“Poder do Voto” é tema do Aparecida Debate


Com mediação do jornalista Eduardo Miranda, o “Aparecida Debate” desta terça-feira (7/6), às 21h30, vai tratar de um assunto de extrema importância em tempos de eleição: o “Poder do Voto”. A produção buscou trabalhar o tema por ser um momento decisivo e importante para a história do Brasil. O “Poder do Voto” é uma forma de o cidadão demonstrar sua opinião, preferência, vontade e, principalmente, escolha. Uma conquista consolidada com a Constituição de 1988, que ampliou os critérios da democracia representativa no país.

O programa destaca que todos os brasileiros com mais de 16 anos, homens ou mulheres, alfabetizados ou analfabetos, têm o direito de escolher o seu representante nos diferentes níveis de poder pelo voto. Mas ressalta que não é de hoje que esse importante instrumento de participação política tem sido utilizado como meio de protesto. Dados levantados pela produção apontam que nas eleições presidenciais de 2018, o total de votos nulos foi o maior registrado desde 1989: 8 milhões e meio.

Para discutir o assunto participa do “Aparecida Debate” desta semana Alexandre Rollo, advogado especialista em direito eleitoral, professor universitário, mestre e doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC de São Paulo. Ele também é coordenador do curso de pós-graduação em Direito Eleitoral da Faculdade Damásio e conselheiro estadual da OAB de São Paulo.

Outra convidada é Dora Soares, cientista política formada pela Unesp de Araraquara, interior paulista, trabalha com políticas públicas e produção de textos. É militante do movimento feminista e defensora dos direitos de minorias políticas.

“Aparecida Debate”, terça-feira, às 21h30