Festival Rebel Instrumental está de volta com show e masterclass de Yuri Villar

Espaço marcante na cena alternativa carioca, a Audio Rebel está retomando, aos poucos, alguns dos eventos pelos quais se tornou referência no calendário do Rio.

Espaço marcante na cena alternativa carioca, a Audio Rebel está retomando, aos poucos, alguns dos eventos pelos quais se tornou referência no calendário do Rio. Um deles é o Festival Rebel Instrumental, que acontece no dia 11/10 celebrando um dos principais novos nomes desse cenário. O saxofonista e flautista Yuri Villar sobe ao palco da casa em Botafogo para apresentar seu novo show, “Baladas Brasileiras”. Além disso, realiza uma masterclass online voltada para a sonoridade do sax.

O show “Baladas Brasileiras” traz algumas das mais bonitas músicas brasileiras de todos os tempos em formato instrumental. Sendo um apaixonado por baladas desde pequeno, e inspirado pelo mestre do sax John Coltrane, o saxofonista e arranjador Yuri Villar fez uma seleção de músicas deste estilo e que já estão no imaginário brasileiro há muitas décadas.

Mestre na interpretação musical, Yuri promete entoar as mais belas melodias brasileiras e fazer todo mundo cantar junto. Serão interpretadas canções de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Toninho Horta, Edu Lobo e Chico Buarque, Djavan, João Bosco, Milton Nascimento, Cartola e Egberto Gismonti. “Drão”, “O mundo é um moinho”, “Ponta de Areia” e “Encontros e Despedidas” são alguns dos clássicos já previstos no repertório.

Além de exímio intérprete de composições marcantes, Yuri Villar possui seu próprio trabalho autoral e acaba de lançar um novo EP, “La Horajasca”. Compositor, arranjador, produtor musical e multi-instrumentista, ele vem se firmando como um dos principais artistas da nova música instrumental brasileira. Ao longo de 20 anos de carreira, estudou, tocou e gravou com grandes músicos brasileiros como Hermeto Pascoal, Guinga, Geraldo Azevedo, Teresa Cristina e Carlos Malta.

Militante da música instrumental, criou bandas, gravou CDs e fez turnês pelo Brasil e América Latina com os grupos Itiberê Orquestra Família, Grupo Água Viva, Bondesom, Inventos e Relógio de Dalí. Depois de 15 anos se dedicando a inúmeros projetos em grupo, Yuri lançou seu primeiro disco solo “Futuro Agora”, em 2019. De lá pra cá, produziu os projetos audiovisuais “Onde mora o som” e “Stents”, e vem lançando uma série de singles autorais (sete de 2020 para cá) com diferentes convidados.

Além do recente “La Horajasca”, Yuri já tem mais um álbum finalizado, em formato de duo com importantes instrumentistas mulheres de sua geração e mais 3 singles em fase de finalização. Já o projeto “Baladas Brasileiras” está nascendo nos palcos em 2022 para virar disco em 2023. Neste show especial, Yuri Villar estará acompanhado pelos músicos André Siqueira (violão), Pablo Arruda (contrabaixo) e Lucas Videla (percussão).

Antes da apresentação, às 18h, Yuri Villar comanda o workshop “Som e Interpretação: Construindo uma identidade no saxofone”. A aula online é voltada para todos os níveis do instrumento, com foco na busca por uma sonoridade única que reflita a personalidade de quem toca, independente do gênero musical.

O Festival Rebel Instrumental acontece em um dos principais espaços para a música carioca, a Audio Rebel. A casa fica localizada na Rua Visconde de Silva, 55, em Botafogo, e os ingressos já estão à venda online.

Oficina Online

Data: 11/10/2022 (terça-feira)

Horário: 18h

Inscrições: Grátis

Link: https://www.youtube.com/user/audiorebelrio 

Festival Rebel Instrumental com Yuri Villar

Data: 11/10/2022 (terça-feira)

Horário: 21h

Ingressos: https://www.sympla.com.br/produtor/audiorebel 

Classificação: Livre

Local: Audio Rebel

Endereço: Rua Visconde de Silva, 55 – Botafogo – Rio de Janeiro/RJ

Classificação: 16 anos

Capacidade da casa: 90 pessoas (lotação máxima)

Forma de pagamento: para o ingresso, apenas dinheiro; no bar, todos os cartões de crédito.

Casa equipada com ar condicionado e wi-fi gratuito

Horário de funcionamento da bilheteria: todos os dias, de 13h às 21h