Jaraguá do Sul – O Ira! teve quatro shows cancelados no Sul do país após declarações de Nasi contra bolsonaristas durante apresentação em Contagem (MG). A empresa 3AM Entretenimento informou que a decisão se deu por “acontecimentos recentes envolvendo a banda”.
A apresentação em Minas Gerais terminou com protestos e vaias do público, após o vocalista gritar “sem anistia”, em alusão aos atos golpistas de 8 de janeiro. Em resposta, ele pediu que os bolsonaristas deixassem o show.
Cancelamentos atingem SC e RS
Os shows estavam agendados para Jaraguá do Sul e Blumenau, em Santa Catarina, além de Caxias do Sul e Pelotas, no Rio Grande do Sul. A produtora declarou que “não houve alternativa” a não ser cancelar os eventos após desistências de patrocinadores e queda na venda de ingressos.
O Centro Cultural Scar, responsável apenas pela locação do espaço em Jaraguá do Sul, também se manifestou. O local informou que não tem envolvimento com a produção e que os valores dos ingressos serão devolvidos.
Pronunciamento de Nasi gerou crise
Durante o show em Contagem, Nasi reagiu às vaias após sua manifestação política.
“Para vocês que estão vaiando, eu vou falar uma coisa: tem gente que acompanha o Ira!, mas nunca entendeu o Ira!”, afirmou.
“Tem gente que é reacionária, bolsonarista. Isso não tem nada a ver, gente. Por favor, vão embora!”
A atitude do vocalista dividiu opiniões. Porém, a fala repercutiu negativamente nas cidades do Sul, o que afetou diretamente o desempenho comercial da turnê.
Produtora justifica decisão
A 3AM Entretenimento, responsável pelos eventos, declarou que a repercussão comprometeu o andamento da turnê.
“Recebemos inúmeros pedidos de cancelamento de ingressos, desistência de patrocinadores e o risco claro de não progressão das vendas até as datas dos shows”, diz trecho do comunicado.
A produtora ainda afirmou que artistas deveriam “subir ao palco apenas para apresentar suas músicas e talentos”.
Banda é conhecida por posições políticas
Fundado em 1981, o Ira! é um dos grupos mais marcantes do rock nacional. As letras da banda abordam temas sociais e políticos desde os anos 1980.
Nasi tem se posicionado publicamente contra o bolsonarismo em diferentes ocasiões. Segundo ele, a postura da banda sempre foi clara em relação a temas políticos.
Entenda os cancelamentos do Ira! no Sul
- Os shows cancelados ocorreriam em quatro cidades: Jaraguá do Sul, Blumenau, Caxias do Sul e Pelotas.
- A decisão veio após o episódio em Contagem (MG), em que o vocalista criticou bolsonaristas.
- A produtora alegou queda nas vendas e perda de apoio de patrocinadores.
- O Scar, em SC, apenas alugou o espaço e não organizou o evento.
- O valor dos ingressos será devolvido automaticamente em até 30 dias.