Em 'Pantanal', Zefa tenta salvar José Leôncio da morte e acaba demitida

Divulgação Globo/João Miguel JúniorNão dura nada o retorno de Zefa (Paula Barbosa) à fazenda de Tenório (Murilo Benício). Após ser importunada por Renato (Gabriel Santana) e ainda receber uma cantada de Solano (Rafa Sieg), ela ouve os dois conversando e descobre o plano de matar José Leôncio (Marcos Palmeira). Apavorada, ela dá uma desculpa qualquer à Zuleica (Aline Borges) e foge rumo à fazenda vizinha.

Lá chegando, não pensa duas vezes: conta tudo que ouviu ao antigo patrão, que fica incrédulo. José Leôncio considera e resolve conversar com Maria Bruaca (Isabel Teixeira) para saber se seu ex-marido seria realmente capaz de uma atitude como essa e a afirmativa de Maria o surpreende. Ainda assim, ele prefere não tomar nenhuma atitude precipitada, pois entende que não há provas sobre a intenção do grileiro.

Quem não tem a mesma quietude do fazendeiro é Alcides (Juliano Cazarré), que age por conta própria diante da serenidade do patrão. Ele e Zaquieu (Silvero Pereira) abordam Solano na calada da noite. Embora surpreso, o matador está preparado, pois quando Tenório soube que Zefa tinha levado todas as suas coisas, com uma pulga atrás da orelha pediu a Solano que escondesse sua arma. Portanto, antes de leva-lo dali, os peões reviraram todo seu quarto e não encontraram nada. 

Divulgação Globo/Estevam AvellarJosé Leôncio fica abismado ao saber da atitude de seus peões, que passaram a noite interrogando Solano sem conseguir tirar nada dele. O fazendeiro não aprova o que fizeram e por isso recebe Tenório e Renato em sua casa para que possam esclarecer toda a confusão que se armou. E aí é que as coisas perdem o rumo mesmo. Ardilosamente, Renato diz que Zefa está inventando essa história, assim como falou mal de Tadeu para eles e disse que José Leôncio dava em cima dela. 

O pai de Jove (Jesuíta Barbosa) fica estarrecido e pede que Zefa junte suas coisas para ir embora dali. O que ele não espera é que Tadeu (José Loreto) fique ao lado da namorada e diga que se ela for, ele vai também. As cenas estão previstas para irem ao ar a partir desta quinta-feira, 15 de setembro.

‘Pantanal’ é escrita por Bruno Luperi, baseada na novela original escrita por Benedito Ruy Barbosa. A direção artística é de Rogério Gomes e Gustavo Fernandez, direção de Walter Carvalho, Davi Alves, Beta Richard, Cristiano Marques e Noa Bressane. A produção é de Luciana Monteiro e Andrea Kelly, e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.