'Conversa com Bial' discute educação brasileira e políticas públicas a partir do 'Criança Esperança'

Divulgação GloboO ‘Conversa com Bial’ de hoje, dia 09, traça um cenário sobre o Brasil atual principalmente sob a perspectiva da educação, trazendo a atuação do ‘Criança Esperança’, que há 37 anos é uma das maiores campanhas sociais do país, e que neste ano chega ancorada no conceito “Educação é a nossa esperança”. Para discorrer sobre o assunto participam Marlova Noleto, diretora da UNESCO no Brasil, e Preto Zezé, presidente nacional da CUFA – Central Única das Favelas -, um dos beneficiados por esta edição do CRIESP.

A UNESCO é parceira da Globo no ‘Criança Esperança’ desde 2004, e Marlova relembra a história da iniciativa, que teve a primeira edição em 1986, antes da criação de regulamentações como o Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990, e a própria Constituição Federal, de 1988. “Os direitos da criança, do adolescente, da juventude, precisam ser reconhecidos, e precisamos que o poder público universalize esses direitos […]. Portanto, precisamos de um poder público parceiro e atuante”, diz. Sobre a atuação das Organizações Sociais Não-Governamentais, defende: “As ONGs avançaram muito, e têm muito mais capacidade de propor iniciativas que são muito inovadoras, e hoje o ‘Criança Esperança’ apoia projetos em todo o Brasil, tendo como foco principal a educação, porque só a educação transforma o mundo. Somente a educação é capaz de interromper o ciclo e a transmissão intergeracional da pobreza”.

Preto Zezé concorda, e coloca que o objetivo da CUFA, além de gerir ações sociais, é influenciar políticas públicas: “Trabalhamos para pautar uma agenda da sociedade, porque vivemos um momento de transição no Brasil em que precisamos que a sociedade proteja essa agenda pública”, expõe.

Neste ano, os recursos arrecadados pelo ‘Criança Esperança’ serão destinados a 71 instituições espalhadas pelo país, sendo 22 delas beneficiadas pela primeira vez. As doações podem ser feitas pelo tradicional telefone 0500, pela chave pix [email protected], e também pelo site www.criancaesperanca.com.br. Já o tão esperado show será no dia 15 de agosto, logo após ‘Pantanal’, com apresentação de um super quarteto: Taís Araujo, Tadeu Schmidt, Marcos Mion e Paulo Vieira. 

Com direção artística de Monica Almeida, o ‘Conversa com Bial’ vai ao ar na TV Globo de segunda a sexta, após o ‘Jornal da Globo’. O programa também é exibido no canal internacional da Globo e em simulcast no Globoplay. As entrevistas também podem ser acompanhadas no podcast ‘Conversa com Bial’, disponível no Globoplay ou em qualquer plataforma de áudio.