Canal Brasil completa 24 anos e exibe mostra especial durante todo o mês de setembro

“Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, uma coprodução do Canal Brasil, está na programação especial. Crédito: Divulgação.


O Canal Brasil celebra em setembro 24 anos no ar! Para comemorar, a programação deste mês traz uma série de filmes coproduzidos pelo canal que foram sucesso em festivais de cinema pelo país e pelo mundo e tiveram grande repercussão com o público. Durante todos os sábados e domingos de setembro, serão exibidos documentários às 14h e ficções às 23h30. E no dia 18 (domingo), data do aniversário, o assinante é presenteado com uma maratona de grandes filmes a partir das 9h30 e encerrando na madrugada do dia 19.

 

Durante a seleção de longas do fim de semana, o telespectador poderá assistir a filmes premiados da ficção contemporânea como “Babenco — Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou” (primeiro documentário indicado pela Academia Brasileira de Cinema como representante do país a concorrer uma vaga ao Oscar 2020), “Bacurau” (o grande destaque do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em 2020, com seis troféus), “A Vida Invisível” (recebeu em 2019 o prêmio “Espiga de Prata”, o segundo mais importante da Semana Internacional de Cinema, realizado em Valladolid, na Espanha) e “Gabriel e a Montanha” (vangloriado com dois prêmios na Semana da Crítica de Cannes: de revelação e da Fundação Gan, em 2017). “Divinas Divas” (eleito melhor filme, de acordo com o voto popular, no Festival do Rio, Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro e no evento SXSW), “Rock Brasília – Era de Ouro”, “Loki – Arnaldo Baptista”, “Jorge Mautner — O Filho do Holocausto” (escolhido nas categorias Melhor Montagem, Melhor Roteiro e Melhor Trilha no Festival de Gramado), “O Animal Cordial”, “O Silêncio do Céu” (Melhor Filme Brasileiro, Prêmio Especial do Júri e Melhor Som também em Gramado), “Barretão”, “Dzi Croquettes” (considerado o Melhor Documentário – pelo júri e voto popular – no Festival do Rio) e “Divino Amor” também estão na lista de documentários presentes na mostra.

Já no aniversário do Canal, os filmes exibidos serão: “Bob Cuspe — Nós Não Gostamos de Gente” (vencedor em quatro categorias no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2022, entre elas Melhor Longa Animação e Melhor Primeira Direção), “Primeiro Dia de Um Ano Qualquer” (premiado na categoria Melhor Roteiro no Festival de Gramado), “Três Verões” (Melhor Atriz e Prêmio do Júri da Crítica no Málaga Film Festival), “Mussum Um Filme do Cacildes”, “Rasga Coração”, “Ferrugem” (grande vencedor do 46º Festival de Gramado, onde recebeu o prêmio de Melhor Longa-Metragem Brasileiro e ganhou o Kikito nas categorias Melhor Roteiro e Melhor Desenho de Som), “Mãe Só Há Uma”, “Benzinho” (o maior destaque do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em 2019, vencendo em seis categorias: melhor filme, melhor direção, melhor atriz, melhor atriz coadjuvante, melhor roteiro original e melhor montagem de ficção) e “Piedade”, que em sua estreia no Festival de Brasília 2019, levou os prêmios de Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Direção de Arte e o Prêmio Especial do Júri.

SOBRE O CANAL BRASIL

O Canal Brasil é, hoje, o canal responsável pela maior parte das parcerias entre TV e cinema do país e um dos maiores do mundo, com 365 longas-metragens coproduzidos. No ar há mais de duas décadas, apresenta uma programação composta por muitos discursos, que se traduzem em filmes dos mais importantes cineastas brasileiros, e de várias fases do nosso cinema, além de programas de entrevista e séries de ficção e documentais. O que pauta o canal é a diversidade e a palavra de ordem é liberdade — desde as chamadas e vinhetas até cada atração que vai ao ar.

A programação completa da Mostra Canal Brasil segue logo abaixo.

Mostra Canal Brasil

 

Sábado, 03/09

 

Loki – Arnaldo Baptista (2008) (120′)

Direção: Paulo Henrique Fontenelle

Horário: 14hrs

Classificação: Livre

Sinopse: A trajetória do músico Arnaldo Baptista desde a infância, passando pela fase de maior sucesso como líder d’Os Mutantes e pelo casamento com Rita Lee, além de sua separação, depressão e volta por cima.

 

Bacurau (2019) (130′)

Direção: Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles

Horário: 23h30

Classificação: 16 Anos

Sinopse: Pouco após a morte de dona Carmelita, aos 94 anos, os moradores de um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade pela primeira vez. Quando carros se tornam vítimas de tiros e cadáveres começam a aparecer, Teresa (Bárbara Colen), Domingas (Sônia Braga), Acácio (Thomas Aquino), Plínio (Wilson Rabelo), Lunga (Silvero Pereira) e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Falta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.

Domingo, 04/09

 

Jorge Mautner — O Filho do Holocausto (2012) (93′)

Direção: Heitor D’Alincourt e Pedro Bial

Horário: 14hrs

Classificação: 10 Anos

Sinopse: O documentário O Filho do Holocausto traz à luz a vida e obra de Jorge Mautner. Filho de refugiados europeus (um judeu austríaco e uma católica iugoslava), ele aprendeu apenas três acordes e realizou uma importante obra, que transcendeu o campo musical e foi reverenciada por importantes nomes da cultura nacional, como Gilberto Gil e Caetano Veloso.

O Animal Cordial (2018) (96′)

Direção: Gabriela Amaral Almeida

Horário: 23:30

Classificação: 18 Anos

Sinopse: Um restaurante de classe média em São Paulo é invadido, no fim do expediente, por dois ladrões armados. O dono do estabelecimento, o cozinheiro, uma garçonete e três clientes são rendidos. Entre a cruz e a espada, Inácio – o homem pacato, o chefe amistoso e cordial — precisa agir para defender seu restaurante e seus clientes dos assaltantes.

 

Sábado, 10/09

Divinas Divas (2016) (110′)

Direção: Leandra Leal

Horário: 14hrs

Classificação: 14 Anos

Sinopse: Divinas Divas aborda a primeira geração de artistas travestis do Brasil. Rogéria, Valéria, Jane Di Castro, Camille K, Fujica de Holliday, Eloína, Marquesa e Brigitte de Búzios formaram, na década de 1970, o grupo que testemunhou o auge de uma Cinelândia 02 repleta de cinemas e teatros, cenário de contestação e provocação aos costumes da época. Um dos primeiros palcos a abrigar travestis no Brasil, o Teatro Rival era então produzido por Américo Leal, avô de Leandra Leal, diretora do documentário. O filme irá acompanhar o reencontro das artistas para a a montagem de um espetáculo, trazendo para a cena as histórias e memórias de uma geração que revolucionou o comportamento sexual e desafiou a moral de uma época.

 

O Silêncio do Céu (2016) (98′)

Direção: Marco Dutra

Horário: 23h30

Classificação: 14 Anos

Sinopse: Ao chegar em casa no meio da tarde, o roteirista Mário (Leonardo Sbaraglia) testemunha uma violação contra sua esposa Diana (Carolina Dieckmann) por dois homens desconhecidos. Oprimido, ele fica perplexo e não toma nenhuma atitude. Diana, sem saber que ele viu o crime, opta por manter tudo em segredo. O silêncio que cresce entre o casal nos dias que se seguem torna-se um tipo próprio de violência.

 

Domingo, 11/09

Babenco — Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou (2019) (75′)

Direção: Bárbara Paz

Horário: 14hrs

Classificação: 14 Anos

Sinopse: “Eu já vivi minha morte, agora só falta fazer um filme sobre ela” — disse o cineasta Hector Babenco a Bárbara Paz, ao perceber que não lhe restava muito tempo de vida. Ela aceitou a missão e realizou o último desejo do companheiro: ser protagonista de sua própria morte. Nesta imersão amorosa na vida do cineasta, ele se desnuda, consciente, em situações íntimas e dolorosas. Revela medos e ansiedades, mas também memórias, reflexões e fabulações, num confronto entre vigor intelectual e fragilidade física que marcou sua vida. Do primeiro câncer, aos 38 até a morte, aos 70 anos, Babenco fez do cinema remédio e alimento para continuar vivendo. Tell me when I die é o primeiro filme de Bárbara Paz mas, também, de certa forma, a última obra de Hector – um filme sobre filmar para não morrer jamais.

Sábado, 17/09

Rock Brasília — Era de Ouro (2011) (111′)

Direção: Vladimir Carvalho

Horário: 14hrs

Classificação: 12 Anos

Sinopse: Com imagens de arquivo, filmadas por Vladimir Carvalho desde o fim dos anos 1970, o documentário encerra uma trilogia sobre a construção cultural e ideológica da capital federal. Traz as bandas de Brasília Legião Urbana, Capital Inicial, Plebe Rude que fizeram a trajetória clássica do herói: vencer empecilhos e ir atrás de um grande desafio que era a conquista de um lugar na cultural nacional. Eles fazem parte da primeira geração de filhos de políticos, diplomatas e outros intelectuais que começou a surgir nos anos 1980.

A Vida Invisível (2019) (149′)

Direção: Karim Aïnouz

Horário: 23h30

Classificação: 16 Anos

Sinopse: Década de 1940. Eurídice (Carol Duarte) é uma jovem talentosa, mas bastante introvertida. Guida (Julia Stockler) é sua irmã mais velha, e o oposto de seu temperamento em relação ao convívio social. Ambas vivem em um rígido regime patriarcal, o que faz com que trilhem caminhos distintos: Guida decide fugir de casa com o namorado, enquanto Eurídice se esforça para se tornar uma musicista, ao mesmo tempo em que precisa lidar com as responsabilidades da vida adulta e um casamento sem amor.

Domingo 18/09

 

Bob Cuspe — Nós Não Gostamos de Gente (2021) (90′)

Direção: Cesar Cabral

Horário: 09h30

Classificação: 16 Anos

Sinopse: Animação stop-motion que mistura documentário, comédia e road-movie. Traz a história do personagem Bob Cuspe, um velho punk tentando escapar de um deserto pós-apocalíptico que é na verdade um purgatório dentro da mente de seu criador, Angeli, um cartunista passando por uma crise criativa.

Primeiro Dia de Um Ano Qualquer (2012) (81′)

Direção: Domingos Oliveira

Horário: 11h

Classificação: 14 Anos

Sinopse: O filme começa com o amanhecer e termina com o último raio de sol que se esconde na montanha durante um dia primeiro do ano numa rica casa de campo nos arredores do Rio. Cruzam-se muitos personagens, todos em crise, enfrentando as mais variadas finitudes e limitações, terminando por ter certeza: a vida continua e o mundo não vai acabar. Uma comédia comovente e engraçada, um filme panorâmico onde os muitos personagens buscam um sentido para viver.

Três Verões (2019) (93)

Direção: Sandra Kogut

Horário: 12h25

Classificação: 12 Anos

Sinopse: A cada verão, entre Natal e Ano Novo, o casal Edgar e Marta recebe amigos e família na sua mansão espetacular à beira mar. Em 2015 tudo parece ir bem, mas em 2016 a mesma festa é cancelada. O que acontece com aqueles que gravitam em torno dos ricos e poderosos quando a vida deles desmorona? Através do olhar de uma empregada e de um velho patriarca, ambos vítimas do sonho neoliberal, vemos um retrato do Brasil contemp

Mussum Um Filme do Cacildes (2018) (75′)

Direção: Susanna Lira

Horário: 14h

Classificação: 10 Anos

Sinopse: A trajetória do humorista e sambista Antônio Carlos Bernado Gomes, o “Mussum”, é contada de diferentes ângulos. São reveladas facetas mais sérias da figura que foi eternizada no imaginário popular brasileiro por sua participação no programa “Os Trapalhões”. Por trás de sua persona humorística e debochada, Antônio Carlos mantinha uma rotina de responsabilidades com sua família, projetos e compromissos.

Rasga Coração (2017) (115′)

Direção: Jorge Furtado

Horário: 15h15

Classificação: 14 Anos

Sinopse: Rasga Coração é uma adaptação da peça de Oduvaldo Vianna Filho e conta a história de Manguari Pistolão (Marco Ricca), militante anônimo que depois de quarenta anos de luta pelo que considera novo e revolucionário, vê o filho Luca (Chay Suede) acusá-lo de conservador, antiquado e anacrônico. Contando o dinheiro para fechar o mês, sofrendo com as dores de uma artrite crônica e num crescente conflito com o filho, Manguari passa em revista seu passado e se vê repetindo as mesmas atitudes de seu pai. A partir de uma relação entre pai e filho, o filme conta a história de um país partido.

 

Ferrugem (2019) (99′)

Direção: Aly Muritiba

Horário: 17h15

Classificação: 14 Anos

Sinopse: Assim como a maioria das meninas adolescentes Tati (Tiffanny Dopke) ama compartilhar sua vida nas redes sociais. Porém, quando menos espera, ela vai ter que amadurecer e lidar com as consequências de seus atos, depois que algo que ela não queria que se tornasse público é divulgado no grupo do WhatsApp de sua turma de colégio.

Mãe Só Há Uma (2016) (82′)

Direção: Anna Muylaert

Horário: 18h55

Classificação: 16 Anos

Sinopse: Pierre descobre que sua família não é biológica quando a polícia prende sua mãe. Confuso, ele vai atrás de seus parentes verdadeiros, que o conhecem como Felipe, e a nova realidade faz com que o rapaz encontre finalmente sua real identidade.

Benzinho (2018)

Direção: Gustavo Pizzi

Horário: 20h20

Classificação: 12 Anos

Sinopse: O primogênito de uma família de classe média é convidado para jogar handebol na Alemanha e lança sua mãe (Karine Teles) em uma espiral de sentimentos pois, além de ajudar a problemática irmã (Adriana Esteves), lidar com as instabilidades do marido (Otávio Müller) e se desdobrar para dar atenção ao seus outros filhos, ela terá de enfrentar sua partida antes de estar preparada para tal.

Piedade (2019) (98′)

Direção: Cláudio Assis

Horário: 21h55

Classificação: 16 Anos

Sinopse: A rotina dos moradores da fictícia cidade de Piedade é abalada pela chegada de uma grande empresa petrolífera, que decide expulsar todos de suas casas e empreendimentos para ter melhor acesso aos recursos naturais.

Sábado, 24/09

Barretão (2019) (85′)

Direção: Marcelo Santiago

Horário: 14hrs

Sinopse: Um relato sobre como futebol, cinema, fotojornalismo e a intimidade com o poder podem unir-se em uma figura protagonista da história brasileira: Luiz Carlos Barreto, mais conhecido como Barretão. Narrado em primeira pessoa, o documentário explora a visão de Barreto de si mesmo, contando sua trajetória artística e política, que se mistura com a história do cinema brasileiro como um todo.

Gabriel e a Montanha (2017) (131′)

Direção: Fellipe Gamarano Barbosa

Horário: 23h30

Sinopse: Antes de entrar para uma prestigiada universidade americana, Gabriel Buchmann decide tirar um ano para circundar o mundo. Depois de dez meses de viagem e imersão no coração de muitos países, ele decide visitar o Quênia, para descobrir o continente africano, até escalar o Monte Mulanje, no Malawi, seu destino final.

 

Domingo, 25/09

Dzi Croquettes (2010) (110′)

Direção: Tatiana Issa, Raphael Alvarez

Horário: 14hrs

Classificação: 10 Anos

Sinopse: Conheça a trajetória do irreverente grupo carioca Dzi Croquetes, que marcou o cenário artístico brasileiro nos anos 70.

Os diretores tiveram a sorte de encontrar o único registro que existe da troupe se apresentando num show, no caso em Paris, feito por uma equipe alemã. Aos poucos, através dos depoimentos, vai se reconstituindo a trajetória deles, sempre muito sincera, sem censura, sempre muito carinhosos. O nome veio mesmo de uma versão brasileira de um grupo americano que se chamava The Cockquettes, virando o brasileiro Dzi (ou seja The mal falado), Croquettes (que é uma coisa muito nacional). Há especial destaque para a presença de Lennie Dale, que foi um dos principais mentores e uma figura controvertida e fulgurante, que está merecendo um filme a parte. Ele teve uma vida incrível (vindo da Broadway se apaixonou pelo Brasil, foi atropelado por ônibus, foi preso por usar maconha, mas durante o ano que ficou na cadeia foi o rei da festa no presídio). Sem falar em drogas (que foram uma das causas do fim do grupo).

Divino Amor (2019) (180′)

Direção: Gabriel Mascaro

Horário: 23h30

Classificação: 18 Anos

Sinopse: Brasil, 2027. Uma devota religiosa usa seu ofício num cartório para tentar dificultar os divórcios. Enquanto espera por um sinal divino em reconhecimento aos seus esforços é confrontada com uma crise no seu casamento que termina por deixá-la ainda mais perto de Deus.