27.1 C
Los Angeles
sexta-feira, outubro 7, 2022

Feira Rio Antigo recebe Lavradio Musical e Literário

A tradicional Feira Rio Antigo, Patrimônio Imaterial Cultural do Estado do Rio, realizada todos os sábados, das 10h às 19h, na Rua do Lavradio

Hilton Copacabana terá programação especial em outubro

Com o letreiro na cor rosa, em alusão à campanha de conscientização sobre o câncer de mama, o Hilton Rio de Janeiro Copacabana terá boas opções de gastronomia e entretenimento durante o mês de outubro. 

Michael Rodrigues e Daniella Rosas chegam as quartas de final do EDP Vissla Pro Ericeira

O brasileiro Michael Rodrigues e a peruana Daniella Rosas, já estão nas quartas de final do EDP Vissla Pro Ericeira em Portugal
InícioPolíticaJoão Azevêdo lidera intenção de votos e Nilvan Ferreira é o mais rejeitado, mostra Ipec

João Azevêdo lidera intenção de votos e Nilvan Ferreira é o mais rejeitado, mostra Ipec

Divulgada nesta quinta-feira (22), a segunda pesquisa do Ipec com índices de intenção de voto para o cargo de governador da Paraíba confirmou a liderança do candidato à reeleição João Azevêdo (PSB). O atual governador teve 35% das intenções de voto, seguido por Pedro Cunha Lima (PSDB), com 20%, Veneziano Vital do Rêgo (MDB), com 15%, e Nilvan Ferreira (PL), com 14%.

Em relação à pesquisa anterior, divulgada no dia 29 de agosto, Cunha Lima foi o que teve o maior crescimento, saindo de 16% para 20%. Em seguida vem João, que subiu de 32% para 35%, e Veneziano que cresceu de 14% para 15%. O único candidato, entre os quatro primeiros, a oscilar negativamente foi o bolsonarista Nilvan Ferreira, que caiu de 15% para 14%.

Mesmo com os novos resultados, Cunha Lima, Veneziano e Nilvan seguem tecnicamente empatados dentro da margem de erro.

Adjany Simplício (PSOL), Adriano Trajano (PCO) e Major Fábio (PRTB), que haviam alcançado 1% na pesquisa de agosto, não pontuaram na nova pesquisa. Antônio Nascimento (PSTU) não pontuou em nenhum dos dois levantamentos.

Votos brancos e nulos somaram 9% na nova pesquisa, e índice de indecisos (não sabem/não responderam) foi de 6%. Na primeira pesquisa os brancos e nulos foram totalizaram 12% e os indecisos 8%.

A segunda pesquisa do Ipec na Paraíba ouviu 800 pessoas entre os dias 19 e 21 de setembro em 37 municípios. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo Nº PB-01979/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-03015/2022.

Segundo turno

Na pesquisa estimulada para o 2o turno, o Ipec registrou vitória de João Azevêdo em todos os cenários em que o candidato foi citado.

Na disputa com Pedro Cunha Lima, segundo o Ipec, João teria 44% contra 36% do tucano. Já na disputa com Veneziano, a vitória seria de 49% a 29%. Por último, na disputa com Nilvan a diferença é ainda maior, com 54% do atual governador contra apenas 26% do candidato de Bolsonaro.

Rejeição

Ao questionar em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum, o Ipec registrou a liderança isolada de Nilvan Ferreira, cuja rejeição subiu de 19% na pesquisa anterior para 23% na atual. Em segundo lugar vem o atual governador, com 20% (eram 28% no primeiro levantamento). Veneziano Vital do Rêgo, Major Fábio (PRTB) e Pedro Cunha Lima vem em seguida com, respectivamente,  16%, 15% e 12% de rejeição.

Apenas 5% dos entrevistados pelo Ipec responderam que poderiam votar em todos os candidatos. AS pessoas que não souberam ou preferiram não responderam em quem não pretendem votar somaram 17%.

Senado

Na pesquisa de intenção de votos para o Senado, o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) segue na liderança com 27% dos votos, seguido de perto por Efraim Filho (União Brasil), com 25%. Pollyana Dutra (PSB) aparece na terceira posição com 12%.

Enquanto Ricardo registrou queda de três pontos percentuais (de 30% para 27%) em relação ao primeiro levantamento, Efraim cresceu cinco pontos (de 20% para 25%)  e Pollyana, quatro (de 8% para 12%).

De acordo com a pesquisa, Ricardo e Efraim estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro.

A pesquisa divulgada nesta quinta também traz Bruno Roberto (PL) com 6% das intenções de voto, Sérgio Queiroz (PRTB) com 3%, Manoel Messias (PCO): com 2% e Alexandre Soares (PSOL) com 1%. O candidato André Ribeiro (PDT) foi o único a não pontuar na disputa pelo Senado.

Votos brancos e nulos caíram de 18% na primeira pesquisa para 15% na atual. O número dos que não souberam ou não responderam também diminuiu, de 13% para 10%.

Fonte: BdF Paraíba

Edição: Maria Franco


Notícias recomendadas

Leia sobre outros assuntos:

Notícias mais lidas