DJ sérvio de trance identificado como certeza criminoso de guerra

O DJ sérvio de trance Srđan Golubović, também conhecido como DJ Max, foi identificado como um suspeito criminoso de guerra que esteve envolvido no massacre de Bijeljina, que fazia parte da Guerra da Bósnia, em abril de 1992.

UMA pedra rolando a investigação identificou Golubović como o tema de uma das fotografias mais famosas da Guerra da Bósnia. A imagem foi tirada pelo fotojornalista americano Ron Haviv e parece mostrar Golubović levantando a perna em um movimento de chute em direção a alguns civis, caiu no chão após ser baleado.

Haviv também tirou fotos dos momentos antes e depois que os civis retratados foram baleados. Ele também capturou imagens que parecem mostrar Golubović em Bijeljina na época do massacre.

Uma imagem definida da guerra da Bósnia, uma das melhores fotografias de guerra de nossos tempos, tirada por @ronhaviv em 1992 – e @RollingStone publica hoje um artigo investigativo surpreendente sobre o misterioso soldado com óculos de sol brancos no centro. https://t.co/YHow0tfd6A pic.twitter.com/u7ihgXW0nt

— Peter Maass (@maassp) 30 de dezembro de 2022

pedra rolando também descobriu que ele também estava na folha de pagamento dos Tigres de Arkan, o grupo paramilitar sérvio que se acredita estar por trás de uma série de atrocidades durante a Guerra da Bósnia, incluindo o massacre de Bijeljina. Apenas um deles, no entanto, foi processado por crimes de guerra. De acordo com BalkanInsightBoban Arsic foi condenado à revelação na Croácia.

Golubović é DJ desde os anos 90 e esteve envolvido na cena da música eletrônica underground de Belgrado. Ele fez parte do coletivo de DJs trance Xperiment e fundou uma gravadora, a Ultra Groove Records. O DJ também tocou em alguns dos maiores clubes e festivais da Sérvia, incluindo o EXIT Festival, onde apareceu pela última vez em 2016.

EXIT Festival disse pedra rolando que cortou relações com ele ao saber das denúncias de seu envolvimento na guerra. Ele disse em um comunicado: “EXIT sempre foi mais do que um festival de música, promovendo os valores de paz, amor e tolerância entre os jovens – valores que nossa região precisava desesperadamente”.

A Guerra da Bósnia ocorreu na ex-república iugoslava Bósnia e Herzegovina entre 1992 e 1995. Foi uma das guerras e genocídios mais sangrentos da história, com cerca de 100.000 civis que se acredita terem sido mortos, sendo a maioria bósnio-muçulmanos e 2 milhões de deslocados .