27.1 C
Los Angeles
sexta-feira, outubro 7, 2022

Feira Rio Antigo recebe Lavradio Musical e Literário

A tradicional Feira Rio Antigo, Patrimônio Imaterial Cultural do Estado do Rio, realizada todos os sábados, das 10h às 19h, na Rua do Lavradio

Hilton Copacabana terá programação especial em outubro

Com o letreiro na cor rosa, em alusão à campanha de conscientização sobre o câncer de mama, o Hilton Rio de Janeiro Copacabana terá boas opções de gastronomia e entretenimento durante o mês de outubro. 

Michael Rodrigues e Daniella Rosas chegam as quartas de final do EDP Vissla Pro Ericeira

O brasileiro Michael Rodrigues e a peruana Daniella Rosas, já estão nas quartas de final do EDP Vissla Pro Ericeira em Portugal
InícioPolíticaIpespe Ceará: Elmano Freitas se consolida em 2º com 28%, Capitão Wagner é líder com 37%

Ipespe Ceará: Elmano Freitas se consolida em 2º com 28%, Capitão Wagner é líder com 37%

A Pesquisa Ipespe para o Governo do Ceará, divulgada nesta quinta-feira (22), mostra o candidato Elmano Freitas (PT) consolidado como segundo lugar, com 28% das intenções de voto na pesquisa estimulada. O candidato do União Brasil, Capitão Wagner, segue na liderança com 37% da preferência e o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), aparece com 19% das intenções.

O candidato Chico Malta (PCB) obteve 1% da preferência, enquanto Zé Batista (PSTU) e Serley Leal (UP) não atingiram 1% das intenções de voto. Brancos, nulos ou quem não vai votar em nenhum candidato, somam 8%, mesmo percentual entre os que não souberam ou não responderam a pesquisa. 

Em relação à pesquisa do Ipespe divulgada no dia 13 de setembro, Capitão Wagner oscilou de 36% para 37%. Elmano Freitas cresceu cinco pontos, saindo de 23% para 28% e Roberto Cláudio perdeu três pontos, saindo de 22%  para 19% das intenções de voto.

A pesquisa Ipespe contratada pelo O Povo foi realizada entre 18 e 20 de setembro. Foram ouvidos mil eleitores, a partir de 16 anos, de todas as regiões do Estado via telefone, pelo sistema Cati Ipespe.

A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,45%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob o protocolo CE-04936/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-05066/2022.

Pesquisa estimulada

Capitão Wagner (União Brasil): 37% (+1)

Elmano Freitas (PT): 28% (+5)

Roberto Cláudio (PDT): 19% (-3)

Chico Malta (PCB): 1% (=)

Zé Batista (PSTU): 0% (-1)

Serley Leal (UP): 0 (-)

Branco / nulo /nenhum: 8% (-2)

Não sabe / não respondeu: 8% (+1)

Espontânea

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não menciona o nome dos candidatos ao eleitor, Capitão Wagner lidera com 27% das intenções de voto. Elmano tem 21% da preferência e Roberto Cláudio marcou 11%. Branco ou nulo,e aqueles que afirmaram não votar em nenhum dos candidatos e os que não souberam ou não responderam somam 40%. Os candidatos Zé Batista (PSTU), Chico Malta (PCB) e Serley Leal (UP) não foram citados na pesquisa espontânea.

Pesquisa Ipespe Ceará (Espontânea)

Capitão Wagner (UB): 27% (+2 pontos em comparação com a pesquisa anterior)

Elmano Freitas (PT): 21% (+8)

Roberto Cláudio (PDT): 11% (=)

Nenhum/Branco/Nulo: 3% (-1)

Não sabe/Não respondeu: 37% (-9)

2° turno

O Ipespe projetou ainda três simulações de segundo turno para governador do Ceará envolvendo os candidatos melhores posicionados na pesquisa.

Capitão Wagner x Roberto Cláudio

Wagner: 45% (+3)

Roberto Cláudio: 39% (-2)

Nenhum / branco / nulo: 12% (=)

Não sabe / não respondeu: 4% (-1)

Capitão Wagner x Elmano Freitas

Wagner: 46% (=)

Elmano: 42% (+2)

Nenhum / branco / nulo: 7% (-2)

Não sabe / não respondeu: 5% (-1)

Roberto Cláudio x Elmano

Elmano: 37% (+1)

Roberto Cláudio: 36% (-2)

Nenhum / branco / nulo: 21% (+1)

Não sabe / não respondeu: 6% (=)

Números que não fecham 100% se devem a arredondamentos

Fonte: BdF Ceará

Edição: Camila Garcia


Notícias recomendadas

Leia sobre outros assuntos:

Notícias mais lidas