Pink Floyd comemora os 50 anos de The Dark Side of The Moon durante o Eclipse Total do Sol que acontece hoje na Austrália Ocidental

8 fãs australianos viajaram ao remoto Parque Ningaloo marine para ouvir o clássico álbum temporizado com o raro fenômeno natural

Hoje, o Pink Floyd celebra o 50º aniversário do seu icônico álbum THE DARK SIDE OF THE MOON com uma audição sincronizada com um raro eclipse solar total, no Parque Ningaloo Marine (Nyinggulu), listado como Patrimônio Mundial pela UNESCO, em Exmouth, Austrália Ocidental.

O lendário grupo convidou oito fãs vencedores de um concurso para um local especial em uma praia isolada na região para ouvir THE DARK SIDE OF THE MOON na íntegra – com as icônicas linhas de encerramento de Roger Waters But the sun is eclipsed by the moon…” (“Mas o sol é eclipsado pela lua …”) da última música do álbum, ‘Eclipse’, sincronizadas com o momento extraordinário do eclipse total às 11h29 WST.

Transmissão completa aqui.

Os oito fãs – apelidados de ‘Astronome Domine 8’ – chegaram na Praia Mcleods esta manhã para testemunhar uma gigantesca pirâmide negra enquadrada pelo horizonte, construída com supervisão criativa do consultor criativo de longa data do grupo e co-fundador da Hipgnosis, Aubrey ‘Po’ Powell. Após boas-vindas por parte da anciã Hazel Walgar, os oito iniciaram a experiência de audição única na vida enquanto a sombra da lua tocava a ponta da Austrália Ocidental – o melhor lugar terrestre do mundo para ver o eclipse.

Os oito vencedores foram reunidos de todas as esferas da vida e representam múltiplas gerações de fãs do Pink Floyd – um testemunho do apelo intergeracional da banda. Vários dos fãs derramaram lágrimas durante a experiência sensorial de hoje, que foi transmitida ao vivo para o mundo inteiro no YouTube do Pink Floyd.

“Isso é algo que nunca vou esquecer”, disse Nathan, de 27 anos, que fez a viagem em homenagem ao seu pai – um mega fã do Pink Floyd que faleceu em 2021. “Foi como se o meu pai estivesse lá comigo“.

“Estou sem palavras”, disse Monya, que fez a jornada com o marido Joseph depois de terem sido unidos pelo amor ao Pink Floyd. “Já ouvi este álbum milhares de vezes – mas nunca assim“.

Um mini documentário dirigido por Aubrey Powell, retratando a jornada dos Astronome Domine 8, estará disponível em uma data breve.

THE DARK SIDE OF THE MOON é um dos álbuns mais celebrados de todos os tempos e vendeu mais de 50 milhões de cópias em todo o mundo. É amplamente considerado um dos álbuns mais influentes e inovadores de todos os tempos. O Pink Floyd lançou um novo box set de luxo, incluindo CD e vinil gatefold do álbum de estúdio recém-remasterizado e Blu-Ray + DVD áudio apresentando as versões originais em 5.1 mix e remasterizadas em estéreo. O conjunto também inclui um novo disco Blu-ray com mixagem Atmos, além de CD e LP do THE DARK SIDE OF THE MOON – AO VIVO NO WEMBLEY EMPIRE POOL, LONDRES, 1974.

O Parque Ningaloo Marine, listado como Patrimônio Mundial da UNESCO e com extensão de 300 quilômetros, está localizado a 1200 quilômetros ao norte de Perth (Boorloo), ao longo da estrada Coral Coast, na Austrália Ocidental. A região de Ningaloo é conhecida como o encontro entre o sertão e o recife – lar do maior recife de franja da Austrália, contíguo às gargantas enferrujadas do Parque Nacional Cape Range