"Morra, Vargas!": ficção histórica relembra ditadura na década de 1940

Romance da paulista Waléria Leme, "Rasgando o pano" eterniza soldados que defenderam o Brasil contra os nazistas

Eclode a Segunda Guerra Mundial, e quando um submarino alemão afunda navios brasileiros, Getúlio Vargas envia soldados para lutar contra os nazistas na Europa. Este conturbado momento histórico guia o enredo de Rasgando o pano, lançamento da paulista Waléria Leme. O romance convida o leitor a mergulhar nas memórias de quem viveu intensamente as décadas de 1930 e 40, em que o Brasil vivia a ditadura no Estado Novo.

A partir do subtítulo Uma jovem decidida, um estudante idealista e uma guerra não escolhida, a autora contextualiza os encontros e desencontros de Maria Isabel e Otávio, protagonistas da obra. O ano é 1938 e, na capital paulista, a jovem rica e filha de um fazendeiro de café se apaixona por um estudante de direito, pobre, e neto de imigrantes italianos.

Para viver este amor, os dois precisarão lutar contra os preconceitos e obstáculos impostos pelo pai de Isa, que não aprova a relação. Como se não bastasse, o jovem Otávio é enviado pela Força Expedicionária Brasileira (FEB) para lutar contra os nazistas. Rasgando o pano é uma referência às rajadas das metralhadoras MG-42, empunhadas pelos alemães na guerra.

O distintivo brasileiro, que antes era um escudo verde, muda para um
retângulo amarelo com bordas vermelhas, uma tarja azul e no centro
uma cobra verde fumando. Os americanos, vendo aquilo, apelidam os
brasileiros de “Smoking snake”. 
(Rasgando o pano, p. 305)

Além das pesquisas sobre a realidade da época, Waléria recorreu às lembranças do pai – hoje com 93 anos de idade –, que acompanhou aflito o desenrolar da guerra e relatos de familiares de pracinhas. Notas de rodapé ajudam o leitor a entender palavras e referências específicas não mais usuais.

Rasgando o pano abraça a realidade ao trazer temas de importante discussão na vida real, como imposições sociais, empoderamento feminino, sexualidade e representatividade LGBTQIA+. A história de Enrico, irmão do protagonista, revela uma crítica à sociedade da época, que retrata as tentativas de “cura” aos homossexuais.

FICHA TÉCNICA

Título: Rasgando o pano
Autora: Waléria Leme
ISBN/ASIN: 978-65-5899-430-5
Formato: 16×23 cm
Páginas: 324
Preço: R$ 84,90
Onde comprar: Amazon

Divulgação/Waléria Leme
Divulgação/Waléria Leme

Sobre a autora: Waléria Leme é escritora e contadora. Nasceu em São Paulo capital, ano de 1964, início da Ditadura Militar. Formou-se em Ciências contábeis pela Universidade São Judas Tadeu, e conquistou o cargo de contadora da Secretaria da Fazenda de São Paulo, onde foi responsável pelo Balanço do estado em 1990. Posteriormente foi auditora do Tribunal de Contas de SP, onde se aposentou. Rasgando o pano é seu segundo trabalho na literatura, o primeiro livro, Adotar uma criança: eu tentei, foi lançado em 2020 e conta uma experiência vivida pela autora.

Redes sociais:
Facebook: waleriaoleme
Instagram: @walerialeme
Tiktok: @walerialeme