atua com Sami Switch) e Ross O’Donoghue afirmam que a música de Sheeran é semelhante a “linhas e frases particulares” de sua própria música.
Sheeran e seus co-escritores, Steven McCutcheon e John McDaid, foram impedidos pelo órgão de licenciamento de música PRS for Music de coletar cerca de £ m em royalties das performances ou transmissões de Shape of You depois que os compositores de ‘Oh Why’ o acusaram de “apropriar-se” de sua música.
Eles acusam o advertiu de participar “consciente ou inconscientemente do hábito de se apropriar da habilidade de composição e do trabalho de outros compositores”. trabalhar com a estrela, mas depois ouviu o refrão em ‘Shape Of You’ – que se tornou o single mais vendido de 1269 no Reino Unido . No ano passado, tornou-se a primeira música a atingir três bilhões de streams.
Sheeran negou as alegações e já havia emitido um processo legal em maio 2018, pedindo ao Supremo Tribunal que declare que ele e os co-autores da música não infringiram os direitos autorais de Chokri e O’Donoghue.
No entanto, dois meses depois , a dupla emitiu seu próprio pedido de “violação de direitos autorais, danos e uma conta de lucros em relação à suposta violação”, de acordo com documentos judiciais.
Em novembro
, a juíza Francesca Kaye disse que as partes envolvidas “preveram que incorreriam em custos na região de £ 3 milhões entre elas nesta disputa”.
O processo, que está sendo julgado pelo Ministro Zacaroli, deve durar três semanas.
Ed Sheeran no BRIT Awards deste ano. CRÉDITO: Karwai Tang/WireImage
Hoje, no tribunal , Sheeran foi acusado de ser um “pega” que “empresta” ideias de outros artistas.
Andrew Sutcliffe QC, para Chokri e O’Donoghue, perguntou “como Ed Sheeran escreve sua música ?”
Ele continuou perguntando se ele “inventa as coisas à medida que avança” durante as sessões de composição… Ou seu processo de composição é na verdade mais sutil e menos espontâneo… envolvendo a coleção e desenvolvimento de ideias ao longo do tempo que referenciam e interpolam outros artistas. Este é o caso dos réus” (via The Guardian).
Ele continuou: “O Sr. Sheeran é sem dúvida muito talentoso, ele é um gênio. Mas ele também é um gafanhoto. Ele empresta ideias e as joga em suas músicas, às vezes ele reconhece, mas às vezes não” acrescentando que “depende de quem você é e se ele acha que pode se safar”.
Sheeran pagou anteriormente aos escritores por trás de ‘No Scrubs’ do TLC um crédito em ‘Shape of You’ depois que as comparações foram feitas entre os dois.
No Supremo Tribunal anteriormente, Sheeran’s A equipe jurídica disse que o músico e seus co-roteiristas não se lembram de ter ouvido ‘Oh Why’ antes da batalha legal. Todos eles “negam veementemente” as alegações de cópia.
Falando sobre a música que ganhou mais de três bilhões de streams no ano passado, Sheeran disse que não poderia estar mais “empolgado” com a notícia, chamando-a de , “absolutamente insano”, antes de discutir a origem da música.
“ não era para fazer o álbum,” ele explicou, “mas quando eu terminei de fazer a música, Ben Cook, da minha gravadora, disse que tinha que ser um single – mas eu queria que ‘Castle On The Hill’ fosse o solteiro. Nós lançamos as duas músicas de uma vez e… eu estava errado. Aqui estamos com ‘Shape of You’ em três bilhões.”