Falta 1 mês para começar o festival que vai agitar o verão carioca<br>com o melhor da música brasileira

Ivete Sangalo, Emicida, Thiaguinho, IZA, Zeca Pagodinho, Ludmilla, Jão, Gloria Groove, Mano Brown, Paulinho da Viola, Jorge e Mateus, Mari Fernandez, Saulo, L7nnon, Pabllo Vittar, Mangueira, Cordão da Bola Preta, Fogo e Paixão, Salgueiro, Bloco Spanta Neném estão no line-up do mais diverso festival da música brasileira.

Faltam apenas 30 dias para começar o Universo Spanta, o mais diverso festival de música brasileira do país, principal evento do verão carioca. Dia 5 de janeiro tem início a maratona de 14 dias de festa que vai agitar todos os fins de semana do mês. Serão mais de 200 artistas e cerca de 250 horas de shows, divididos em três palcos, com nomes que homenageiam a Cidade Maravilhosa – Guanabara, Corcovado e Lapa -, às margens da Baía de Guanabara, numa área de mais de 60 mil metros quadrados na Marina da Glória, Rio de Janeiro.
 

A programação traz uma variedade de gêneros musicais para atender ao gosto dos mais diferentes tipos de públicos: pop, axé, rap, trap, MPB, sertanejo, piseiro, forró, samba e Carnaval, marca registrada do festival. Com curadoria musical diversificada e programação ampla, o evento celebra a pluralidade cultural brasileira: “Reunir grandes nomes da música brasileira, trazer artistas em início de carreira, misturar gêneros e montar uma programação diferenciada, sem dúvida deixa o festival cada vez mais rico”, celebra Max Viana, diretor artístico do Universo Spanta.

Depois de um hiato de três anos motivado pela pandemia – a última edição aconteceu em janeiro de 2020 -, o festival retorna com a promessa de uma grande celebração: “Nosso desejo é integrar as mais diversas manifestações musicais do país a um cenário paradisíaco, onde o grande protagonista é o público. Estamos ávidos para apresentar ao Rio e ao Brasil um universo potente, diverso e inclusivo”, afirma Diogo Castelão, criador do Universo Spanta.

Programação

O primeiro fim de semana do festival começa na quinta-feira, 5 de janeiro, com um show de Lulu Santos e uma homenagem aos profissionais de saúde. A agenda do dia será voltada para convidados. No dia seguinte, 6 de janeiro, o evento abre para o público em geral com a programação das sextas-feiras que têm seu line-up dedicado à cena musical jovem. As atrações deste primeiro dia trazem as boas energias do ano novo com Marina Sena, Chico Chico, Minha Luz é de Led, Duda Beat, com a participação de Flor Gil, e os Gilsons com um convidado pra lá de especial: Gilberto Gil. No sábado, dia 7, a programação traz o tradicional mosaico cultural do Universo Spanta, com grandes nomes como Ivete Sangalo, Zeca Pagodinho, Ferrugem, Maiara e Maraisa, Vitão, Orquestra Voadora, Roda do Spanta, São Clemente, entre outros.

No domingo, 8 de janeiro, o festival reúne blocos cariocas tradicionais e da nova geração, em uma grande exaltação às origens do Spanta e ao Carnaval de rua. Dez agremiações estão confirmadas: o Bloco Spanta Neném é o grande anfitrião e recebe nomes como Bangalafumenga, Bloco do Sargento Pimenta, Mulheres de Chico, Toca Rauuul e Cordão da Bola Preta. 

“Vamos fazer uma grande celebração do Carnaval de rua, depois de dois anos impedidos de desfilar. Teremos blocos de diferentes formatos, dos tradicionais às jovens fanfarras, além de blocos temáticos, em um monumental grito de Carnaval abrindo o ano de 2023”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, Associação dos Blocos de Rua do Rio de Janeiro e diretora artística deste dia.

O segundo fim de semana começa na sexta-feira, dia 13, e a vibração será alta, misturando atitude e poesia com Emicida, Planet Hemp, Rael, BaianaSystem e Francisco, El Hombre. No sábado, 14, a alegria continua a mil com os shows de Thiaguinho, Luísa Sonza, Os Paralamas do Sucesso, Zé Neto e Cristiano, Lagum, Estação Primeira de Mangueira, Jongo da Serrinha, Fogo e Paixão e muito mais. No domingo, 15, grandes mestres da MPB sobem ao palco, entre eles Ney Matogrosso, Nando Reis, Paulinho da Viola, acompanhado dos filhos Bia e João Rabello, assim como Zizi Possi que estará ao lado da filha Luiza Possi.  

“Adoramos estar na estrada, seja onde for, mas tocar em casa sempre tem um clima muito especial. Estamos em plena vigência do nosso show Paralamas Clássicos, que cai como uma luva para um evento como o Universo Spanta. A festa vai ser boa!”, diz animado João Barone, baterista do Paralamas do Sucesso.

Na penúltima semana, o festival começa mais cedo. Na quinta, 19 de janeiro, véspera de feriado no Rio de Janeiro, a noite será do piseiro e do forró com duas potências da nova geração: os cearenses Mari Fernandez e Nattan, mais conhecido como ‘Nattanzinho’, que junto às atrações consagradas Limão Com Mel, Calcinha Preta e Xand Avião, vão promover uma grande festa da música nordestina. 

Na sexta, 20, o rap e o trap tomam conta da programação com seu ritmo, versos e letras cheias de engajamento político, social e cultural, unindo a tradição de Mano Brown e Black Alien, com a nova geração: L7nonn, Djonga e Matuê. No sábado, 21, o line-up traz o retorno de Ludmilla ao festival. A cantora, que já participou de diversas edições desde o início do evento, se junta a dupla Jorge e Mateus, Alok, Menos é Mais, Mumuzinho, Céu na Terra, Beija-Flor e muitos outros. E, no domingo, 22, a energia baiana desembarca no Rio, em um dia que não vai deixar ninguém parado, com o axé de Durval Lelys, Saulo, Xanddy Harmonia e muito mais. 

E pra fechar com chave de ouro, o último fim de semana promete ser inesquecível. Na sexta, 27 de janeiro, o festival abre espaço para o pop potente de Pabllo Vittar, Gloria Groove, Pocah, Majur, o carnaval de Bloconcé e Sereias da Guanabara, entre outros, numa grande festa colorida. No sábado, 28, tem mais música plural com os shows do furacão Iza, o arrebatador Jão, além de Xamã, Fábio Jr., Claudia Leitte, Alcione, Dilsinho, Acadêmicos do Salgueiro, Agytoê e muito mais. E, no domingo, 29 de janeiro, encerrando a edição 2023 do Universo Spanta, Xande de Pilares, Pixote, Belo e Fundo De Quintal vão promover uma grande festa do samba no esquenta para o Carnaval carioca.

“Estou muito feliz que, finalmente, vou poder me apresentar no Universo Spanta. Eu adoro cantar em festivais, gosto da energia do público, de dividir o palco com tantos artistas importantes da música brasileira e não vejo a hora de poder cantar no verão carioca que eu, como uma boa carioca que sou, amo. Já estou ansiosa por esse show!”, vibra Iza.

Serviço

Universo Spanta

Local: Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória, Rio de Janeiro

Ingressos e valores

Classificação etária: 16 anos*

entrada de menores de 16 anos será permitida desde que estejam acompanhados do(s) responsável(is) legal(is) (ascendentes ou colaterais até o 4º grau), que deverão preencher e entregar o termo de responsabilidade do acompanhante no ponto de informação no evento e permanecer no local do festival enquanto o menor estiver presente.

1º fim de semana

Dia 6 de janeiro – sexta-feira

Palco Guanabara: Marina Sena, Gilsons part. Gilberto Gil, Duda Beat part. Flor Gil

Palco Corcovado: Lamparina, Chico Chico, Bloco 442.

Palco Lapa: Marcelinho Da Lua, Yasmin Vilhena, Maracutaia Sonora, Glitterada, Minha Luz É De Led, Bruna Strait.


 Dia 7 de janeiro – sábado

Palco Guanabara: Ferrugem, Zeca Pagodinho, Ivete Sangalo, Maiara e Maraisa.

Palco Corcovado: Luan Otten Part. Elana Dara e Mariana Nolasco, Vitão, Melim Part. Ana Gabriela e Outroeu, Eu Amo Baile Funk.

Palco Lapa: Vem Cá Minha Flor, Silvia Machete, Orquestra Voadora, São Clemente, Roda Do Spanta.

Dia 8 de janeiro – domingo

Palco Guanabara: Spanta Neném, Bloco do Sargento Pimenta, Bangalafumenga, Cordão da Bola Preta.

Palco Lapa: Multibloco, Mulheres de Chico, Toca Rauuul.

Cortejo: Bloco Virtual, Sinfônica Ambulante, Charanga Talismã.

 
2º fim de semana

Dia 13 de janeiro – sexta-feira

Palco Guanabara: Planet Hemp, Emicida part. Drik Barbosa, Baianasystem.

Palco Corcovado: Francisco, El Hombre, Rael, Renegado part. Jall.

Palco Lapa: Feijão, Rapha Lima, Tamy, Saddam, Bahruth.

Dia 14 de janeiro – sábado

Palco Guanabara: Luísa Sonza, Paralamas, Thiaguinho, Zé Neto e Cristiano.

Palco Corcovado: Luedji Luna, Lagum, Papatinho.

Palco Lapa: Moacyr Luz E Samba Do Trabalhador, Jongo Da Serrinha, Fogo E Paixão, Mangueira, Roda Do Spanta.

Dia 15 de janeiro – domingo

Palco Guanabara: Paulinho da Viola part.  Bia e João Rabello, Ney Matogrosso, Nando Reis.

Palco Corcovado: Zizi Possi e Luiza Possi, Hamilton de Holanda & Maxixe Samba Groove Part. Elba Ramalho e João Bosco, Geraldo Azevedo e Chico Cesar.

 
3º fim de semana

Dia 19 de janeiro – quinta-feira

Palco Guanabara: Nattan, Xand Avião, Mari Fernandez.

Palco Corcovado: Limão Com Mel, Calcinha Preta.

Dia 20 de janeiro – sexta-feira

Palco Guanabara: L7nnon, Djonga, Mano Brown, Matuê.

Palco Corcovado: Cynthia Luz, Black Alien, Bk’.

Palco Lapa: Tamenpi, Bruno X, Luísa Viscardi, Nepal, Heavy Baile & Mc Tchelinho, Cix.

Dia 21 de janeiro – sábado

Palco Guanabara: Ludmilla, Jorge E Mateus, Alok, Menos É Mais.

Palco Corcovado: Rivkah Part. Zeeba e Roberta Campos, Mumuzinho, Delacruz, Dj Marlboro.

Palco Lapa: Grupo Arruda, Dendê, Céu Na Terra, Beija-Flor, Roda Do Spanta.

Dia 22 de janeiro – domingo

Palco Guanabara: Saulo, Durval Lelys E Xanddy Harmonia.

Palco Corcovado: ÀTTØØXXÁ, Dendê (banda base) + Emanuelle Araújo, Márcia Freire, Reinaldinho.

 
4º fim de semana

Dia 27 de janeiro – sexta-feira

Palco Guanabara: Pocah, Gloria Groove, Pabllo Vittar.

Palco Corcovado: Bloconcé, Majur, V De Viadão.

Palco Lapa: New Kids On The Bloco, Yasmin Vilhena, Sereias Da Guanabara, Batekoo.

Dia 28 de janeiro – sábado

Palco Guanabara: Jão, Dilsinho, Iza, Claudia Leitte, Fabio Jr.

Palco Corcovado: Céu, Alcione, DAPARTE part Samuel Rosa, XAMÃ, FP DO TREM BALA.

Palco Lapa: Nem Do Samba E Banda Família Tia Doca, Vou Zuar, Agytoê, Salgueiro, Roda Do Spanta.

Dia 29 de janeiro – domingo

Palco Guanabara:  Fundo De Quintal Part Arlindinho e Leci Brandão, Xande De Pilares part. Marvilla, Pixote, Belo part. Ludmilah Anjos.