InícioCulturaExposição Vírus começa dia 27 de abril no Parque Lage

Exposição Vírus começa dia 27 de abril no Parque Lage

Publicado em

Durante os primeiros meses de confinamento da pandemia de Covid-19, entre março e abril de 2020, o fotógrafo francês Antoine d’Agata, fotógrafo associado da agência Magnum Photos e um dos mais importantes da atualidade, lançou seu olhar sob a grande ameaça enfrentada pelo mundo naquele período.

Fazendo uso de uma câmera térmica acoplada ao celular, documentou a dualidade que Paris vivia: a rotina nas ruas vazias e o caos dos hospitais lotados. O uso do dispositivo térmico feito por Antoine permitiu retratar o calor dos corpos e objetos e os sinais de vida, e não a luz ou a superfície daquilo que está diante do sensor.

Um ano e meio depois, em novembro de 2021, Antoine veio ao Brasil para dar continuidade a este ensaio fotográfico que gerou mais de 13 mil fotos, e registrou momentos da pandemia na Bio-Manguinhos/Fiocruz e no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. As imagens destes dois momentos distintos compõem a exposição “Vírus” que ocupará as Cavalariças do Parque Lage, no Rio de Janeiro, de 27 de abril a 19 de junho, com entrada franca. A exposição monográfica será apresentada lado a lado da exposição ‘Bando’, proposta pela artista paulistana Carmela Gross. Juntas, as exposições compõem a primeira fase do programa expositivo ‘Escândalo’.

© Antoine d’Agata - Magnum Photos Rio de Janeiro
© Antoine d’Agata – Magnum Photos Rio de Janeiro


 Para Ulisses Carrilho, curador da EAV Parque Lage, “a poética de d’Agata poderia ser narrada como consoante à ideia de transgressão da forma, proposta por Georges Bataille, grande pensador do erotismo, outro tema caro ao artista. Segundo leituras interpretativas a partir de Bataille, o autor trabalharia a partir de uma iconografia dilacerante, dilacerada. A transgressão da forma não como recusa, mas como abertura de um corpo a corpo. Nessa iconografia, o corpo humano apresenta-se não apenas como justa medida harmônica, mas um organismo destinado à desfiguração. Neste sentido, tomamos aqui a dilacerante desfiguração do corpo individual operada por D’Agata para especular se esta desindividualização não ousaria propor-se como método de operação: a formação de um corpo coletivo, tanto corpo social, quanto corpo da imagem”.

Advertisement

“Este trabalho é dominado pelo uso da tecnologia térmica porque oferece a habilidade de capturar informação de uma forma que a fotografia como a conhecemos não consegue. Não é uma questão de estética, mas de uma técnica em desenvolvimento que me permite gerar uma linguagem visual que apreende a realidade sob uma perspectiva ao mesmo tempo existencial e política”, explica Antoine.

O fotógrafo francês se interessou particularmente em registrar a movimentação nas emergências dos hospitais, a interação entre médicos, motoristas de ambulância, enfermeiros e pacientes. “Tentei apreender essa ambivalência entre solidariedade e contaminação, essa inevitabilidade da morte social e fisiológica, atravessando a linguagem dos sentidos”, conta d’Agata.

Obras desta série já foram expostas na França, México, Japão, China, Itália, Coréia do Sul, Bulgária, Espanha e Ucrânia. Cerca de 1000 fotos chegam ao Brasil no final deste mês e reúnem pela primeira vez os registros feitos no país. As imagens inéditas compõem painéis gigantes instalados na cavalariça do Parque Lage.

Sob curadoria do artista, a Mostra também inclui um texto-abecedário, produzido a partir do encontro de Antoine com o jovem escritor da Maré, Math de Araújo. A expo incluirá também textos de outros artistas de comunidades cariocas, dando espaço para novos pontos de vista sobre a pandemia. E para completar, “Vírus” contará com a exibição do vídeo experimental “A vida nua” criado por Antoine como parte deste projeto.

© Antoine d’Agata - Magnum Photos Rio de Janeiro
© Antoine d’Agata – Magnum Photos Rio de Janeiro

Ao longo de 30 anos, Antoine d’Agata já fotografou em diversos países e publicou cerca de cinquenta obras. Escritor, fotógrafo e cineasta, é membro e já foi diretor da renomada agência internacional Magnum Photos. Sua obra foi objeto de exposições individuais, que passaram por vários museus, e está presente em coleções públicas e privadas de diversas nações. Criador do abecedário, em conjunto com o fotógrafo francês, Math de Araujo é autor do zine “A reza” (2017) e do livro “Maré cheia” (2018), co-autor da peça sonora “Becos” (2020), e também criador do Slam Maré Cheia, roteirista, fotógrafo, do basquete, do Hip-Hop e dos games.

Trabalho de Antoine d’Agata também em São Paulo


A partir de 1º de maio, o trabalho de Antoine d’Agata em torno da pandemia também poderá ser visto em São Paulo, na Mostra “Psicodemia”, com instalações na Praça das Artes e Galeria Lume. A Mostra tem curadoria de Fábio Furtado, Roberta Saraiva Coutinho e Rodrigo Villela e reunirá as imagens da pandemia de Covid-19 capturadas em Paris, Rio de Janeiro e também na Cracolândia, em São Paulo.

Consulado da França – Programação intensa em 2022
 

Em 2022, o Consulado da França no Rio promoverá cinco eventos de arte com temáticas diversas na cidade do Rio de Janeiro, ocupando vários espaços culturais. “Vírus” é a primeira mostra a ser exibida em abril. No mês de julho, o Parque das Ruínas abrigará o ensaio fotográfico de Pauline Daniel sobre desperdício alimentar. Em seguida, serão realizadas duas parcerias com o Instituto Goethe do Rio de Janeiro: no mês de setembro, um projeto de arte urbana e grafite na Zona Portuária reunirá artistas nacionais e internacionais; já em outubro, a Sala Cecília Meireles será palco de um Cine Concerto, com a exibição de curtas-metragens e filmes de animação mudos franceses, alemães e brasileiros, com trilha sonora criada pela percussionista Lan Lanh especialmente para a ocasião. Além disso, o Cine Concerto terá apresentações nas lonas e arenas culturais da Secretaria Municipal de Cultura. E fechando este calendário, o MAR apresentará o trabalho do fotógrafo Ludovic Carème realizado em comunidades do Rio de Janeiro, São Paulo e na Amazônia.

Sobre a EAV Parque Lage

A Escola de Artes Visuais foi criada em 1975, pelo artista Rubens Gerchman, para substituir o Instituto de Belas Artes (IBA). Seu surgimento acontece em plena Guerra Fria na América Latina, durante o período de forte censura e repressão militar no Brasil. A EAV afirma-se historicamente por seu caráter de vanguarda, como marco da não conformidade às fronteiras e categorias, e propõe regularmente perguntas à sociedade por meio da valorização do pensamento artístico. Alguns exemplos marcantes da história do Parque Lage são a utilização do palacete como sede do governo da cidade de Alecrim em Terra em Transe, dirigido por Glauber Rocha em 1967; e a exposição “Como Vai Você, Geração 80?”, que reuniu 123 jovens artistas de diferentes tendências numa mostra que celebrava a liberdade e o fim do regime militar. O palacete em estilo eclético foi também palco de “Sonhos de uma noite de verão”, clássico shakespeariano, e serviu como locação para Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade. A Escola de Artes Visuais do Parque Lage está voltada prioritariamente para o campo das artes visuais contemporâneas, com ênfase em seus aspectos interdisciplinares e transversais. Abrange também outros campos de expressão artística (música, dança, cinema, teatro), assim como a literária, vistos em suas relações com a visualidade. As atividades da EAV contemplam tanto as práticas artísticas como seus fundamentos conceituais. A EAV Parque Lage configura-se como centro educacional aberto de formação de artistas e profissionais do campo da arte contemporânea. Como referência nacional, com uma consistente imagem no meio da arte, a EAV busca criar mecanismos internos e linhas de atuação externa que permitam um diálogo produtivo com a cidade e com o circuito de arte nacional e internacional. A instituição integra a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado do Rio de Janeiro.

Serviço Rio de Janeiro:

Antoine d’Agata — Vírus

Parque Lage. Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico.

Data: De 27 de abril a 19 de junho. Fecha às quartas.

Horário de funcionamento (Mostra): das 9h às 17h.

Entrada franca.

Não é necessário agendamento prévio online para visitar a Mostra, apenas se quiser visitar

também o Palacete do Parque Lage

Redacao
Redacaohttps://diariocarioca.com
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca

Últimas Notícias

Carioca Shopping promove Arraiá Carioca 

A partir do dia 23, em dois finais de semana, o evento vai reunir as melhores atrações em uma grande festa junina

Festa junina do Bangu Shopping promete agitar Zona Oeste do Rio

Com comidas típicas, quadrilhas e forró pé de serra, evento apresenta o melhor da festa junina durante fim de semana

Arraiá do Mãe Joana: atrações temáticas durante 2 meses em Botafogo

O Arraiá do Mãe Joana já começou e só termina em agosto! Durante os...

Queda no desmatamento da Amazônia é alento, mas situação do Cerrado preocupa

O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) vê com alento a redução no desmatamento na Amazônia, de 31% entre janeiro e maio deste ano, segundo dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)
Betsul
Mega Loterias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAis do Autor

Carioca Shopping promove Arraiá Carioca 

A partir do dia 23, em dois finais de semana, o evento vai reunir as melhores atrações em uma grande festa junina

Festa junina do Bangu Shopping promete agitar Zona Oeste do Rio

Com comidas típicas, quadrilhas e forró pé de serra, evento apresenta o melhor da festa junina durante fim de semana

Arraiá do Mãe Joana: atrações temáticas durante 2 meses em Botafogo

O Arraiá do Mãe Joana já começou e só termina em...

Queda no desmatamento da Amazônia é alento, mas situação do Cerrado preocupa

O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) vê com alento a redução no desmatamento na Amazônia, de 31% entre janeiro e maio deste ano, segundo dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)

- A word from our sponsors -

spot_img

Carioca Shopping promove Arraiá Carioca 

A partir do dia 23, em dois finais de semana, o evento vai reunir as melhores atrações em uma grande festa junina

Festa junina do Bangu Shopping promete agitar Zona Oeste do Rio

Com comidas típicas, quadrilhas e forró pé de serra, evento apresenta o melhor da festa junina durante fim de semana

Arraiá do Mãe Joana: atrações temáticas durante 2 meses em Botafogo

O Arraiá do Mãe Joana já começou e só termina em agosto! Durante os meses de junho e julho, a casa vai estar com decoração temática e com atrações diárias, com brincadeiras, promoções especiais e comidas e bebidas típicas:Salsichão - $15(Farofa + vinagrete)Milho verde - $10(Manteiga de...

Queda no desmatamento da Amazônia é alento, mas situação do Cerrado preocupa

O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) vê com alento a redução no desmatamento na Amazônia, de 31% entre janeiro e maio deste ano, segundo dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)

Beneficiários do Bolsa Família terão acesso gratuito a todos os medicamentos do Farmácia Popular

Governo Federal retoma o programa com expansão da oferta gratuita de medicamentos e credenciamento de novas unidades em 811 municípios de maior vulnerabilidade. Agora, contraceptivos e tratamentos para osteoporose também serão gratuitos a toda população

Inflação cai para 0,23% em maio e Brasil tem o menor acumulado no ano desde 2020

País registra queda de preços no setor de transportes e artigos para residência. Índice despenca na alimentação. Variação no INPC também desacelera em maio

Expedição flagra espécies raras na Baía de Guanabara

Batizado de Expedição Águas Urbanas, estudo que conta com apoio da OceanPact e da Águas do Rio deve durar 18 meses, com mergulhos semanais no Rio de Janeiro