Rock in Rio anuncia artistas convidados do Palco Sunset e Thiaguinho como convidado de Ferrugem no Espaço Favela

Drik Barbosa, Henrique Vieira, Priscilla Alcântara e Rael se apresentam ao lado do rapper Emicida no dia 4 de setembro. Jorge Aragão é o convidado especial do trio Gilsons no dia 10 de setembro. Thiaguinho faz participação no show do Ferrugem também no dia 10

Na data em que marca 15 dias para a maior e melhor edição de todos os tempos do Rock in Rio, o festival anuncia mais um time de peso de atrações para o Palco Sunset e o Espaço Favela. No dia 4 de setembro, o show de Emicida no Sunset contará com grandes revelações da música brasileira entre seus convidados: Drik Barbosa, Henrique Vieira, Priscilla Alcântara e Rael cantarão ao lado do rapper. Já no dia 10, o palco dos encontros memoráveis da Cidade do Rock terá o irreverente sambista Jorge Aragão cantando com o trio Gilsons. Na mesma data, o Espaço Favela proporcionará um momento icônico entre dois dos maiores samba e pagode do Brasil: Thiaguinho é o grande convidado de Ferrugem, embaixador do espaço.

“A edição do reencontro do Rock in Rio vai contar com encontros únicos não apenas no Palco Sunset, como já é esperado pelo público, mas também no Espaço Favela. Este ano, os dois palcos trazem um line-up que vai provocar e emocionar todo o público presente. Estarão reunidos artistas de diversos ritmos e estilos musicais, que vão fazer uma verdadeira festa na Cidade do Rock embalada por vozes de cantores gigantes da atualidade”, garante Zé Ricardo, diretor artístico do Palco Sunset e Espaço Favela.

Uma das apresentações mais aguardadas do festival, o rapper Emicida traz uma versão de seu show “AmarElo”, criado exclusivamente para o Palco Sunset, convocando um time de peso para cantar ao seu lado no dia 4 de setembro. Rael, um dos principais nomes do hip-hop nacional, está confirmado para se juntar a Emicida em um momento que será histórico para os fãs. Outra convidada é Drik Barbosa, uma das maiores cantoras de rap da atualidade e que vai entregar uma apresentação repleta de energia e potência para o público. Somando o time, Priscilla Alcântara, que será a headliner do Palco Supernova no dia 11 de setembro, também se junta a Emicida e promete impactar todos com a força de sua voz marcante. Fechando o time de convidados de Emicida, Henrique Vieira, que vai emocionar a todos com o poder de suas letras, canções e poesias, sempre em torno do amor.

No dia 10 de setembro, o Palco Sunset receberá mais uma parceria inédita e exclusiva proporcionada pelo maior festival de música e entretenimento do mundo. O renomado cantor, compositor e lenda do samba brasileiro, Jorge Aragão, é o convidado especial da apresentação já anunciada do trio Gilsons, formado por Fran, João e José, respectivamente netos e filho de Gilberto Gil. Juntos, os artistas vão entregar uma apresentação emocionante, repleta de hits, que vão encantar todos os presentes.

No mesmo dia, 10 de setembro, o Espaço Favela também receberá um show histórico: dois dos maiores nomes da atualidade do samba e pagode brasileiro, se juntarão para uma apresentação que será memorável. O cantor Ferrugem, grande embaixador do Espaço Favela, receberá no palco um convidado de honra e seu grande amigo: o cantor Thiaguinho, que também faz sua estreia no Rock in Rio. Natural de Presidente Prudente, em São Paulo, Thiaguinho é um fenômeno do ritmo e faz sucesso por todo o Brasil com músicas de seus icônicos álbuns “Hey, Mundo”, “Vibe”, “Tardezinha”, “Infinito”, entre outros. Ao lado de Ferrugem, os dois artistas vão entregar um show inédito que vai arrepiar todo o público presente.           

Sobre Rael

A história de Rael se confunde com a da cultura hip hop e a do rap nacional. Isso porque o primeiro contato do artista nascido no Jardim Iporanga, na Zona Sul de São Paulo, foi no Largo São Bento, berço do movimento no Brasil. A música virou a sua realidade e seu ofício a partir da fundação do coletivo Pentágono. Mas foi com a sua carreira-solo que ele deixou a sua marca de vez na música popular brasileira. Com uma discografia consistente, que lista quatros discos e dois EPs, Rael foi indicado ao Grammy Latino na categoria melhor álbum de música urbana e ganhou o Prêmio da Música Brasileira na categoria “Melhor Cantor de Pop/Rock/Reggae/Hip Hop/Funk”. Com hits como “Envolvidão e “Ela Me Faz”, ele coleciona parcerias com nomes diversos da música brasileira, entre eles IZA, Thiaguinho e Melim, além de ter dividido o palco com artistas do calibre de Caetano Veloso, Elza Soares, Seu Jorge e Jair Rodrigues.

Sobre Drik Barbosa

O disco de estreia de Drik Barbosa, homônimo, de 2019, pode ser definido como a impressão digital artística da cantora e compositora. Isso porque a voz dela sempre deixou a sua marca por onde passou, como em “Mandume” e “Poetas no Topo 3.1”, de Emicida e BK, respectivamente. Ela parte do rap, mas transborda para um resultado pop, passando pelo r&b, funk, pagode e por tudo que tenha feito parte da sua escola.

Nascida em São Paulo, Drik compõe desde os 14 anos de idade. Antes de chegar ao seu momento de triunfo, no caso o álbum de estreia do ano passado, ela chamou atenção pelo seu freestyle na Batalha do Santa Cruz, berço do rap contemporâneo (dali, despontaram nomes como Rashid, Projota e o próprio Emicida). Passou a colaborar com diversos nomes do meio, como Flow MC, Amiri, Marcello Gugu, Projota e DJ Caique. Em 2013, ao lado de Emicida, ela participou da música “Aos Olhos de uma Criança”, da trilha do filme “O Menino e o Mundo” – um longa metragem de animação feita por Alê Abreu.

Em 2018, ela colocou na rua um cartão de visitas: o EP Espelho. O trabalho de quatro faixas, com direção assinada por Grou e participações de Rincon Sapiência e Stefanie Roberta, permitiu que ela rodasse o país com um show, mostrando a sua potência no palco. Em 2019, ela fez a música “Corda Bamba” especialmente para a série “Carcereiros”, da Rede Globo.

Após esse primeiro aperitivo, Drik Barbosa entrou em estúdio para dar vida ao seu primeiro trabalho cheio, que chegou em 2019 com o apoio da Natura Musical. No disco, intitulado Drik Barbosa, a artista canta sobre as suas lembranças e as vivências de uma mulher negra no Brasil. Com uma sonoridade urbana, afro-brasileira e contemporânea, o álbum traz a participação de importantes nomes da música brasileira.

Em 2020, após ter uma turnê na Europa cancelada devido à pandemia do novo coronavírus, Drik refletiu sobre como poderia colocar a sua arte a serviço da coletividade. Surgiu, então, o projeto “NÓS”, que teve como ponto de partida o lançamento do single “Sobre Nós” (com participação do rapper Rashid). O segundo single da iniciativa chegou em 2021. Trata-se de “Seu Abraço”, que traz a participação de Psirico e de RDD; e foi seguido por “Calma, Respira”, com a participação de Péricles. No momento, Drik Barbosa prepara a música que encerra o projeto “NÓS”, além de estar em fase de produção de um podcast atrelado ao “NÓS”.

Sobre Priscilla Alcântara

Priscilla Alcântara é uma cantora, compositora e apresentadora de apenas 25 anos. Ficou conhecida nacionalmente por apresentar o programa Bom Dia & Companhia no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) e por sua aclamada carreira como cantora — indicada ao Grammy Latino. Estrela pop em ascensão, Priscilla já gravou músicas com grandes nomes, como Gloria Groove, Dulce María, Whindersson Nunes e Projota. Participou da trilha brasileira da animação indicada ao Oscar “A Caminho da Lua” com a emocionante balada “Vou Voar”.  

Vencedora da primeira temporada do reality “The Masked Singer Brasil” exibido pela TV Globo, onde eternizou a personagem Unicórnio com números musicais que impressionaram o público — além de retornar futuramente como apresentadora dos bastidores do programa. Priscilla Alcantara fez história como uma das maiores cantoras gospel da sua geração, trazendo musicalidades e temas que quebraram paradigmas e recordes: o single “Girassol” atingiu certificação de Diamante, enquanto o álbum “Gente” superou 130 milhões de streams.

Sobre Henrique Vieira

Teólogo; Pastor; Professor; Cientista Social; Historiador; Escritor Poeta e Ator. Tem se dedicado no combate ao fundamentalismo religioso no Brasil. Pastoreia a Igreja Batista do Caminho, comunidade de fé itinerante que realiza suas celebrações em Niterói e Rio de Janeiro. Integra o Coletivo Esperançar, que reúne evangélicos na relação entre Evangelho, Direitos Humanos e respeito à diversidade. É Membro do Conselho Deliberativo do Instituto Vladimir Herzog. Atuou no filme Marighella, com direção de Wagner Moura. Lançou o seu primeiro livro “O amor como revolução” pela editora Objetiva.

Sobre Jorge Aragão

Jorge Aragão é um ícone na história da música brasileira. Ele fez parte da turma que fundou o irreverente Grupo Fundo de Quintal nos anos 70, uma das maiores referências do samba e pagode do país. Logo depois, seguiu carreira solo e, atualmente, Jorge Aragão conta com uma discografia de mais de 20 CDs, incluindo o seu mais recente trabalho “Jorge 70: Ao Vivo em São Paulo”, lançado em 2021, com músicas inéditas e releituras de seus grandes sucessos.

O artista é compositor, letrista, músico e intérprete, além de dono de muitos sucessos, entre eles: “Eu e você sempre”, “Lucidez”, “Moleque Atrevido”, “Deus Manda”, “De Sampa a São Luiz”, “Alvará”, “Malandro”, “Vou festejar”, “Enredo do meu samba”, “Coisa de Pele”, “Terceira Pessoa”, “Amigos… Amantes”, “Do Fundo do Nosso Quintal”, além de uma versão para cavaquinho de uma das composições mais famosas da prece “Ave Maria” por Bach/Gounod; da vinheta “Globeleza” — feita para a TV Globo — e “Coisinha do Pai” — que ganhou uma gravação inédita, em 1997, para acordar o Mars Pathfinder, um robô da NASA em Marte.

O poeta também está nas vozes dos maiores intérpretes da MPB. Primeiro foi Elza Soares que fez de “Malandro” um sucesso que tem atravessado décadas. Depois veio Beth Carvalho, Alcione, Leci Brandão, Ney Matogrosso, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Dona Ivone Lara, Jorge Vercilo, Emílio Santiago, Negritude Jr, Exaltasamba, Art Popular, Elba Ramalho, Jair Rodrigues e muitos outros.

Jorge Aragão também foi o artista escolhido para ser homenageado na quinta edição do “Sambabook”. O projeto é reconhecido por honrar grandes nomes da música nacional que têm suas canções interpretadas por diversos outros cantores. Na ocasião, a obra de Jorge Aragão ganhou nova roupagem nas vozes de grandes ícones da música brasileira, entre eles: Seu Jorge, Ivan Lins, Beth Carvalho, Diogo Nogueira, Zeca Pagodinho, Alcione, Elza Soares, Luiz Melodia, Lenine, Maria Rita, Martinho da Vila, Baby do Brasil e Anitta.

Sobre Thiaguinho

O primeiro trabalho de Thiaguinho como cantor foi no Grupo Samba e Suor, mas foi no reality show “Fama”, da TV Globo, que o artista foi revelado. Determinado em seu propósito de ser um cantor de pagode ele seguiu em frente, até que foi convidado para ser o vocalista do Exaltasamba. Com muito talento e carisma, Thiaguinho conquistou os fãs do grupo e agregou milhões de outros em todo o país, transformando o grupo no maior sucesso deste segmento no Brasil e emplacando hits como “Livre Pra Voar”, “Tchau e Bença”, “Calma Amor”, “Valeu” e diversas outros.

Após nove anos à frente do Exaltasamba, Thiaguinho decolou para uma nova e vitoriosa fase em sua carreira. O menino que começou a compor para vencer a timidez, é considerado um dos compositores mais requisitados do momento. Suas canções invariavelmente viram hits e são gravadas por artistas de todos os gêneros. Cantor, compositor e instrumentista, Thiaguinho é um dos mais versáteis e criativos artistas brasileiros. Seu estilo musical é moderno e diferente. Ele transmite em suas composições a influência de tudo o que ouve. Os ritmos R&B, funk, pop, se fazem presentes nas suas composições criando uma identificação natural com o público jovem. Thiaguinho, hoje, é uma referência e um modelo aspiracional para este público, que se espelha na sua trajetória.

Sobre o Rock in Rio 

O Rock in Rio foi criado para dar voz a uma geração e promover experiências únicas e inovadoras. Em 1985, o evento foi responsável por colocar o Brasil na rota de shows internacionais. Batendo recordes de público a cada edição e gerando impactos positivos nos países onde é realizado, se consagrou como o maior festival de música e entretenimento do mundo. Consciente do poder disseminador da marca, hoje o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável. 

A internacionalização da marca começou por Portugal, Lisboa, em 2004, onde o evento acontece até hoje, seguido por Espanha (Madri) e pelos Estados Unidos (Las Vegas). No Rock in Rio, os números não param de crescer. Pelas Cidades do Rock já passaram mais de 10 milhões de visitantes nestas 21 edições. Em 37 anos, o festival ganhou o mundo e tornou-se um verdadeiro parque de experiências, mas muito além disso, cresceu e ampliou a sua atuação, sempre com o olhar no futuro. 

Adotando e incentivando práticas que apoiam o coletivo, o Rock in Rio preza pela construção de um mundo melhor e se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. Em 2013, foi reconhecido por seu poder realizador ao receber a certificação da norma ISO 20121 – Eventos Sustentáveis. Desde a primeira edição, já gerou 237 mil empregos diretos e indiretos e investiu, junto com seus parceiros, mais de R$ 110 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros