GloboNews exibe documentário inédito 'A ANTOLOGIA DA RAINHA - Uma vida em imagens' neste fim de semana

Divulgação GloboA GloboNews exibe, neste fim de semana, dias 10 e 11, o documentário inédito ‘A ANTOLOGIA DA RAINHA – Uma vida em imagens’. A produção, de 2022 – mesmo ano em que Elizabeth II completou o Jubileu de Platina e veio a falecer no último dia 8 – acompanha os principais momentos da vida da rainha, desde o nascimento até os últimos atos como monarca inglesa. O material também apresenta imagens, algumas pouco vistas na televisão brasileira, sobre a coroação, em 1953, quando Elizabeth II tinha apenas 27 anos de idade. Há ainda registros das comemorações, em junho deste ano, dos 70 anos de reinado de Elizabeth II, a primeira a alcançar esta marca.  

O longa começa com imagens de 1953, ano da coroação de Elizabeth II, quando houve uma grande festa por todo o país para celebrar o reinado. Era ainda um período incerto para os ingleses que, até aquele momento, não imaginavam o vínculo que iriam construir com a rainha. Na sequência, a produção reconta a atmosfera que se encontrava a Grã-Bretanha do dia 21 de abril de 1926, nascimento de Elizabeth, e as especulações da imprensa se ela seria a futura rainha. O documentário também lembra quando Elizabeth, aos 18 anos, conheceu o duque de Edimburgo, e os nascimentos do príncipe Charles e da princesa Anne. 

Também são registradas no documentário outras passagens, como o relacionamento entre Charles e Lady Di e, futuramente, a traição do então príncipe, assunto que disputava espaço nas manchetes dos tabloides ingleses. O longa também destaca a trágica morte de Lady Di, em 1997, e a comoção mundial diante da perda da “princesa do povo”. Ainda há registros da virada do milênio nos anos 2000 e, depois de vinte anos, a pandemia da Covid-19 e o inimaginável lockdown no Reino Unido. Por fim, o longa mostra as comemorações no dia 6 de fevereiro, quando a rainha Elizabeth II se tornou a primeira monarca britânica a celebrar a Jubileu de Platina marcando os 70 anos de reinado.  

‘A ANTOLOGIA DA RAINHA – Uma vida em imagens’ vai ao ar neste sábado, dia 10, às 20h30, no GloboNews Documentário. No domingo, dia 11, será reprisado, às 16h30, no canal.