Low é criticado pela gravadora UMG por não devolver os direitos do catálogo anterior

Low criticou sua gravadora, Universal Music Group, por não devolver seus direitos ao catálogo anterior.

A banda revelou toda a sua luta para obter os direitos de volta em uma série de tweets, o primeiro dos quais foi postado depois que um fã perguntou se eles poderiam um dia reprimir seu álbum de estreia de 1994, ‘I Could Live In Hope’ .

  • LEIA MAIS: Relembrando os grandes nomes da música que perdemos em 2022

“A UMG não devolverá os direitos. Nós perguntamos. O avanço original foi introduzido, oferecidos 3 1/2 discos com eles que não vão nos devolver depois de mais de 25 anos”, escreveram. “Eles continuam licenciando para empresas de reedição ruínas e não vemos nada.”

No ano passado, a vocalista e baterista do Low, Mimi Parker, faleceu após ser diagnosticada com câncer de ovário em 2020.

“Não podemos mais fazer turnês”, continua a banda, antes de explicar como fazer shows ao vivo era sua única fonte de renda.

Quando um fã sugeriu que a banda poderia pedir à UMG para renegociar seu contrato, especialmente no que diz respeito à receita de licenciamento, Low respondeu dizendo que eles “fazem isso há vários anos”.

“Nós nos desviamos e acabamos em lugar nenhum”, disseram eles.

Já faz isso há vários anos. Nós nos desviamos e acabamos em lugar nenhum. https://t.co/HUFXbILMfi

— LOW (@lowtheband) 4 de janeiro de 2023

Outro fã notou que eles retuitaram as postagens do Numero Group algumas vezes, que recentemente começaram a produzir um box do Blondie que a UMG presumivelmente licenciou. Eles sugeriram que essa poderia ser uma maneira de Low conseguir relançar seus álbuns.

“Eles estão fazendo um ótimo trabalho. O loiro é maior. Grupos menores como nós não têm força para renegociar. Dificilmente vale a pena enviar o estagiário ao depósito. Talvez um pouco de pressão pública os faça mudar de ideia. Não sei mais o que fazer”, responderam.

Ama-los. Eles estão fazendo um ótimo trabalho. O loiro é maior. Grupos menores como nós não têm força para renegociar. Dificilmente vale a pena enviar o estagiário ao depósito. Talvez um pouco de pressão pública os faça mudar de ideia. Não sei mais o que fazer. https://t.co/6ztUqEB9i7

— LOW (@lowtheband) 4 de janeiro de 2023

Low mais tarde agradeceu aos fãs que apreciaram o apoio. Obrigado, amigos. Se isso não funcionar, é certo dizer que saberemos onde está a UMG. O sistema vai desmoronar – eles têm uma chance aqui de se ajustar e ser úteis para o futuro ou virar pó, agarrados às suas moedas de prata. Amo todos vocês. Paz na Terra.”

Obrigado, amigos. Se isso não funcionar, é seguro dizer que saberemos onde está o @umg. O sistema vai desmoronar – eles têm uma chance aqui de se ajustar e ser úteis para o futuro ou virar pó, agarrados às suas moedas de prata.

Amo todos vocês. Paz na Terra.

❤️🥁❤️

— LOW (@lowtheband) 5 de janeiro de 2023

Tim Burgess, do The Charlatans, também foi ao Twitter para mostrar seu apoio à banda. A receita de 2021 do Universal Music Group foi de mais de US$ 10 bilhões (sim, são 10 bilhões de dólares). @lowtheband não pode fazer turnê, então sua renda é exclusivamente de suas músicas gravadas. Isso simplesmente não parece nada justo.”

A receita de 2021 para o Universal Music Group (@umg) foi de mais de $ 10 bilhões (sim, são 10
Bilhões de dólares). @lowtheband não pode fazer turnê, então sua renda é exclusivamente de suas músicas gravadas. Isso simplesmente não parece justo https://t.co/liamxc3Lgg

— Tim Burgess (@Tim_Burgess) 5 de janeiro de 2023

NME entre em contato com a UMG para comentar.

A UMG também está enfrentando uma ação coletiva da dupla de hip hop Black Sheep, que alega que a gigante da música deve a eles e a outros artistas aproximadamente US$ 750 milhões em royalties não pagos.