Atores que compõem o núcleo da Gamboa falam sobre expectativa para a estreia de 'Todas as Flores'

Divulgação Globo/Estevam AvellarUm dos bairros mais antigos do Rio de Janeiro e berço do samba, a Gamboa é reduto de talentos musicais e estará presente na novela Original Globoplay ‘Todas as Flores’, criada e escrita por João Emanuel Carneiro, mesmo autor de ‘Avenida Brasil’, com direção artística de Carlos Araujo. Um desses talentos é Seu Darci (Xande de Pilares), porteiro da Rhodes & Co. Tailleur e mestre de bateria do bloco de carnaval Filhos da Gamboa. Considerado por todos no bairro como modelo de pai de família e homem bonachão, Darci acolhe em sua casa a sogra, a sua homônima Dona Darcy (Zezeh Barbosa), mãe de Mauritânia (Thalita Carauta) e Chininha (Micheli Machado), o filho Javé (Jhona Burjack) e a sobrinha Brenda (Heloisa Honein).“Seu Darci é a referência de paz, ele é um cara do bem. Me identifico muito com o meu personagem; não guardamos mágoas, não temos inimigos e o elenco e amigos em volta também ajudam a gente a ir seguindo assim.” declara Xande de Pilares.

Os Darcis se dão muito bem. “Esse núcleo é muito coeso. A gente se solta nas gravações. E entre os personagens a gente vê que também há amor.” comenta Zezeh Barbosa. Dona Darcy defende o genro em todas as oportunidades que tem, principalmente quando vê o desdém da filha caçula, Chininha. Casada com Darci, o sonho de Chininha era ser atriz e ela não aceita ter renunciado aos seus planos para cuidar do marido e da família. Ela ainda ajudou a criar a sobrinha, Brenda (Heloisa Honein), filha de Mauritânia. ‘Chininha se entrega de corpo e alma para todas as situações que ela enfrenta. E é uma mulher que vive dos sonhos. Ela escolheu viver o sonho do casamento primeiro, mas não vai deixar passar o sonho profissional de ser atriz.’ adianta Micheli Machado.

Mauritânia é a filha primogênita de Dona Darcy. Há décadas fez sucesso como estrela do cinema erótico ao lado do seu único e falecido grande amor Carlão, mas hoje quase não consegue nenhum papel por causa da idade. Mauritânia passa por crise existencial, que só piora diante de Joca (Mumuzinho). ‘Joca é um cara que não se apega; vive o relacionamento, desfruta e vai embora.” Mumuzinho sobre seu personagem Joca que se relaciona com Mauritânia por puro interesse. Ela é mãe de Brenda, mas não teve a oportunidade de conviver com a filha por ter sido expulsa de casa pela mãe.  

Brenda é mãe solo do pequeno Ney e é mais uma que vive com os tios Darcy e Chininha e com a avó, Dona Darcy. A contragosto da avó, ela não estuda nem trabalha. ‘Brenda é um furacão. Ela passeia em outros núcleos da novela por esse poder que tem de se relacionar e de se exibir para as pessoas.’ adianta Heloisa Honein sobre sua personagem. Brenda se aproveita da paixão que Javé (Jhona Burjack), filho de Darci e Patsy (Suzy Rego), sente por ela para deixar o filho aos cuidados do rapaz quando sai para se divertir.  ‘Javé é apaixonado pela prima e ela só usa o rapaz.’ lamenta Jhona Burjack.

Quem volta e meia também circula pela Gamboa é o casal fenômeno do pagode da atualidade, Oberdan (Douglas Silva) e Jussara (Mary Sheila). Eles se conheceram no bairro, construíram uma carreira meteórica juntos e há mais de duas décadas se mantém no topo das paradas musicais. Casal símbolo do pagode carioca, eles arrastam multidões cantando suas músicas. ‘A família é linda, querida, me sinto à vontade com essa galera do núcleo’, diz Douglas Silva. “Formamos o trio de sucesso ‘Festa em Família’, que vivem com questões familiares, mas com a música e com o filho Celinho, eles criam forças para caminharem juntos.”, completa Mary Sheila, intérprete de Jussara. Celinho (Leonardo Lima Carvalho) é o único filho do casal, que puxou os pais no talento para o samba. ‘Além de ser muito talentoso, o Celinho é o pilar da família. Ele, sempre apaziguador, tenta unir todos os lados”, orgulha-se Leonardo Lima Carvalho. 

Criada e escrita por João Emanuel Carneiro com direção artística de Carlos Araujo, ‘Todas as Flores’ é escrita com Vincent Villari, Eliane Garcia e Daisy Chaves. A direção geral é de André Câmara com direção de Antônio Pilar, Carla Bohler, Fellipe Barbosa, Guilherme Azevedo e Oscar Francisco. A produção é de Betina Paulon e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim. A obra também conta em seu elenco com Sophie Charlotte, Regina Casé, Letícia Colin, Humberto Carrão, Mariana Nunes, Fabio Assunção, Caio Castro, Thalita Carauta, Ana Beatriz Nogueira, Cassio Gabus Mendes, Naruna Costa, entre outros.