Em 'Travessia', Guida, Leonor e as surpresas da vida em Portugal

Divulgação Globo/Paulo BeloteAs irmãs Guida (Alessandra Negrini) e Leonor (Vanessa Giacomo) cresceram unidas como unha e carne, ainda que tenham personalidades bem diferentes. Guida é uma mulher vibrante e espontânea. Sempre foi a mais sociável das duas e passou a adolescência engatando e desengatando namoros. Não foi diferente com os casamentos e, no último deles, teve o filho Rudá (Guilherme Cabral). Leonor sempre admirou a irmã mais velha, quando pequena queria ser como ela. Mas seu caminho esteve ligado aos estudos no exterior, onde emendou cursos e especializações. As duas são primas da delegada Helô (Giovanna Antonelli).

Quando começa a história de ‘Travessia’, próxima novela das nove da TV Globo, Guida está morando em Portugal e de casamento marcado com Moretti (Rodrigo Lombardi). Eles se reencontraram há pouco tempo, mas são velhos conhecidos: anos atrás, o empresário foi namorado de Leonor. Ela, por sua vez, está a caminho do país especialmente para participar da cerimônia, depois de uma temporada no Canadá. Mas o reencontro das irmãs não é tão especial quanto elas esperam. De personalidade brincalhona, Guida faz suspense sobre quem é seu noivo. Ela não faz de propósito. É uma mulher bem-humorada e, até então, tinha certeza de que Moretti era página virada na vida da irmã. Quando Leonor descobre quem é o noivo, um mar de ressentimentos vem à tona. Mágoas antigas e profundas que nunca haviam sido verbalizadas aparecem, e a relação das duas, que parecia ser sólida e de cumplicidade, fica muito fragilizada. 

O choque é muito maior do que Leonor pode suportar, e ela não vê outra saída senão ir para o Brasil imediatamente, antes que possa testemunhar o enlace. A tarefa não é tão fácil, já que ela estava morando fora e não tem estrutura alguma no país. Sua expectativa é encontrar algum abrigo, ainda que temporário, na casa de sua Tia Cotinha (Ana Lucia Torre). Já Rudá não encara tão bem a situação de se ver sozinho com Guida em Portugal. Tia e sobrinho têm um relacionamento excelente. Com a mãe, é o contrário: o filho tem pouco diálogo e quase nenhuma intimidade. A relação entre eles fica ainda mais superficial após o casamento, já que Rudá e Moretti têm personalidades muito distintas. 

Em terras Lusitanas, o jovem passa seu tempo ligado à internet e suas novas descobertas, e tem como principal companhia Dona Inácia (Noemia Costa), funcionária da casa de Moretti. O passatempo da vez para Rudá é manipular a ferramenta de deep fake, que possibilita trocar rostos e vozes em vídeos realistas. Em sua última montagem, feita em uma roda de amigos, ele experimentou substituir o rosto de uma criminosa identificada como sequestradora de crianças pelo de outra mulher, escolhida aleatoriamente. A troca ficou tão bem feita que o grupo decidiu compartilhar o resultado nas redes sociais. O que nem ele nem os amigos imaginam é que enquanto isso, no Brasil, a tal mulher que inseriram no vídeo é Brisa (Lucy Alves), que passa a enfrentar sérios problemas sendo acusada de um crime que não cometeu.

‘Travessia’ é criada e escrita por Gloria Perez, com direção artística de Mauro Mendonça Filho, direção de Walter Carvalho, Andre Barros, Mariana Richard e Caio Campos. A produção é de Claudio Dager e Tatiana Poggi; e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.