Primeiro fim de semana do TIM Music Rio tem shows gratuitos de Daniela Mercury e Monobloco entre outros

Maior festival de música gratuito do Brasil será realizado na Praia de Copacabana e terá, ainda, shows de Caetano Veloso, Liniker, Baiana System e Bala Desejo

Redacao
Por Redacao
7 Min Read

No próximo sábado, dia 20, começa o TIM Music Rio, maior festival gratuito de música do Brasil. Em 2023, os shows acontecem na praia de Copacabana durante dois fins de semana, nos dias 20, 21, 27 e 28 de maio. Já na abertura, o line-up promete agitar as areias da princesinha do mar, com os shows de Daniela Mercury, Matuê, Monobloco Juliana Linhares Aline Paes. O palco será montado na altura do posto 4 (Rua Figueiredo Magalhães) e as apresentações acontecem entre 16h e 20h.

O evento é mais uma ação da plataforma de música da TIM, reconhecida por promover e apoiar grandes eventos em diferentes regiões do Brasil, reforçando a relação da empresa com o público. Retomados no ano passado, os projetos apostam também na alta conectividade para trazer uma nova experiência aos usuários da operadora, principalmente por meio da tecnologia 5G: “Estamos unindo dois grandes pilares da nossa marca — a música e a inovação — em todos os eventos que realizamos, trazendo vivências inéditas para os clientes. O TIM Music Rio seguirá por esse caminho, com tecnologia e cultura acessível para todo o público. Estamos orgulhosos de promover novamente esse festival e estamos certos de que será mais um sucesso da nossa plataforma”, comenta Fábio AvellarVP da TIM.

Para Rafaello Ramundosócio diretor da Novo Traço, responsável pela criação e organização do evento, o maior objetivo é proporcionar uma experiência inesquecível para as pessoas: “Nosso desafio é atrair e encantar. Vamos levar para a praia de Copacabana o máximo de qualidade que o entretenimento deve ter, com total segurança e organização. Uma estrutura que não deixa a desejar aos maiores eventos do mundo, totalmente gratuito”.

Programação diversa

Na abertura, sábado, 20 de maio, a programação terá as mulheres como protagonistas e abre com a potiguar Juliana Linhares acompanhada do grupo Monobloco, liderado por Pedro Luís. A apresentação contará ainda com a participação de Aline Paes. Logo depois, é a vez do Axé de Daniela Mercury trazer o clima baiano para as areias de Copacabana, com sucessos como “Canto da Cidade”, “Maimbe Danda” e “Swing da Cor”.

Antes, para marcar a abertura do TIM Music Rio, a Bateria do Instituto TIM — formada por cerca de 50 crianças, adolescentes e adultos com e sem deficiência — fará uma apresentação. O projeto, que existe desde 2010, promove educação musical e inclusão ao unir pessoas sem deficiência com ritmistas com algum tipo de deficiência, como surdez, autismo e Síndrome de Down. Liderado pelo Mestre Mangueirinha, da Vila Isabel, o grupo trará no repertório grandes clássicos da música brasileira.

No dia seguinte, domingo, 21 de maio, o evento abre com um encontro de gerações, com uma roda de samba comandada por Pretinho da Serrinha com a presença de um convidado ilustre: Jorge Aragão. No repertório, sucessos para o povo cantar. E, para encerrar, Matuê, um dos maiores nomes do trap nacional da atualidade, e que já teve três das seis músicas no primeiro lugar no spotify, com sucessos como “Deixe-Me Ir”, “Máquina do Tempo”, “MDS”, “Quer Voar”, “Malvadão” e “Vampiro”.

Segundo fim de semana

No sábado, 27 de maio, o segundo fim de semana do TIM Music Rio começa com a banda Bala Desejo, formada pelos cantores e compositores Dora Morelenbaum, Julia Mestre, Lucas Nunes e Zé Ibarra, com seu som que mistura bossa-nova, indie pop, música tropicalista, pop rock e MPB. Logo depois, o público vai ser presenteado com o show de Caetano Veloso. O artista vai levar para as areias de Copacabana o show de sua turnê atual: #MeuCoco. A animação do cantor se traduz em um post no twitter onde anunciou o seu show: “Alô, turma do Rio de Janeiro! Estão com saudades? Então anotem na agenda: dia 27/05 estarei na Praia de Copacabana, no TIM Music Rio… Chamem todo mundo. Vai ser lindo!” Post

No domingo, 28 de maio, último dia de festival, a cantora e compositora Liniker sobe ao palco, interpretando músicas de seu repertório como “Zero”, “Baby 95” e “Bem Bom”. Em seguida, em uma fusão do gênero jamaicano com acordes afro-brasileiros, o BaianaSystem encerra o festival com seu show repleto de simbolismos, com sucessos como “Sulamericano”, “Reza Forte”, “Duas Cidades”, entre outros.

TIM e música

A TIM retomou, no ano passado, sua plataforma de música, depois de um breve hiato provocado pela pandemia. A operadora sempre foi reconhecida como grande incentivadora de projetos musicais no Brasil e o retorno das ações foi marcado, principalmente, pelo patrocínio de grande sucesso ao Rock in Rio Brasil 2022. Durante o evento, a marca foi a segunda mais comentada das redes sociais, com 85 mil menções. Foram destaques ainda iniciativas como o TIM Music Rio — maior festival gratuito de música, realizado na Praia de Copacabana; o Festival TIM Music Mulheres Positivas, para exaltar o talento de grandes cantoras; e o TIM Music Maranhão, primeiro projeto proprietário no Nordeste.

Em 2023, a operadora patrocinou o Festival de Verão de Salvador, realizando o primeiro grande evento 5G do Nordeste. No Carnaval, conectou com a rede de quinta geração três das principais festas do Brasil: Marquês de Sapucaí (Rio de Janeiro), Recife (Pernambuco) e o circuito Barra-Ondina (Salvador). A ação mais recente foi a segunda edição do TIM Music Noites Cariocas, no Morro da Urca.

Novo Traço

Com 16 anos de mercado, a Novo Traço é uma empresa de Live Marketing especializada em proporcionar o diálogo de grandes marcas com seus públicos através de projetos culturais. Sob o comando de seu fundador, Rafaello Ramundo, a empresa cria, organiza e realiza eventos nas áreas de música, de cinema, entre outros, sempre entregando máxima qualidade de entretenimento, com segurança e organização. Além do TIM Music Rio, se destacam em seu portfólio outros projetos para a empresa de telecom, como o Festival Mulheres Positivas e TIM Music Maranhão. A Novo Traço também é responsável pelo EMS Música em Movimento, Festival Enel Por Você, Prudential Concerts, entre outros.

SERVIÇO


Datas: 20, 21, 27 e 28 de maio de 2023

Local: Praia de Copacabana, altura do Posto 4, RJ

Abertura: 16h

Encerramento: 20h

Gratuito

Acessibilidade: O espaço é equipado com banheiros adaptados, rampas e um espaço dedicado para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Os shows contarão com intérpretes de libras.

Informações gerais:

A estrutura contará com 40 banheiros químicos e dois postos médicos no canteiro central da avenida Atlântica

PROGRAMAÇÃO

20 de maio, sábado – 16h

Monobloco e Juliana Linhares convidam Aline Paes

Daniela Mercury

21 de maio, domingo – 16h

Roda de Samba do Pretinho da Serrinha convida Jorge Aragão

Matuê

27 de maio, sábado – 16h

Bala Desejo

Caetano Veloso

28 de maio, domingo – 16h

Liniker

BaianaSystem

Compartilhe esta notícia