Shopping Leblon recebe obras da ArtRio, pelo segundo ano consecutivo

Até 20 de setembro, esculturas de grandes artistas brasileiros podem ser contempladas pelos visitantes do empreendimento

O Shopping Leblon reafirma o seu pilar de arte com obras da ArtRio, pelo segundo ano consecutivo. O empreendimento é o shopping oficial do evento, além da presença física na feira, com apoio às visitas guiadas, até 20 de setembro, recebe três obras de grandes artistas brasileiros: Poema Voa, de Xico Chaves, no primeiro piso; Sinos para natureza, de Ivani Pedrosa, no terceiro piso; e Cidades Nuvens, de Suzana Queiroga, suspensa no quarto piso.

“A exposição é um esquenta e uma extensão de um evento que nos dá muito orgulho de sermos parceiros há cinco anos. A arte transforma e poder aproximá-la cada vez mais dos clientes é uma de nossas grandes missões”, declara o superintendente do shopping, Rodrigo Lovatti. 

Conheça as obras e os artistas:   

SUZANA QUEIROGA 

Cidades Nuvens  

Polipropileno e tinta azul, dimensões e configurações variáveis – 2019 

Cidades Nuvens - Suzana Queiroga ArtRio Shopping Leblon (2)MIGUELSÁ
Cidades Nuvens – Suzana Queiroga ArtRio Shopping Leblon (2)MIGUELSÁ

A obra nunca é montada da mesma forma, cada montagem faz diálogo com o espaço. As montagens podem se assemelhar, mas nunca são idênticas, seria impossível, pelo próprio sistema de suspensão, repetir a configuração. Esse é um dado que faz parte da poética da obra da artista em relação ao conceito de infinito.  

O trabalho da artista se relaciona às ideias de fluxo, conexões de sistemas dinâmicos, tempo e infinito. Sua obra se caracteriza pelo livre trânsito entre meios, dentre eles, pintura, desenho, escultura, instalação, performance e videoarte. As grandes instalações da artista geram ambientes de introspecção e imersão e tangenciam temas que vão do meio ambiente, passando pelas tramas e caminhos urbanos até a sensação do indivíduo no espaço, suas memórias afetivas, do corpo, dos espaços privados e coletivos onde vive e circula. 

XICO CHAVES 

Poema voa  

Recorte vinil sobre polímero de etila, medidas variáveis – 2019  

Poema Voa - Xico Chaves ArtRio Shopping Leblon
Poema Voa – Xico Chaves ArtRio Shopping Leblon

Xico Chaves desenvolve seu trabalho pictório através de séries temáticas e conceituais. A partir de diversas expedições ao Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais e outras regiões do Brasil, toda a pintura do artista é produzida com minerais, pigmentos naturais e resina acrílica, sendo essa a principal referência do artista no campo das artes visuais contemporâneas. A criação de objetos poéticos e espaciais está presente desde o início de sua pesquisa, desta forma, são intercalados as diversas séries pictóricas. Sua temática compreende três grandes eixos: vida, arte e política.  

IVANI PEDROSA  

Sinos para natureza 

Peças confeccionadas em aço inoxidável, 4.80m2 de ocupação espacial – 2017/ 2022 

Sinos para Natureza - Ivani Pedrosa ArtRio Shopping Leblon
Sinos para Natureza – Ivani Pedrosa ArtRio Shopping Leblon

Ivani Pedrosa nasceu no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha. Graduada pela Escola Nacional de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participou de um workshop internacional de arte em Londres em 1994 e nos anos de 1996 a 2007, frequentou cursos da Escola de Artes Visuais no Parque Lage. Atualmente ministra aulas de pintura, mantém um grupo de estudos com artistas visuais e desenvolve trabalhos de fotografia colaborativa. Começou a expor seus trabalhos em 1999, no Museu Nacional de Belas Artes e participa de individuais e coletivas pelo país