Museu do Amanhã vence prêmio internacional do ICOM

Equipamento cultural foi reconhecido na categoria Filme/Vídeo em cerimônia realizada em Praga na tarde hoje (25)

O Museu do Amanhã acaba de vencer o prêmio do festival de audiovisual e inovação do ICOM, o Conselho Internacional de Museus. O equipamento cultural se destacou na categoria “Filme/Vídeo” com a produção autoral “The Digital Transformation during a epidemic lock-down”.  A cerimônia aconteceu na tarde de hoje (25), em Praga, na presença de Alexandre Fernandes, Curador de Inovação do Museu do Amanhã. 

“O vídeo vencedor do prêmio é a tradução do trabalho realizado pelo Museu do Amanhã durante a pandemia, quando fomos ao encontro do nosso público por meio de uma rápida e bem estruturada migração para o ambiente online. Esse reconhecimento reforça o impacto dessa produção audiovisual e também destaca a importância de levar cultura e conhecimento até as pessoas”, conta Maria Garibaldi, Diretora Executiva do Museu do Amanhã. 

Alexandre Fernandes, Curador de Inovação do Museu do Amanhã com o prêmio
Alexandre Fernandes, Curador de Inovação do Museu do Amanhã com o prêmio

Sob o comando do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), o Museu do Amanhã se reinventou durante a pandemia e buscou soluções criativas para continuar levando conteúdos de qualidade ao seu público, mesmo no período de isolamento social. No vídeo vencedor do prêmio, a equipe do Museu registra os desafios e as ações realizadas que colaboraram para criar novas relações e estreitar laços já estabelecidos.

Em um ano, o Museu produziu mais de 80 horas de programação online. Como resultado, o canal oficial do Museu no Youtube obteve um crescimento de 207% e atingiu mais de 270 mil visualizações. Além do impacto nas redes, o Museu conseguiu ampliar o alcance e atrair pessoas de diversas partes do mundo. 

“Museus: Inspirando Futuros” foi o tema da edição deste ano da premiação. Os quesitos para a premiação foram tema com referência compreensível e cientificamente sólido, além de eficiência no alcance ao público-alvo. A educação e a transferência de conhecimento e a cooperação com o público no trabalho museológico também foram critérios para a escolha. 

OF@IMP (Festival of Audiovisual and Innovative Museum Media Productions) é organizado pela AVICOM, ICOM International Committee for Audiovisual, New Technologies and Social Media. O F@imp visa incentivar e reconhecer produções audiovisuais e inovações tecnológicas multimídia iniciadas ou produzidas por instituições culturais em todo o mundo.
 

Sobre o Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo. Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu conta com o Banco Santander como patrocinador máster, a Shell Brasil, ArcelorMittal e Grupo CCR como mantenedores e uma ampla rede de patrocinadores que inclui Engie, Americanas, IBM e B3.  Tendo a Globo como parceiro estratégico e Copatrocínio da Light e Raia Drogasil. Conta ainda com apoio de EY, Sodexo, EMS,  Rede D’Or, White Martins, Bloomberg, Colgate, Chevrolet, TechnipFMC, Universidade Veiga de Almeida, Unimed-Rio, Dataprev e Granado. Além da Accenture e o British Council apoiando em projetos especiais, contamos com os parceiros de mídia Artplan, SulAmérica Paradiso e Rádio Mix.

Sobre o IDG

O IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão é uma organização social sem fins lucrativos especializada em gerir centros culturais públicos e programas ambientais. Atua também em consultorias para empresas privadas e na execução, desenvolvimento e implementação de projetos culturais e ambientais. Responde atualmente pela gestão do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, Paço do Frevo, em Recife, como gestor operacional do Fundo da Mata Atlântica e como realizador das ações de conservação e consolidação do sítio arqueológico do Cais do Valongo, na região portuária do Rio de Janeiro. Também é responsável pela implementação da museografia do Memorial do Holocausto, a ser inaugurado em 2022 no Rio de Janeiro. Saiba mais no link. Em 2022, o IDG se tornou o responsável pela implementação do Museu das Favelas, em São Paulo