Em 'Cara e Coragem', Pat descobre que é irmã de Lou e traição de Joca

Divulgação GloboApós um mal-entendido e acreditar que Rico (André Luiz Frambach) engravidou a ex-namorada, Lou (Vitória Bohn) fica extremamente abalada emocionalmente em ”Cara e Coragem”. Ainda assim, a jovem prefere não dividir a situação com ninguém e segue para a locação da gravação de um comercial que contará com a equipe da Coragem.com. A função de Lou é apenas conduzir um veículo na direção de uma rampa, mas ela erra o percurso e sofre um grave acidente. Armandinho (Rodrigo Fagundes), que acompanha toda a movimentação, entra em desespero. Pat (Paolla Oliveira) e Moa (Marcelo Serrado) estão logo atrás e custam a acreditar no que está acontecendo. Desacordada e ferida, Lou é socorrida e levada imediatamente para o hospital. Pat a acompanha dentro da ambulância e Lou perde muito sangue. A sequência do capítulo 100 vai ao ar a partir de hoje, quinta, dia 22.

Lou tem um tipo sanguíneo bem raro, o mesmo do pai, Joca (Leopoldo Pacheco). Logo após receber os primeiros socorros e chegar ao hospital, a equipe médica avisa que o estado dela é delicado e que ela precisará de transfusão de sangue e de cirurgia. Olívia (Paula Braun), que já chegou ao local, entra em desespero e não pensa duas vezes em acionar o ‘ex’ para salvar a vida da filha. 

Quando Joca chega ao hospital, Pat (Paolla Oliveira), que também está na sala de espera, se surpreende ao vê-lo ali. No desespero, Olívia se aproxima de Joca e suplica: ‘Vem, pelo amor de Deus, que a nossa filha está precisando do seu sangue’. É neste momento que Pat descobre que Joca também é pai de Lou. Ainda em choque e tentando assimilar a informação, a dublê é amparada por Moa (Marcelo Serrado). Alfredo (Carmo Dalla Vecchia) também fica abalado com a descoberta e Rico confirma que Pat e Lou são irmãs.

A seguir, Paolla Oliveira e Vitória Bohn comentam sobre o trabalho em “Cara e Coragem”.

Entrevista com Paolla Oliveira

A partir do acidente da Lou, a vida pessoal da Pat também sofre uma reviravolta. De que forma a notícia da descoberta da irmã vai afetar a Pat?

A reviravolta em função do acidente da Lou, que é uma pessoa muito querida para a Pat, toma uma proporção um pouquinho maior quando ela descobre que a Lou é sua irmã e que o pai mentiu… Acho que tem muita coisa envolvida. A Pat toma decisões muito maduras e consegue manter o equilíbrio entre acolher essa irmã, que também não tem culpa, e proteger a mãe que vai sofrer muito com essa história. Mas é uma jogada bem interessante da forma como foi feita e vai fazer a galera pensar.

Como você analisa este momento da personagem? Algo muda na forma com que ela encara a vida e os desafios?

Acho que para a Pat, não. Ela resolve rápido e percebe a fragilidade das relações. Ela tenta cuidar cada vez melhor das suas próprias relações. Acho uma personagem muito interessante porque ao mesmo tempo em que ela é menina, molecona, também tem muito apreço pelas relações. A Pat é muito equilibrada para tomar as rédeas num momento como este e como em vários outros como aconteceu com a própria separação dela com o Alfredo. Ela é muito madura para essas situações.

A descoberta de que o próprio pai escondeu esse segredo por tantos anos e o silêncio de Lou também deixarão Pat abalada. Numa situação dessas, qual seria a melhor maneira de assimilar todas essas informações?

Acho que a maior decepção que existe nesta descoberta é sem dúvida nenhuma o pai ter escondido e mantido essa mentira. Porque errar, todo mundo está passível. E depois disso ele continua achando que não fez nada demais. Eu acho que isso é que atinge a Pat. Mas ela realmente não se envolve muito, acolhe a Lou, e fica com bastante raiva do Joca. As relações são muito complexas. Não só da Pat, mas da nossa vida também. Então resolver coisas onde tem amor e afeto envolvidos e tantas coisas maiores em jogo não são tão simples. Acho que a gente normalmente só sabe resolver quando a situação aparece e foi isso que a Pat fez.

Pat terá o apoio de Moa ao mesmo tempo que vai lidar com o pai e ainda ajuda a segurar a barra de Nadir quando ela souber da traição. Como a Pat dá conta?

O Moa é parceiraço, mas ele é ainda um pouco imaturo em relação a Pat. Então acho que ela dá uma acolhida inclusive ao Moa. Mas, sem dúvida, ele está sempre por perto para apoiá-la.

O que o público pode esperar dos próximos capítulos?

‘Cara e Coragem’ é uma novela interessante porque ela fala da coragem para todos os momentos, para os físicos e emocionais. E vire e mexe temos assuntos de ordem moral que ajudam na reflexão e fazem pensar. É a cereja do bolo numa novela das sete que normalmente é mais leve então isso me agrada muito. Os próximos capítulos estão cheios de emoção. A coragem para viver todas essas emoções. 

Entrevista com Vitória Bohn

A partir do acidente durante a gravação do comercial, a vida da Lou tem uma reviravolta. Como você analisa esta fase da personagem?

Ficar entre a vida e a morte leva Lou e todos ao seu redor a repensarem muitas coisas. É interessante como as piores situações são as que nos trazem mais aprendizados e vejo que Lou sai fortalecida e muita mais madura dessa situação. O acidente é um marco na vida e na história da personagem, que passa a viver uma nova fase depois do ocorrido.

Como foi para você gravar essas cenas mais densas emocionalmente? 

Cenas assim demandam um trabalho mais delicado que é fundamental para a personagem e acaba sendo um momento de reflexão e autoconhecimento para o próprio ator também. No estudo das cenas olhamos para lugares que não acessamos sempre, um lugar mais profundo dentro de nós, o que é muito instigante de explorar. É um prato cheio para uma atriz jovem como eu e foi muito encantador viver isso.

O que mais chama a sua atenção na Lou?

A Lou é uma menina doce e ao mesmo tempo é forte. O que mais me encanta nela é a capacidade de encarar as situações duras da vida com doçura e esperança.

Lou guardou o segredo de Pat por muito tempo mesmo depois de se aproximar da irmã, criar vínculos e trabalhar junto com ela na Coragem.com. Como será a relação das duas agora? 

Pat e Lou já são grandes amigas e essa descoberta da Pat vai reforçar o vínculo de amor e amizade que as duas já tem. 

A falta de reconhecimento de Joca e o fato dele não assumir Lou como filha publicamente sempre foram questões difíceis para ela. Você acredita que esta situação reflete a situação de muitas jovens brasileiras?

Com certeza! O número de crianças sem o registro do nome do pai na certidão de nascimento cresce todos os anos no Brasil e isso é muito preocupante porque a falta da figura paterna reflete diretamente na pessoa depois de adulto também. É importante falarmos sobre paternidade responsável.

Joca (Leopoldo Pacheco) terá papel fundamental para salvar a vida de Lou. Você acha que esta situação, de alguma forma, o redime pelo sofrimento causado por ele ao longo dos anos?

Não acho que redima o sofrimento de Lou, mas acredito que contribua para que todos repensem suas relações. O tempo que Lou passou sem o pai não volta mais, mas a oportunidade de futuramente estabilizar a relação surgiu. É interessante ter a capacidade de olhar pra frente e perdoar, crendo que todos mereçam uma segunda chance. Será um processo que demandará tempo.

‘Cara e Coragem’, uma comédia romântica de ação embalada por aventura e mistérios, é criada e escrita por Claudia Souto com direção artística de Natalia Grimberg. A obra é escrita com Isadora Wilkinson, Julia Laks, Wendell Bendelack e Zé Dassilva. A direção geral é de Adriano Melo com direção de Oscar Francisco, Cadu França, Mayara Aguiar e Matheus Malafaia. A produção é de Mônica Fernandes e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim. A novela das sete é reexibida de segunda a sexta após o ‘Conversa com Bial’ e aos sábados após ‘Supercine’.