EAV Parque Lage realiza último encontro do projeto Hospedando Rosa Magalhães

A EAV Parque Lage realiza, no dia 8 de dezembro (quinta-feira), o quarto e último ciclo do projeto Hospedando Rosa Magalhães. A partir da temática “Rosa Magalhães e a estética carnavalesca”, o encontro fecha o programa com a presença da artista homenageada nesta edição, que contará sua relação com a escola e seus processos para criação de estética dos desfiles carnavalescos. O evento acontece às 19h, na Biblioteca da EAV. Os convidados especiais deste ciclo são: Rosa Magalhães, professora, figurinista, cenógrafa e carnavalesca; Leonardo Antan, historiador da arte, curador e escritor; e Angélica Ferrarez, professora, pesquisadora, curadora e pós-doutoranda em Sociologia Política. 

Rosa Magalhães
Rosa Magalhães

Hospedando é um programa da Biblioteca da EAV Parque Lage que se concentra em uma pesquisa histórica sobre um/a artista ou evento ligado à escola. Neste semestre, o projeto escolheu a artista Rosa Magalhães, visando homenagear seu trabalho, sua importância como professora da EAV e sua relação com o carnaval.

Seguem anexados minibio dos convidados e imagens de divulgação.

SERVIÇO:

Escola de Artes Visuais do Parque Lage

End.: Rua Jardim Botânico, 414 – Rio de Janeiro

Mais informações: http://eavparquelage.rj.gov.br/  

Instagram: @parquelage

YouTube: CanalEAVParqueLage 

Whatsapp: (21) 99228-7955 – Secretaria 1

                    (21) 96654-3179 – Secretaria 2

Angelica Ferrarez
Angelica Ferrarez

Angélica Ferrarez

Professora, pesquisadora, curadora e pós doutoranda em Sociologia Política. Pesquisa a história social do samba, gênero no pós Abolição e artes urbanas. É co-curadora da Festa Literária das Periferias (FLUP), e também da exposição “Pequenas Áfricas” pelo Instituto Moreira Salles (IMS). Compõe o júri do Estandarte de Ouro do carnaval carioca.

Leonardo Antan
Leonardo Antan

Leonardo Antan

Historiador da arte, curador e escritor. Graduado e mestre em História da Arte pela UERJ, editor do projeto multi-plataforma Carnavalize. Entre as exposições que atuou como curador estão “Uma delirante celebração carnavalesca: o legado de Rosa Magalhães”. Na área literária, é editor do Selo Carnavalize e também autor de cinco títulos, entre eles “Laroyê Xica da Silva”, fruto da sua dissertação de mestrado. 

Rosa Magalhães*

  • Produção e Direção Artística para a Abertura e o Encerramento dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e Parapan-Americanos Rio 2007, CO-RIO.
  • Direção de Arte do seriado para a televisão “A Turma do Pererê”, 1° Temporada: TVE Brasil, 2001 – 2° Temporada: TV Brasil 2010 ao todo 45 programas, Direção: Sonia Garcia.
  • Cenários e Figurinos da Ópera “A Menina das Nuvens” de Heitor Villa-Lobos, Direção: William Pereira, Produção e Apresentação: Palácio das Artes MG 2009, Teatro Municipal de São Paulo 2011, Teatro Municipal do Rio de Janeiro 2015.
  • Cenários e Figurinos para o Balé “A Sagração da Primavera”, em comemoração aos 45 anos do Balé da Cidade de São Paulo e 100 anos do Balé “A Sagração da Primavera” de Vaslav Nijinsky, Coreografia e Direção: Luís Arrieta, São Paulo 2013.
  • Figurinos para a Ópera “Ça- Ira” de Roger Waters, Direção: André Heller- Lopes, Teatro Municipal de São Paulo, 2013.
  • Produção e Direção Artística para o Encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016 – Cerimônias Cariocas 2016 – Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio, 2016.
  • Produção do Livro “E Vai Rolar a Festa” de Rosa Magalhães – Editora Nova Terra, 2018.
  • Produção de Desenhos Técnicos para o The Kennedy Center, 2019. 2700 F St NW, Washington, DC 20566, Estados Unidos.
  • Produção da Peça: “Joãozinho Anda Pra Trás” de Lucia Benedetti – Lei Aldir Blanc, 2020.

*Relação com a EAV Parque Lage:

Nos anos 70, Rosa Magalhães iniciava seu curso de “Teoria da Cor” na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. O curso visava proporcionar ao aluno o desenvolvimento de sua acuidade visual e compreensão dos fenômenos da cor. Formada em Pintura pela Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro e em Cenografia pela Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Rosa foi professora de Cenografia e Indumentária na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Rosa Magalhães também foi professora titular de Desenho da Faculdade de Arquitetura Bennett, roteirista e diretora de arte para TV, figurinista em espetáculos de dança e professora do Senai no Curso de Estilismo.

Sua relação com a EAV Parque Lage inicia desde a primeira gestão do diretor Rubens Gerchman, onde Rosa era professora de artes práticas e teóricas. Em 1978 Rosa assina sua primeira exposição juntamente com sua parceira Licia Lacerda na EAV Parque Lage, intitulada de “Avoantes”, na qual  abordava  a importância das Pipas. Nos anos 80 Rosa Magalhães se mantém professora na EAV na “Oficina permanente” e nos anos 90, a professora e carnavalesca, volta à Escola com a exposição “Salgueiro 1990”, onde a mostra reuniu 15 fantasias, 14 esculturas, bandeiras de carros alegóricos e instrumentos.

Sua relação com o carnaval inicia nos anos 70, quando Rosa foi convidada para desenhar figurinos para o enredo do Salgueiro em 1971, “Festa Para um Rei Negro”, que por sua vez Rosa convida Licia Lacerda. Seu primeiro campeonato foi com a Império Serrano, em 1982, Rosa e Lícia assumiram, pela primeira vez, um carnaval inteiro, e a escola foi campeã com o enredo “Bumbum Praticumbum Prugurundum”. Sete vezes campeã no Grupo Especial das escolas de samba do Rio de Janeiro, Rosa Magalhães foi campeã nos anos de 1994, 1995, 1999, 2000, 2001, pela Imperatriz Leopoldinense, e em 2013 pela Vila Isabel.

O projeto “Hospedando Rosa Magalhães” visa dar atenção a esta figura e seu legado, pesquisando seu trabalho e idéias em relação à história da escola e sua relação com o carnaval. Além da sua importância como professora tanto na EAV Parque Lage e em outras instituições de ensino, Rosa Magalhães ganhou diversos prêmios de prestígio como Estandartes de Ouro, Estrela do Carnaval e Tamborim de Ouro, e em 2022 a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) concedeu o título de Doutora Honoris Causa, honraria mais importante da instituição e dedicada a quem se destaca por seu trabalho e contribuição à cultura, ciência e humanidade.