Escritora americana Saidiya Hartman participa de mesa redonda com Eliana Alves Cruz no Museu do Amanhã

Evento que acontecerá no dia 29 de novembro, às 19h, é gratuito e aberto ao público

Com o tema “Ficções e fabulações afro-altânticas”, o Museu do Amanhã realiza no dia 29 de novembro, das 19h às 21h, uma mesa redonda que contará com a presença da escritora e professora americana Saidiya Hartman. Convidada especial da FLIP de 2022, estão entre as suas principais obras os livros “Perder a mãe – Uma jornada pela rota atlântica da escravidão” e “Vidas rebeldes, belos experimentos”. O evento, gratuito e aberto ao público, promoverá o encontro dela com a autora brasileira Eliana Alves Cruz para tecer discussões e reflexões sobre as diversas experiências da diáspora que ocorrem com corpos negros e como a escrita se transforma em um instrumento de resgate das narrativas encobertas pelo colonialismo.

“O Museu do Amanhã busca promover o diálogo e ampliar o debate sobre as questões raciais em diversas programações e atividades realizadas ao longo do ano. É uma honra poder trazer, no mês em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, Saidiya Hartman e Eliana Alves Cruz para nos presentear com suas visões sobre memória e ancestralidade, revelando a potência da multiplicidade de vozes que formam a nossa sociedade”, afirma Luis Araújo, Gerente de Comunidades e Territórios.
 

A mesa conclui uma extensa programação de visitação da escritora pelo território da Pequena África, que contará com um percurso pelo Cais do Valongo, Instituto Pretos Novos e o Museu da História e Cultura Afro-brasileira (MUHCAB), além de visitação à exposição “Um Defeito de Cor”, em cartaz no Museu de Arte do Rio (MAR). Saidiya também se encontrará com lideranças negras para discutir a pauta antirracista e a luta contra as desigualdades.
 

A mesa redonda terá tradução simultânea Inglês – Português, transmissão ao vivo pelo Youtube do Museu do Amanhã e sessão de autógrafos ao final.  As inscrições para participar presencialmente deverão ser realizadas a partir do site da Eventim. O evento é uma realização do Museu do Amanhã em parceria com as editoras Bazar do Tempo, Crocodilo e Fósforo, com apoio do Consulado Geral dos Estados Unidos da América e Instituto Ibirapitanga.