O cantor e compositor Jorge Aragão se apresenta no dia 3 de junho, sábado, no Vivo Rio

O cantor e compositor Jorge Aragão traz em seu novo projeto a alegria e a resistência da arte popular brasileira, na retomada aos palcos.

O cantor e compositor Jorge Aragão traz em seu novo projeto a alegria e a resistência da arte popular brasileira, na retomada aos palcos. Com mais de quatro décadas de Jorge Aragão no cenário cultural brasileiro, tempo contado a  partir do seu primeiro samba gravado: “Malandro” (uma parceria com Jotabê, gravada por Elza  Soares, em 1976). Mas a contagem de Jorge na estrada é mais antiga, vem da época que tocava  em bandas e bares no subúrbio carioca.

Este artista que faz parte, com orgulho, da turma que fundou o Grupo Fundo de Quintal, seguiu  carreira solo e hoje conta com uma discografia de mais de 20 álbuns. 

Com sua banda, Jorge Aragão já se acostumou a apresentações com públicos de milhares de  pessoas, mas ele passeia muito bem também num ambiente intimista – característica que faz  desse compositor e cantor um dos mais requisitados nas cidades brasileiras e do exterior. Suas  turnês anuais tem parada certa na Europa, África e EUA. 

É compositor, letrista, músico e intérprete. Dono de muitos sucessos, entre eles: “Eu e você  sempre”, “Lucidez”, “Moleque Atrevido”, “Deus Manda”, “De Sampa a São Luiz”, “Alvará”,  “Malandro”, “Vou festejar”, “Enredo do meu samba”, “Coisa de Pele”, “Terceira Pessoa”,  “Amigos… Amantes”, “Do Fundo do Nosso Quintal”, além de uma “versão para cavaquinho” da  clássica “Ave Maria” de Gounod; da “vinheta” “Globeleza” (feita para a TV Globo) e “Coisinha do  Pai” (que ganhou uma gravação inédita, em 1997, para acordar Mars Pathfinder, um robô da  NASA em Marte). 

O Poeta também está nas vozes dos maiores intérpretes da MPB. Primeiro foi Elza Soares que  fez de “Malandro” um sucesso que tem atravessado décadas. Depois veio Beth Carvalho,  Alcione, Leci Brandão, Ney Matogrosso, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Dona Ivone Lara, 

Jorge Vercillo, Emilio Santiago, Negritude Jr., Exalta Samba, Art Popular, Elba Ramalho, Jair  Rodrigues e outros. 

Jorge Aragão foi o homenageado da quinta edição do “Sambabook”. O projeto (que já retratou  João Nogueira, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila e Dona Ivone Lara) divulgou a obra do poeta  do samba através de depoimentos, entrevistas, fotos e claro, muita música. Suas composições  ganharam nova roupagem nas vozes de grandes nomes da música brasileira, entre eles: Seu  Jorge, Ivan Lins, Beth Carvalho, Diogo Nogueira, Zeca Pagodinho, Alcione, Elza Soares, Luiz  Melodia, Lenine, Maria Rita, Martinho da Vila, Baby do Brasil e Anitta. 

NOVA MÚSICA 

Jorge Aragão visita faroeste musical com duelo de versos e poesias, em música que  homenageia grandes nomes do samba 

Zeca pagodinho, Moacir Luz, Cláudio Camunguelo, Almir Guineto, Beto sem braço, Geraldo  Babão e Deni de Lima, são refratados como os cowboys dos versos de Aragão na  canção “GRANDE DUELO FINAL (A SAGA)”. 

Trajado de “lenço, colete, chapéu, calça Jeans, sangue nos olhos irado” e armado com sua caneta  bic, Jorge Aragão dispara versos e poesias em sua nova música “GRANDE DUELO FINAL (A  SAGA)”. A faixa faz parte do seu novo EP “O Samba Ainda é Raiz”. O vídeo, assim como a letra  da canção, se inspira no clima de Faroeste para relembrar grandes momentos do cantor no  Cacique de Ramos, com direito a homenagem a nomes como Zeca pagodinho, Moacir Luz,  Cláudio Camunguelo, Almir Guineto, Beto sem braço, Geraldo Babão e Deni de Lima, que são  refratados como os cowboys dos versos de Aragão na canção.  

“Hoje acordei na intenção de Cláudio Camunguelo || Fosse Bangu velho Oeste, haveria duelo…  ”, é assim que o sambista começa a cantar essa doce guerrilha, em que é preciso usar as palavras  como armas e ter sabedoria para sacar uma caneta e disparar poesia. O resultado: uma batalha  que transborda estilo e substância, uma aventura emocionante emoldurada pelo samba e boas  rimas.  

“Um dia desses, em casa, comecei a me lembrar de toda a minha trajetória de vida e do meu  início no Cacique de Ramos. Eu via as pessoas cantarem e versarem um com os outros,  mandando aquelas brincadeiras… e todo mundo ria, dançava e cantavam juntos. Foi uma  lembrança tão boa, porque para mim, aquilo ali era como se fosse um duelo de compositores, 

que sabiam o que estavam fazendo. Gente sub certeira, mesmo, na devolução dos versos”,  explica Aragão sobre como surgiu sua inspiração para a composição.  

Transformando toda a sua memória numa grande batalha no melhor estilo Faroeste, o cantor e  compositor conta ter imaginado toda a cena reproduzida no clipe de “GRANDE DUELO FINAL (A  SAGA)”. “Peguei esses personagens com os quais eu convivi, e convivo ainda, graças à Deus, e  comecei a criar esse grande duelo. Mas no lugar de armas, canetas para que pudessem escrever  e trocar versos para lá e para cá, como se fossem balas passando de raspão e podendo até deixar  alguns feridos, o que nesse caso seria aquela coisa de ficar chateado ou se sentir diminuído  quando todos ficavam rindo dele. Isso, naquela época, era a morte”, completa.  

Ao longo da canção, Aragão analisa cada compositor mencionado na música e se coloca em  posição de possível perda com tantos talentos. 

ESTREIA COMO YOUTUBE 

Sempre atento a todas as novidades tecnológicas e a tudo que está acontecendo no momento,  Jorge Aragão está sempre se reinventando e buscando novos desafios para a sua carreira. O  cantor pretende unir sua paixão pela tecnologia, música, cultura e automobilismo para estrear  como apresentador no youtube. O programa “De Carona Com Aragão”, estreia no final de abril,  e receberá convidados como Jojo Todynho, Diogo Nogueira, Thiago Martins, Teresa Cristina e  outros convidados especiais, que embarcaram junto com o cantor numa emocionante viagem a  bordo do seu Tan, o primeiro carro SUV de sete assentos 100% elétrico da BYD.  

Serviço

Evento: Jorge Aragão

Data: 03 de junho (sábado)

Horário: 21h (a casa abre 2h antes)

Local: VIVO RIO – Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo – Rio de Janeiro 

Ingressos: 

Ingressos entre R$70,00 a R$300,00

Site Vivo Rio ( www.vivorio.com.br) e bilheteria que funciona em dias de  espetáculos das 16h até o início do evento e pelo totem que se encontra no foyer, em dias de shows até o  fechamento da casa. Classificação etária: 18 anos