Museu disponibiliza, de graça, acervo sobre música preta no Brasil

A música preta brasileira agora tem um espaço exclusivo dedicado à sua história e cultura. A partir de sábado, 1º de outubro, o Museu Memórias da Música Preta disponibiliza, em um acervo totalmente digital, arquivos que contam a trajetória da música preta no Brasil. Uma das idealizadoras do projeto é a Simone Nascimento, que dá detalhes sobre o site, o processo de seleção dos artistas e as dificuldades enfrentadas pelos músicos negros. 

O conteúdo do Museu Memórias da Música Preta foi dividido em duas galerias virtuais. “A galeria ‘Dura na queda’ chega para mostrar para o público as histórias de cantoras como a tia Ciata, dona Ivone Lara, Elza Soares, Elizeth Cardoso, Leci Brandão, entre tantas outras. Já a galeria ‘Ninguém fica parado’ traz o movimento black dos anos 1970 e suas transformações até o funk dos anos 1990, com nomes como Dom Filó, Lady Zu, Sandra de Sá, Gerson King Combo e Tony Tornado”, explica. 

O Museu Memórias da Música Preta pode ser acessado a partir de sábado, 1º de outubro, por meio do site memoriadamusicapreta.com.br. A página pode ser visualizada tanto em computadores quanto em celulares. O site traz informações relevantes, de fácil compreensão e acessíveis para pessoas com deficiência visual e auditiva. Uma versão em inglês também está disponível.

Arte Clube

O Arte Clube é um programa da Rádio MEC que faz uma cobertura do mundo das artes, lançamentos literários e estreias nos palcos, nas galerias e nas telas. Apresentação e edição de Jansem Campos e produção de David Isidoro.