Madalena Abençoar, do pernambucano Charles Theone em parceria com o baiano Roberto Chaves, está disponível nas plataformas digitais

Hino da Lavagem de Madeleine foi gravada por grandes cantores, entre eles Carlinhos Brown e Margareth Menezes

O single “Madalena Abençoar”, composição do pernambucano Charles Theone em parceria com o baiano Roberto Chaves, idealizador da Lavagem de Madaleine, tradicional festa que acontece todos os anos, em Paris, está disponível em todas as plataformas digitais. A música é o hino da festa, que é realizada há mais de 20 anos e atrai milhares de pessoas de todos os lugares do mundo.

Theone e Chaves têm algo em comum: O amor pela cultura brasileira. Charles Theone é do Sertão Pernambucano e tem uma paixão especial pela Cidade Luz, por ter sido uma das primeiras viagens a fazer, ainda quando era vocalista do Maracatu Nação Pernambuco, na década de 90, quando viajou o mundo levando a cultura do Nordeste. Roberto Chaves é do recôncavo baiano, Santo Amaro da Purificação, na Bahia, terra do samba de roda, de Caetano Veloso e de Maria Bethânia. Passou a infância participando das manifestações culturais da Bahia.

Agora o pernambucano e o baiano se debruçaram sobre a Lavagem de Madeleine, evento criado por Roberto Chaves, inspirado na Lavagem do Bonfim, que reúne milhares de pessoas na cidade de Salvador (BA).
Há vinte anos, mulheres vestindo trajes de baianas abrem o cortejo que sai do centro comercial de Paris até a Igreja de Madeleine, ao som dos tambores do Grupo Batalá. “É uma festa das mais bonitas na capital da França, festa de rua como em Salvador da Bahia”, conta Chaves.

Cantores que já participaram da festa, participaram da gravação, entre eles, Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Tonho Matéria, Jau, Marcia Freire, Marcelo Ferreira, Valerie Lu, e para completar o time, Robertinho Chaves e Charles Theone.

Para Charles, é uma honra participar desse projeto que representa tão bem a cultura popular. “Quando Robertinho comentou, há mais de 20 anos, que teve a ideia de fazer uma música sobre a Lavagem de Madalena, o refrão veio imediatamente à minha mente. Foi uma coisa incrível. Eu estava no metrô, na França, quando cheguei, liguei para Robertinho e marcamos de nos encontrar e a música nasceu”, explica Theone.

Madalena Abençoar e Roberto Chaves

“Hoje, é muito gratificante ver Madalena Abençoar se transformar no hino desta grande festa cultural do Brasil, fora do Brasil e ver as pessoas cantando a música com a propriedade da festa e trazendo Madalena, uma santa de devoção do Brasil e no mundo, falando da mulher. Sentir todo o poder feminino está sendo uma benção”, Completa. “Escutar Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Jau, Tonho Matéria, Marcia Freire e todos que participaram, abrilhantando com a sua voz a canção e ter composto essa música em parceria com meu amigo querido Roberto, é uma honra. Ter participado dessa festa desde o início é um estado de graça, um estado de luz e eu só tenho a agradecer. Viva a Madalena”, finaliza Charles.

A Lavagem de Madalena traz a união de todos os grupos das regiões brasileiras. Durante o cortejo, dando forças a essa grande festa, se encontram grupos de Samba Reggae, do Batalá, os Maracatus dos tambores nagô, a Capoeira, o Frevo Pernambucano, a turma efervescente do Axé Music, o Bumba Meu Boi, a Ciranda. A verdadeira união de todas as tribos.

A capa do single é uma criação de Bacaro Borges, filho mais novo de J Borges.
Bacaro Borges é um jovem xilogravurista, nascido em em 2001 e hoje já possui uma vasta produção de obras, que se destacam pela riqueza de detalhes. Sua primeira xilogravura foi feita aos quatro anos, sob a influência e inspiração de seu pai.

https://onerpm.link/madalenaabencoar