Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta, na Sala Cecília Meireles, “Redenção”, de Liduino Pitombeira, e “Sinfonia do Novo Mundo”

Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta, na Sala Cecília Meireles, “Redenção”, de Liduino Pitombeira, e “Sinfonia do Novo Mundo”, de Antonín Dvorák, sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky

Um encontro sinfônico para interpretar o atual momento vivenciado pela humanidade. A Orquestra Petrobras Sinfônica, sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky, apresenta em 9 de outubro (domingo, às 16h), na Sala Cecília Meireles, um concerto especial, com a obra inédita “Redenção: Micro-poema sinfônico em quatro movimentos ininterruptos, op. 273”, de Liduino Pitombeira, e a “Sinfonia nº 9, em mi menor, op. 95, ‘Do novo mundo’”, de Antonín Dvorák.Encomendado ao compositor cearense Liduino Pitombeira pela Orquestra Petrobras Sinfônica, ‘Redenção’ tem sua estreia mundial neste concerto. Segundo o autor, a  música busca retratar um quadro da situação mundial nos dias de hoje, especialmente no país. Para o maestro Isaac Karabtchevsky, a ideia de destino, apresentada na obra, revela as mazelas que surgiram ao longo dos anos, mas que, culturalmente, trouxeram uma transformação única. “Se a pandemia, que tem assolado a todos, produziu devastação e angústia, ela provoca, por meio das artes, uma resposta criativa. É como se, apesar do mal, o ser humano fosse capaz de responder utilizando sua capacidade inventiva. Foi assim desde Da Vinci até recentemente Pitombeira, com o micro-poema sinfônico em quatro movimentos: Destino, Pesadelo e Morte, Esperança e Ressurreição?”, revela o maestro Isaac.

Para o professor Liduino Pitombeira, o convite para compor esta peça foi um presente, principalmente por retratar a temática da crise através da música. “Foi um grande prazer trabalhar nessa obra orquestral que está sendo muito bem interpretada pela Orquestra Petrobras Sinfônica. A ideia central da composição é o fluxo que parte de uma situação trágica que, gradualmente, se transforma em uma possibilidade de esperança e redenção. Essa metamorfose coordena todos os gestos em termos melódicos, harmônicos, rítmicos e texturais”, explica Liduino. Composta por Dvorák em 1893, período em que foi diretor do Conservatório Nacional de Música da América, em Nova York. Encantado com a cidade, mas com saudades de sua terra natal, a República Tcheca, a experiência americana de Dvorák deu identidade à obra, tornando-se sua composição mais conhecida.

“A Sinfonia do Novo Mundo nos leva, simbolicamente, a uma visão diversa das relações humanas, com novas prioridades e inclusive com mais otimismo. A obra descreve genialmente este momento. Convido todos a assistir a este concerto na Sala Cecília Meireles, que será, sem dúvida, um dos maiores símbolos da nossa retomada”, descreve o maestro Isaac. 

Programa:

Orquestra Petrobras Sinfônica
Isaac Karabtchevsky, regente 

LIDUINO PITOMBEIRA (LIDUINO JOSÉ PITOMBEIRA DE OLIVEIRA)
Redenção: Micro-poema sinfônico em quatro movimentos ininterruptos, op. 273
I. Destino
II. Pesadelo e morte
III. Esperança
IV. Ressurreição?

ANTONÍN LEOPOLD DVORÁK
Sinfonia nº 9, em mi menor, op. 95, “Do novo mundo”
I. Adagio – Allegro molto
II. Largo
III. Molto vivace
IV. Allegro com fuoco

Serviço:

Orquestra Petrobras Sinfônica

Local: Sala Cecília Meireles – Rua da Lapa, 47 – Centro

Data: 09/10 – domingo, às 16h

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada)

Classificação indicativa: livre. 

Duração: 90 min. 

Lotação: 670 lugares

Bilheteria online: https://funarj.eleventickets.com/#!/apresentacao/1f5864992612cb544032073b7a026d6d94acfc9d

 Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica 

Aos 47 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra se firmou como um ente cultural que expressa a pluralidade da música brasileira e transita fluentemente por distintos estilos e linguagens. Tem como Diretor Artístico e Maestro Titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.

Site: https://petrobrasinfonica.com.br | Facebook: @PetrobrasSinfonica | Instagram: @petrobras_sinfonica | Youtube: @OPESinfonica

Modelo de gestão 

A Orquestra Petrobras Sinfônica possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos. 

Sobre a Petrobras 

Patrocinadora oficial da Orquestra Petrobras Sinfônica há 35 anos, a Petrobras oferece uma parceria essencial para mantê-la entre os principais conjuntos da América Latina, sempre desenvolvendo um importante trabalho de acesso à música clássica, de formação de jovens talentos egressos de projetos sociais diversos, bem como de formação de plateia. Ao incentivar diversos projetos, a Petrobras coloca em prática a crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. Por meio do Programa Petrobras Cultural, apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento, nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões