Saiba tudo sobre o debate da CNN Brasil com os presidenciáveis

A CNN Brasil definiu uma programação especial para o debate entre os presidenciáveis promovido pela emissora em parceria com SBT, Estadão/ Rádio Eldorado, Veja, Terra e NovaBrasilFM. O evento acontece neste sábado (24), a partir das 18h15 e será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por todas as plataformas digitais.

O CNN 360 Especial Debate, sob o comando da apresentadora Daniela Lima, será exibido de 16h30 às 18h15, trazendo todos os detalhes sobre a expectativa das campanhas.

O programa contará com as análises de Iuri Pitta, Leandro Resende, Renato Meirelles e Felipe Moura Brasil.

Depois da transmissão, a apresentadora Carol Nogueira comanda a repercussão do evento. Os candidatos presentes serão entrevistados por repórteres da CNN para comentar suas participações.

Às 20h30, tem início o WW Especial Debate, com o jornalista William Waack. O programa terá participação dos analistas Caio Junqueira, Raquel Landim e Felipe Nunes.

Foram convidados para o debate os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe D’Avila (Novo) e Padre Kelmon (PTB). Os sete presidenciáveis são os únicos cujos partidos têm, no mínimo, cinco deputados federais.

Serão quatro blocos, com duração total de cerca de duas horas. Em dois blocos, os candidatos se enfrentam diretamente e, nos demais, respondem a perguntas de jornalistas dos veículos que compõem o pool.

Quatro assessores de cada candidato poderão entrar no estúdio. Não haverá plateia.

A condução no SBT será do jornalista Carlos Nascimento. Márcio Gomes (foto acima. Crédito: Kelly Queiroz/CNN Brasil) será o nome da CNN Brasil no debate. Ele fará duas perguntas no segundo bloco do debate, inclusive a primeira delas. Os repórteres da CNN que estarão no evento são Leandro Magalhães e Tainá Falcão.

REGRA PARA O DEBATE ENTRE OS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA – PRIMEIRO TURNO

O debate, promovido por SBT, CNN Brasil, Estadão/Eldorado, Veja, Rádio Nova Brasil e Terra, será realizado no dia 24 de setembro, sábado, entre 18h15h e 20h30, no estúdio do SBT. 

• A REGRA GERAL

• O debate terá quatro blocos e contará com a mediação do jornalista Carlos Nascimento.

• Seis jornalistas, representando cada um dos veículos patrocinadores do debate, farão perguntas aos candidatos nos blocos 2 e 4. 

• Os candidatos serão posicionados no estúdio de acordo com o sorteio realizado no dia 19 de setembro, acompanhado pelas assessorias de campanha. À direita do mediador ficarão na seguinte ordem: Simone Tebet (MDB), Lula (PT), Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe d’Ávila (Novo). À esquerda do mediador ficarão Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e Padre Kelmon (PTB).

• O candidato que perguntar terá direito a réplica; o que responder poderá fazer a tréplica.

• Os candidatos deverão chegar ao local do debate uma hora antes do seu início para entrevistas que serão dadas exclusivamente aos veículos do pool. Após as entrevistas, seguirão para os camarins. A entrada no estúdio se dará vinte minutos antes do início do debate para ajustes de luz e microfone. 

• O debate será realizado em ambiente sem plateia. Quatro assessores por candidato terão acesso a este ambiente. Dois deles serão acomodados em área exclusiva, próxima ao palco, e poderão manter contato com os candidatos durante os intervalos.

• Cada candidato poderá trazer dez convidados para acompanhar o debate em um lounge montado em um dos estúdios do SBT.

• A participação no debate pressupõe a presença do candidato no estúdio do SBT. Aquele que, por qualquer motivo, não estiver no estúdio no horário de início do debate terá a sua participação cancelada.

• No estúdio haverá um púlpito reservado a cada um dos candidatos convidados para o debate, de acordo com o que determina a legislação eleitoral. O não comparecimento de candidato convidado será informado pelo mediador na abertura de cada um dos blocos do debate

• São vedados ao candidato o uso de equipamentos eletrônicos e a exibição de objeto, documento, imagem ou qualquer acessório em apoio à sua argumentação, sob pena de ter a participação interrompida e a palavra dada a outro candidato. É vedada, também, a entrega de qualquer documento ou objeto ao mediador.

• Os candidatos serão informados do tempo decorrido em cada participação por meio de um cronômetro no centro do estúdio. Em caso de não respeito ao tempo, o mediador interromperá a fala do candidato, dando prosseguimento ao debate. 

• Durante pergunta, resposta, réplica, tréplica, comentário e consideração final, o candidato que se sentir ofendido poderá se defender no tempo adicional de um minuto. O pedido de resposta à ofensa será dirigido ao mediador no momento em que esta ocorrer ou ao final da fala do candidato que a proferiu. Um corpo jurídico formado pelos promotores do debate definirá se houve citação que justifique o direito de resposta. Serão entendidas como ofensa as ocorrências de calúnia, injúria ou difamação. O direito de resposta será exercido a qualquer tempo dentro do bloco em que foi solicitado ou no início do seguinte, caso o pedido seja feito no final do bloco em curso. 

• No início de cada participação dos candidatos, a transmissão será feita em tela dividida, de modo a mostrar ao mesmo tempo quem fará a pergunta e quem a responderá ou comentará. 

• As especificações de cada bloco estão a seguir.

PRIMEIRO BLOCO

Pergunta de candidato para candidato  

• As perguntas serão feitas na seguinte ordem: Simone Tebet, Jair Bolsonaro, Lula, Ciro Gomes, Soraya Thronicke, Padre Kelmon e Felipe d’Ávila. O candidato que perguntar terá direito a réplica; o que responder poderá fazer a tréplica.

• Cada candidato perguntará e será chamado a responder apenas uma vez. 

TEMPOS

Abertura do debate……………………………1’45”

VT Regras do bloco…………………………….0’45”

Perguntas…………………………………………0’30” – total 3’30”

Respostas…………………………………………1’30” – total 10’30”

Réplicas…………………………………………….0’45” – total 5’15”  

Tréplicas……………………………………………0’45” – total 5’15”

Total do bloco………………………..27’00”

BREAK 1 – 4’00”

SEGUNDO BLOCO

Jornalistas perguntam para candidatos

• Cada um dos seis jornalistas escolherá dois candidatos, um para responder e outro para comentar a resposta. O candidato que responder à pergunta do jornalista terá direito a réplica após o comentário.

• Um sorteio definirá o veículo cujo jornalista participará pela segunda vez neste bloco e que dirigirá a pergunta ao sétimo candidato, ainda não inquirido. 

• Cada candidato será chamado uma vez para responder e uma vez para comentar. 

TEMPOS

Abertura……………………………..0’30”

VT Regras do bloco……………….0’45”

Perguntas dos jornalistas……….0’30” – 3’30”

Respostas dos candidatos………1’30” – 10’30”

Comentários dos candidatos…..0’45” – 5’15”

Réplicas………………………………..0’45”—5’15”

Total do bloco………………………25’45”

BREAK 2 – 4’00”

TERCEIRO BLOCO 

Pergunta de candidato para candidato 

• Os candidatos farão perguntas entre si seguindo-se a ordem inversa do primeiro bloco: Felipe d’Ávila, Padre Kelmon, Soraya Thronicke, Ciro Gomes, Lula, Jair Bolsonaro e Simone Tebet. O candidato que perguntar terá direito a réplica; o que responder poderá fazer a tréplica.

• Cada candidato perguntará e será chamado a responder apenas uma vez.

TEMPOS

Abertura……………………………….0’30”

VT Regras do bloco…………………0’45”

Perguntas……………………………..0’30” – total 3’30”

Respostas……………………………..1’30” – total 10’30”

Réplicas………………………………..0’45” – total 5’15”  

Tréplicas……………………………….0’45” – total 5’15”

Total do bloco………………………25’45”

BREAK 3 – 4’00”

QUARTO BLOCO

Jornalistas perguntam para candidatos e considerações finais

• Cada um dos seis jornalistas escolherá dois candidatos, um para responder e outro para comentar a resposta. O candidato que responder à pergunta do jornalista terá direito a réplica após o comentário.

• Um sorteio definirá o veículo cujo jornalista participará pela segunda vez neste bloco e que dirigirá a pergunta ao sétimo candidato, ainda não inquirido.  O veículo sorteado no segundo bloco será excluído deste sorteio.

• Cada candidato será chamado uma vez para responder e uma vez para comentar. 

• Após a rodada de perguntas dos jornalistas, cada candidato terá quarenta e cinco segundos para suas considerações finais, seguindo-se a ordem do sorteio que definiu a posição nos púlpitos: Simone Tebet, Jair Bolsonaro, Lula, Ciro Gomes, Soraya Thronicke, Padre Kelmon e Felipe d’Ávila.

TEMPOS

Abertura……………………………..0’30”

VT Regras do bloco……………….1’00”

Perguntas dos jornalistas……….0’30” – 3’30”

Respostas dos candidatos………1’30” – 10’30”

Comentários dos candidatos…..0’45” – 5’15”

Réplicas………………………………..0’45”—5’15”

Considerações finais………………0’45” – 5’15”

Encerramento……………………….1’00”

Total do bloco………………………32’15”

Tempo estimado do debate: 1h50’45”

Tempo estimado com 3 breaks de 4’ cada: 2h02’45”