BBB23 | Gabriel Fop será preso por agressões?

A cada nova edição do Big Brother Brasil, o público elege seus preferidos e aqueles com os quais não tem afinidade. Discórdias, desentendimentos, afinidades e debates surgem rapidamente e os telespectadores dão a palavra final, votando a cada semana em quem deve ser eliminado.

Este ano, já na primeira semana de jogo, fortes estranhamentos surgiram. Após a primeira votação, as duplas Key Alves e Gustavo, e Fred Nicácio e Marília, estão no paredão e a primeira eliminação acontece na terça-feira (amanhã). Mas os desentendimentos vão além das duplas emparedadas, a ponto de, na edição de domingo, o apresentador Tadeu Schmidt chamar a atenção de um dos participantes por comportamento indevido.

Com relação à eliminação, ela se dará em duas etapas: até terça os telespectadores votam na dupla que será enviada para o quarto secreto. De terça até quinta-feira haverá nova votação e um dos membros da dupla do quarto secreto será eliminado.

Voltando às primeiras polêmicas, Tadeu Schmidt chamou a atenção de Gabriel, que vem mantendo um relacionamento mais próximo com Bruna Griphao. Inicialmente Tadeu mencionou frases ditas por outras duplas no jogo como a frase de Tina de que “vocês são tóxicos” e a fala de Antonio ‘Cara de Sapato’ de que “vocês são um casal chato”. Tadeu então diz que está fazendo um alerta antes que seja tarde demais, numa alusão a que algo está errado e que podemos estar presenciando um relacionamento não saudável. 

Após a reprimenda, Gabriel procurou Bruna e disse que tudo sempre foi uma brincadeira e sugere à ela que em algum momento eles devem esclarecer ao público que não há nada de errado com o relacionamento.

Segundo o advogado Francisco Gomes Júnior, especialista em direito digital e mídias sociais, há uma evidente ‘escrotidão’ por parte de Gabriel em relação a Bruna. “E eu não falo aqui de preferências pessoais minhas, mas do que observo e suas possíveis implicações jurídicas. Uma relação que tem um indicativo de dependência da parte dela, manifestado por meio da postura grudenta com ele e que tem nele uma postura de respostas machistas, pode descambar rapidamente para uma relação abusiva, e neste ponto o programa foi muito feliz em rapidamente dar uma reprimenda ao vivo”, explica.

Espera-se que o conselho dado pelo apresentador tenha efeito imediato e leve Gabriel a rever seu comportamento em relação a Bruna. E que também Bruna repense até que ponto o relacionamento está sendo saudável para sua saúde mental e sua estratégia de jogo. “O fato é que uma ameaça de agredir a Bruna, ou qualquer outra mulher, com uma cotovelada na boca, em tese, ofende a honra, além de representar uma ameaça, que caso perdure pode caracterizar um crime. Sempre é válido repetir no início de cada edição que aquilo que é crime aqui fora, permanece sendo crime dentro da casa. Portanto, não há impunidade por tratar-se de um espaço reservado”, complementa Gomes Júnior, também presidente da ADDP (Associação de Defesa de Dados Pessoais e Consumidor.