Ingressos para o relançamento de “Avatar” já estão disponíveis

Trailer:  https://youtu.be/G1fymUSI4cc

Os ingressos para conferir a reestreia de “Avatar” já estão disponíveis nas bilheterias físicas e digitais dos exibidores. No dia 22 de setembro, reestreia um dos filmes mais impressionantes e influentes dos últimos tempos volta aos cinemas. “Avatar”, a aventura épica de James Cameron lançada em 2009 e vencedora de três prêmios Oscar®, retorna às telonas em impressionante definição 3D, convidando o público a revisitar o Planeta Pandora no ano de 2154 e reviver a luta de um homem para salvar a lua alienígena que ele aprende a chamar de lar.

James Cameron apresentou aos espectadores um universo nunca visto antes, e “Avatar” rapidamente se tornou um fenômeno cultural único, impressionando igualmente o público e os críticos. O filme estabeleceu um novo padrão para a experiência cinematográfica, combinando encenação, personagens cativantes e inovação tecnológica a serviço de uma história imersiva e emocional. Treze anos depois, o longa continua a surpreender e inspirar fãs de todas as idades.

A HISTÓRIA DE “AVATAR”

O filme, escrito e dirigido por Cameron, segue Jake Sully (Sam Worthington), um ex-fuzeiro naval confinado em uma cadeira de rodas que é recrutado para viajar anos-luz pelo universo até um avançado posto humano em Pandora, onde um consórcio corporativo está extraindo um mineral exótico que é a chave para resolver a crise energética da Terra. Como a atmosfera de Pandora é tóxica, eles criaram o Programa Avatar, no qual “condutores” humanos têm sua consciência ligada a um avatar, um corpo biológico controlado remotamente que pode sobreviver no ar letal.

Renascido como um avatar, Jake é capaz de andar novamente e é encarregado de se infiltrar nos nativos de Pandora, os Na’vi, que se tornaram um grande obstáculo na extração do precioso mineral. Mas depois que uma Na’vi, Neytiri (Zoe Saldaña), salva a vida de Jake, tudo muda. Jake é acolhido por seu clã e aprende a se tornar um deles. À medida que a relação de Jake com sua relutante professora Neytiri se aprofunda, ele aprende a respeitar o modo estilo Na’vi e, eventualmente, assume seu lugar na tribo nativa. Logo, os acontecimentos o levam a um choque de civilizações, e Jake enfrenta o teste final ao liderar uma batalha monumental que decidirá o destino de um mundo inteiro.

NASCE UMA IDEIA

Os primeiros esboços de AVATAR tomaram forma da mão de Cameron em 1994, mas a origem da história remonta à infância do cineasta. “Eu sonhava em criar um filme como este, ambientado em outro mundo de grande perigo e beleza desde que eu era criança, quando lia muita ficção científica e quadrinhos e ficava, na aula de matemática, desenhando escondido atrás do livro criaturas e alienígenas. Com AVATAR, finalmente tive minha oportunidade”, diz Cameron.

Quando o cineasta começou a imaginar o projeto em meados da década de 90, a tecnologia necessária para realizá-lo ainda não estava disponível. Cameron deixou a proposta em espera até que em 2005 começou a trabalhar intensamente nela.

A produção de AVATAR durou quatro anos, fazendo do filme o projeto mais desafiador de Cameron até hoje. O diretor apresentou sua obra-prima em 18 de dezembro de 2009 em 3.452 cinemas na América do Norte, além de outros 17.222 em todo o mundo. Após sua estreia, AVATAR se tornou o filme de maior sucesso de todos os tempos, arrecadando mais de 2,8 bilhões de dólares mundialmente. O longa-metragem ganhou um total de nova indicações ao Oscar®, incluindo Melhor Diretor e Melhor Filme, e recebeu a prestigiosa estatueta nas categorias de Melhor Fotografia, Melhor Design de Produção e Melhores Efeitos Visuais.

TECNOLOGIA REVOLUCIONÁRIA A SERVIÇO DA HISTÓRIA

A inovação tecnológica associada ao processo de criação de “Avatar” é um elemento chave de seu legado.

Buscando diferenciar-se da tradição cinematográfica que o precedeu, Cameron se recusou a usar efeitos de maquiagem para dar vida aos habitantes de Pandora. O diretor alertou que a criação de personagens por computador abriu um universo de imensas possibilidades, permitindo alterar as proporções dos traços faciais, modificar as silhuetas e enriquecer os tons da pele, entre outros aspectos.

Em 2005, no entanto, havia a preocupação de que os personagens gerados por computador pudessem não parecer reais. Assim, a equipe de Cameron procurou ir muito além dos esforços  anteriores para garantir a plena realidade dos personagens. Para conseguir isso, desenvolveram um novo sistema de captura de performance facial baseado em imagens, utilizando uma câmera presa na cabeça do ator para registrar com precisão as menores nuances das performances faciais. Mais importante ainda, a câmera registrava os movimentos dos olhos, o que não acontecia nos sistemas anteriores.

Para atingir uma interpretação completamente realista dos personagens, ele uniu forças com o premiado estúdios de efeitos visuais da Nova Zelândia, WETA Digital, do diretor Peter Jackson. Para Cameron, foi fundamental desde o início que todos os detalhes das performances dos atores fossem preservados nos personagens CGI finais que apareceram na tela. Para a WETA, isso envolvia garantir que dados altamente precisos fossem registrados no momento em que as cenas estavam sendo feitas, e também exigiu um ano de trabalho por parte da equipe de animação para criar a tecnologia que permitiria que os personagens gerados por computador se emocionassem exatamente como os atores cuja atuação eles estavam espelhando.

Outra inovação criada especialmente para “Avatar” foi uma câmera virtual, que permitiu Cameron filmar cenas dentro de seu mundo gerado por computador, como se estivesse filmando em um estúdio de Hollywood. Cada planta, cada árvore, cada pedra do mundo de “Avatar” foi criada e renderizada nos computadores da WETA Digital. Os significativos avanços em iluminação, sombreamento e renderização permitiram que a WETA criasse um mundo fotorrealista com detalhes estranhos, mas que parecem completamente naturais.

VISITANDO PANDORA

O “fenômeno Avatar” teve um novo marco no verão americano de 2007, quando Pandora – The World of Avatar abriu suas portas no parque Animal Kingdom do Walt Disney World Resort. O espaço, um dos mais concorridos do parque, inclui três atrações, restaurantes, lojas e mais experiências inspiradas no universo do filme. Pandora – The World of Avatar envolve os visitantes em um mundo místico de montanhas flutuantes e florestas tropicais bioluminescentes que estendem a aventura do dia à noite.

“Nunca pensei que veria o dia em que a Pandora que imaginei pudesse se tornar fisicamente real. Trabalhar com a Disney para dar vida a este mundo tem sido uma experiência incrível, e o resultado é algo que acho que todos vão adorar. Realmente, parece que você está entrando em um sonho”, disse Cameron nos dias que antecederam a inauguração.

“Avatar” será relançado nos cinemas no dia 22 de setembro em impressionante definição 3D. A pré-venda dos ingressos já está disponível nas bilheterias físicas e digitais dos cinemas.