Primeiro turno das Eleições terão cobertura especial e multiplataforma da Globo

ReproduçãoNeste domingo, dia 2, os brasileiros vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais para os próximos quatro anos. A alta expectativa para o primeiro turno se refletiu nos números históricos de audiência do último debate entre os candidatos de ontem, que teve transmissão simultânea da Globo, da GloboNews e do g1. A Globo vai mobilizar a força de seu jornalismo para levar ao público uma cobertura ágil neste dia 02, levando aos cidadãos informações seguras em todas as plataformas. Ao longo de todo o dia, TV Globo, GloboNews e g1 vão mostrar a movimentação nas zonas eleitorais do país, o clima nas ruas, a apuração dos votos, além de análises do cenário político e dos resultados desse primeiro turno com um grande time de repórteres, apresentadores e comentaristas. Confira.

Globo

A TV Globo terá um domingo com programação especial. A partir das 8h da manhã, todos os intervalos, do ‘Globo Rural’ ao ‘Fantástico’, terão flashes ao vivo de um minuto para mostrar a movimentação em vários pontos de votação no país e os resultados parciais da apuração. Às 8h, às 12h e às 15h, boletins de dez minutos trazem, em tempo real, atualizações das principais notícias da eleição nacional e regional. No Rio de Janeiro, Flávio Fachel, Silvana Ramiro, Mariana Gross e Edmilson Ávila ancoram as notícias regionais na programação. Em São Paulo, Natalia Ariede e Alan Severiano se revezam nas ancoragens. No Distrito Federal,Fred Ferreira e Fábio William serão os encarregados. Em Pernambuco, Clarissa Góes e Maristela Niz fazem a apresentação dos flashes e giros, enquanto, em Belo Horizonte, os jornalistas Aline Aguiar e Mara Pinheiro são as responsáveis pelas informações. 

Depois do fechamento das urnas, às 17h, o jornalismo da Globo assumirá a programação da TV Globo e ficará ao vivo por mais de seis horas consecutivas. Renata Lo Prete e William Bonner comandam a ‘Marcha da Apuração’, acompanhando a contagem dos votos e a consolidação dos resultados do primeiro turno das eleições em todo o Brasil. Eles terão o apoio de Ana Luiza Guimarães (RJ), Sabrina Simonato (SP), Antônio de Castro (DF), Márcio Bonfim (PE) e Sérgio Marques (BH) trazendo as informações das eleições locais. O ‘Fantástico’ entra mais cedo, às 18h, com reportagens especiais sobre o domingo de eleições.  

GloboNews

A cobertura especial da GloboNews começa já no sábado. Das 17h até meia-noite, Natuza Nery e os comentaristas do canal analisam as últimas pesquisas eleitorais na ‘Central das Eleições’. 

No domingo, a programação começa cedo e ficará ao vivo durante todo o dia. Das 6h às 11h, entra no ar uma edição especial do ‘Conexão GloboNews’, ancorada por Leilane Neubarth, Christiane Pelajo e Camila Bonfim, trazendo as movimentações nas zonas eleitorais pela manhã. Das 11h às 16h, Aline Midlej, Marcelo Cosme e Tiago Eltz assumem a cobertura. 

A partir das 16h, começa mais uma ‘Central das Eleições’, com Natuza Nery, César Tralli, Andréia Sadi e Nilson Klava à frente da apuração, acompanhando os números da votação em todo o país. Ao final da apuração, o programa recebe o time de comentaristas do canal para analisar os resultados, entre eles, Julia Duailibi, Merval Pereira, Fernando Gabeira, Míriam Leitão, Mauro Paulino, Gerson Camarotti, Valdo Cruz, Octávio Guedes, Flávia Oliveira, Ana Flor, Mônica Waldvogel e Eliane Cantanhêde.  

G1

Para quem deixou a escolha para a última hora, o g1 preparou conteúdos especiais e interativos para que o eleitor tenha acesso a todos os detalhes do dia em que o país escolhe seus novos representantes. Uma página especial traz as propostas e planos de governo de cada candidato para que o usuário tire as suas dúvidas. Com a escolha feita, o eleitor pode imprimir a cola eleitoral com o número dos seus candidatos. 

No dia 02 de outubro, o g1 terá uma cobertura especial com tudo o que acontece no dia da votação, desde antes da abertura das zonas eleitorais até a apuração dos votos. Feita em tempo real, a apuração das urnas possibilita que os usuários acompanhem o processo minuto a minuto em todas as regiões do país, com a possibilidade de pesquisar por zona eleitoral em algumas cidades. Conforme os resultados forem sendo divulgados, serão publicados vídeos e textos com os números da votação para Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual em cada cidade do país. O sistema desenvolvido pela Globo mostrará os dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de maneira automática, com revisão dos jornalistas do portal. Também serão publicadas matérias com recortes da eleição, como perfil dos eleitores, resultado dos que concorreram, campeões de votos, saldo eleitoral dos partidos, quem são as novas caras, quem foi reeleito para os cargos em disputa e muito mais.