“Dar Bandeira”: 18 artistas contemporâneos na Villa da Ladeira

A Galeria Le Salon H apresenta na Villa da Ladeira a exposição “Dar Bandeira”, com  participação de 18 artistas contemporâneos, que apresentam um conjunto de obras de poéticas, estéticas e suportes diferentes para legitimar bandeiras.

Com trajetórias já conhecidas no circuito da arte, os artistas Ana Coutinho, André Vargas, Benoit Fournier, Beto Fame, Carolina Bezerra, Cibele Nogueira, Cibelle Arcanjo, Cristina Suzuki, Gabriela Noujaim, Guilherme Kid, Ivar Rocha, a dupla Leandro Barboza e Gustavo Speridião, Maria Raeder, Mariana Guimarães, Matheus Ribs, Os Bandeiras – Renato Bezerra de Mello, Mayra Rodrigues e Rogério Reis -, Pedro Carneiro e Sandra Lapage assinam bandeiras emblemáticas para a atual história do Brasil.

“Dar Bandeira” reúne diversas propostas de bandeiras, desde o símbolo nacional à possíveis interseções de linguagens de bandeiras. “A expressão “dar bandeira” possui muitas conotações, porém uma define melhor o conjunto de obras apresentados na Vila da Ladeira, que é a entrega de uma mensagem codificada em gestos artísticos. O projeto nasce de uma necessidade de celebrar a possibilidade de tecer recomeços políticos num país fraturado pela conjuntura social, econômica e política vividas nos últimos anos”, explica Shannon Botelho.

“Em “Dar Bandeira,” propomos que cada bandeira afirme a pluralidade na unidade. Cada artista é um indivíduo pensante e atuante, marcado por sua poética, mas que compõe a beleza da pluralidade no desejo de uma realidade mais democrática, justa e possível”, afirma o curador.

A mostra ocupará todo o espaço expositivo da Villa da Ladeira, casa principal do arquiteto José Zanini Caldas, localizada no bairro do Cosme Velho, com construção datada de 1977. O espaço é um lugar dedicado a eventos artísticos em sinergia com a atividade da Galeria Le Salon H. Segundo Yaël Halberthal e Philippe Zagouri, diretores da Le Salon H, “este projeto de apresentar bandeiras é uma maneira de celebrar este novo espaço e ratificar a nossa ligação com a cena artística brasileira”.

Serviço:
Villa da Ladeira | Galeria Le Salon H (Rua Ladeira do Ascurra, 330, Cosme Velho)
Abertura: 07 de janeiro de 2023, das 13h às 19h
Visitação pública: até 15 de janeiro de 2023
Entrada gratuita
Horário: 13h às 18h, de segunda a sexta | 13h às 19h, aos sábados | 13h às 17h aos domingos.