''Avatar'': informações sobre a épica aventura de james cameron

DivulgaçãoTreze anos depois de se tornar o filme de maior bilheteria de todos os tempos, ”Avatar” retorna aos cinemas. Ao redor do mundo, o público de todas as gerações poderá mais uma vez aproveitar em impressionante definição 3D a épica aventura escrita e dirigida por James Cameron, vencedora de três prêmios Oscar®, e que se transformou em um verdadeiro fenômeno cultural. O relançamento de “Avatar” estreou no dia 22 de setembro nos cinemas, em 670 salas – sendo 87% das salas 3D e exibido em 77% dos cinemas do país – com um resultado de mais de R$ 3.4 milhões em bilheteria, ficando em #3 no ranking.

Para quem ainda não conferiu ”Avatar” nos cinemas, a 20th Century Studios separou novas curiosidades do inovador filme que é um marco dos cinemas:

A MÚSICA DO LONGA É UMA CRIAÇÃO DO MESMO COMPOSITOR DE “ALIEN” E “TITANIC”

O talento por trás da trilha sonora de “Avatar” é o compositor James Horner, o célebre colaborador que criou duas das trilhas sonoras mais icônicas da história do cinema: “Alien, o Resgate” (1986) e “Titanic” (1997), ambos os filmes dirigidos por Cameron.

O ELENCO FEZ UMA VIAGEM DE TREINAMENTO PARA O HAVAÍ ANTES DE COMEÇAR AS FILMAGENS

Na etapa de pré-produção do filme, Cameron levou a equipe para o Havaí, um destino geograficamente semelhante ao ambiente que ele havia imaginado para Pandora, com o objetivo de treiná-los na interação com o espaço. “Tivemos que viver sem tecnologia sofisticada, sem muitos itens ou conforto. Fiquei praticamente nua por três dias, cavando e escalando, e cheia de lama dos pés à cabeça. Eu não tinha itens essenciais, eu dizia: ‘não aguento isso’, e Jim respondia: ‘Vamos, Neytiri, você consegue!’, lembra a atriz Zoe Saldaña, que interpreta Neytiri no filme.

NEYTIRI SE JUNTA A UMA LISTA ICÔNICA DE PERSONAGENS FEMININAS COM A MARCA DE CAMERON

As personagens femininas fortes estão presentes em grande parte dos filmes de Cameron e “Avatar” não é exceção. Como Ellen Ripley em “Alien, o Resgate”, Sarah Connor em “O Exterminador do Futuro” e “O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final”, e Rose em “Titanic”, Neytiri combina força, graça, presença atlética, vulnerabilidade e clareza emocional. O diretor sustenta que Saldaña conseguiu capturar todos os aspectos da personagem que ele imaginou, especialmente sua combinação de delicadeza e intensidade, além da incrível destreza física.

PANDORA FOI CONCEBIDO COMO UMA COMBINAÇÃO DE EXOTISMO E FAMILIARIDADE

Ao criar Pandora, Cameron queria que fosse um lugar reconhecível, mas sem perder seu exotismo e características únicas. “Queríamos evitar que as criaturas e a flora fossem semelhantes às da Terra, que fossem diferentes o suficiente para nos lembrar que estávamos em outro mundo, mas, ao mesmo tempo, semelhantes o suficiente para torná-las identificáveis. Árvores com mais de 300 metros de altura e montanhas que parecem flutuar são algumas das paisagens que surpreendem por serem incrivelmente imaginativos e por seu alcance, mas cujas formas e designs surgem de estruturas familiares a todos nós”, explica o cineasta.

A FAUNA DE PANDORA TEM UMA RIQUEZA DE DIVERSIDADE

A diversidade animal de Pandora inclui um hexápode semelhante a um cervo, o feroz Titanothere Cabezamartillo, um herbívoro semelhante a um rinoceronte genioso com a cabeça parecida com uma clava, e o Leonopteryx, o rei predador dos céus, um animal voador com listras vermelhas escarlate, amarelas e pretas, e asas que, quando abertas, medem 24 metros. Uma espécie de Pandora menor e mais gentil é o Woodsprite, semelhante a uma água-viva, que balança suas sedosas mechas para flutuar graciosamente no ar à noite.

OS PERSONAGENS E AMBIENTES GANHARAM VIDA NO ESTÚDIO DE EFEITOS VISUAIS DE PETER JACKSON

Para fazer a criação por computador dos personagens e ambientes de “Avatar”, Cameron e sua equipe recorreram ao WETA Digital, o prestigioso e premiado estúdio de efeitos visuais do diretor neozelandês Peter Jackson. O WETA garantiu a Cameron que sua equipe de animadores de primeiro nível assumiria a missão de transmitir 100% das performances dos atores para seus personagens avatares ou Na’vi. Isso envolveu garantir a gravação de dados extremamente preciosos no momento em que a cena era filmada e também exigiu mais de um ano de trabalho da equipe de animação para criar os equipamentos de câmera para o rosto que permitiram que os personagens de CG emulassem com precisão as performances dos atores, como se fossem um espelho.

“Avatar” já está disponível em impressionante definição 3D nos cinemas.